BB300417-046C-4196-BD4D-4EA9B31BF4F3

Um terço dos brasileiros perdeu um amigo próximo na pandemia, segundo pesquisa

Publicado em Sem categoria

Uma pesquisa revelou um dado assustador na pandemia: um terço dos brasileiros perdeu um amigo próximo e 16%, alguém da família. Praticamente metade (47%) tem alguém não tão próximo que morreu em decorrência da covid-19.

 

O percentual dos que conhecem alguém que perdeu a batalha para o novo coronavírus chega a 86%.

 

Os dados fazem parte da pesquisa Saúde Brasil, uma iniciativa do Centro de Pesquisa em Comunicação Política e Saúde Pública da Universidade de Brasília (CPS-UnB) e do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD).

 

Segundo a pesquisa, apenas 14% das pessoas não conhecem ninguém que tenha se infectado e não sobreviveu. Para 4%, a morte foi bem próxima, de alguém dentro de casa. “A morte por covid ficou cada vez mais perto das pessoas, em círculos mais próximos”, afirma Wladmir Gramacho, coordenador do CPS-UnB.

 

Para os resultados obtidos, foram entrevistadas 1.006 pessoas de todos os estados brasileiros, entre os dias 29 de setembro e 08 de outubro em uma amostra representativa da população brasileira com acesso a internet. A pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais em um intervalo de confiança de 95%.

 

Pesquisa Saúde Brasil

Crédito da foto: Breno Esaki/Divulgação/Agência Saúde

3 thoughts on “Um terço dos brasileiros perdeu um amigo próximo na pandemia, segundo pesquisa

  1. Eu perdi alguns conhecidos no meu trabalho, o que me deixou mais triste foi a perda de um vizinho, deixou a esposa e dois filhos pequenos, tinham uma vida relativamente
    Boa, eles pagavam aluguel, agora a mulher vive de doações,

  2. A porcentagem provavelmente seria mais alta se fossem incluídos brasileiros sem acesso à internet. De qualquer forma, isso demonstra como as estatísticas do COVID foram mascaradas pelo governo, como foi ficou claro no escândalo da Prevent Sênior.

  3. Nem precisava pesquisa. São óbvias as constatações. Matematicamente falando, se houve 600 mil mortes por covid-19 e a população do Brasil é de 210 milhões, alguém conhecerá diretamente alguém que veio a óbito por causa do vírus e/ou alguém conhecerá parente, conhecido, amigo de outro alguém que veio a óbito pelo mesmo motivo. Um dos problemas dos brasileiros é a falta de conhecimento sobre matérias como pura e simples matemática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*