Vinicius Junior iguala Mbappé na artilharia da Champions e mostra versatilidade contra o City

Compartilhe

Escrevi uma vez que Vinicius Junior deveria ir além de ser um ponta aberto na esquerda. Variar o posicionamento para não repetir erros de outros craques brasileiros como Denílson, Robinho, Ronaldinho Gaúcho e mais recentemente Neymar, todos eles escravos daquela fatia do gramado. Tirá-los da zona de conforto era quase sempre motivo de crise nos respectivos clubes ou na Seleção. O golaço do atacante de 22 anos no empate por 1 x 1 com o Manchester City no jogo de ida das semifinais da Liga dos Campeões da Europa mostra versão alternativa do craque.

Vinicius Junior recebe a bola do volante reinventado como lateral-esquerdo Camavinga como se fosse um falso centroavante, o tal do falso 9. Posa de Benzema na finalização carregada de plasticidade no Estádio Santiago Bernabéu. Em condições normais de temperatura e pressão, o brasileiro partiria com a bola dominada à procura de Benzema. Certamente, o inteligente Carlo Ancelotti o convenceu de que precisaria sacar novos truques para surpreender Pep Guardiola.

O xodó de Carleto brilhou. Alcançou simplesmente Kylian Mbappé na lista dos artilheiros desta edição da Liga dos Campeões. Assim como o francês, ostenta sete gols. Cinco abaixo do líder isolado Erling Haaland. A diferença é que o norueguês é centroavante nato. Portanto, o desempenho de Vinicius Junior é, sim, de tirar o chapéu. Tem mais gols na temporada do que o parceiro Karim Benzema, atual Bola de Ouro na tradicional premiação da revista France Football.

Há mais um detalhe na campanha extraordinária de Vinicius Junior. Como se não bastasse o papel de artilheiro, ele lidera o ranking no quesito assistências. Acumula seis contra cinco do segundo colocado, simplesmente o meia-atacante Kevin De Bruyne — autor do belíssimo gol de empate do Manchester City na capital espanhola. Que finalização maravilhosa!

De Bruyne e Vinicius Junior não foram os únicos protagonistas do primeiro round da semifinal. É preciso aplaudir de pé a exibição de gala do goleiro Courtois. Como o paredão belga cresce em jogos desse nível. Basta lembrar que o título da temporada passada contra o Liverpool é uma combinação perfeita entre milagres de Courtois e o oportunismo de Vinicius Junior no gol.

A exibição de Camavinga é simplesmente extraordinária. Cumpriu exatamente o que Carleto queria. Intimidou o lado direito do Manchester City sem a bola. Com ela, parecia um trator partindo com ela dominada para quebrar linhas. A evolução do francês da Copa do Mundo para cá impressiona. Para encerrar, que batalha entre o zagueiro alemão Rüdiger e o centroavante norueguês Haaland. Dois grandalhões pesos pesados com incrível mobilidade. No basquete, diríamos que foi um tira-teima entre pivôs de altíssimo nível por espaço. O germânico colocou o escandinavo no bolso no primeiro duelo. Acho difícil que repita isso na volta.

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Técnica brasiliense Camilla Orlando ganha Candangão e Paulistão em 11 meses

Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…

17 horas atrás
  • Esporte

A fartura de talento da França e a precisão na “bola parada” contra a Itália

Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…

3 dias atrás
  • Esporte

Santos volta com taça do purgatório pelo qual passaram potências europeias

O Santos não deve se ufanar de ter conquistado a Série B do Campeonato Brasileiro,…

5 dias atrás
  • Esporte

Candangão 2025 terá “boom” de sociedades anônimas do futebol na elite

O Candangão terá um boom de SAF’s em 2025. Dos 10 clubes candidatos ao título…

5 dias atrás
  • Esporte

Pacote do GDF prevê R$ 2,3 milhões para obras no gramado de 4 estádios

No que depender do investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) na manutenção dos gramados…

6 dias atrás
  • Esporte

Venezuela 1 x 1 Brasil: a melhor notícia é o cobrador de falta Raphinha

A melhor notícia do empate do Brasil por 1 x 1 com a Venezuela é…

7 dias atrás