Vim, vi e venci: técnicos italianos conquistam a Premier League pela quarta vez. E com inédito bicampeonato na terra da rainha!

Compartilhe

Nunca antes na história do Campeonato Inglês houve um bicampeonato de técnicos italianos. Está consumado. Na edição passada, Claudio Ranieri conquistou o troféu à frente do Leicester City. Nesta sexta-feira, foi a vez de Antonio Conte inserir seu nome na história comandando o Chelsea. O clube londrino derrotou o West Brom e conquistaram a Premier League. É a quarta vez que a escola italiana fatura a Premier League em sete anos.

A coleção de títulos começou na temporada de 2009/2010 com Carlo Ancelotti. O treinador levou o Chelsea ao título inglês com um pontinho à frente do Manchester United (86 x 85). O time de Carleto naquea edição tinha: Petr Cech; Ivanovic, Terry, Ricardo Carvalho e Ashley Cole; Obi Mikel, Ballack e Lampard; Anelka, Drogba e Malouda.

Na temporada de 2011/2012, foi a vez de Roberto Mancini fincar a bandeira da Itália em solo inglês. O comandante do Manchester City. O título mais emocionante dos últimos tempos foi decidido no critério de desempate saldo de gols. O City temrinou com o mesmo número de pontos do arquirrival Manchester United. Joe Hart; Micah Richards, Kompany, Lescott e Clchy; Yaya Touré e Gareth Barry; David Silva, Agüero e Nasri; Dzeko fizeram história e quebraram um tabu de 44 anos sem título inglês.

Na temporada passada, Claudio Ranieri brindou o Leicester City com o primeiro título inglês em mais de 132 anos de história do clube até com certa folga: 81 pontos contra 71 do Arsenal e algumas rodadas de antecedência. Aquele time de Schmeichel; Simpson, Huth, Morgan e Fuchs; Mahrez, Kanté, Drinkwater e Albrighton; Vardy e Okazaki escreveu, talvez, a história mais surpreendente da Premier League.

Agora é a vez de Antonio Conte. Um título gigantesco à frente do Chelsea na terra em que trabalham concorrentes como Pep Guardiola (Manchester City), José Mourinho (Manchester United), Arsène Wenger (Arsenal), Jürgen Klopp (Liverpool), Mauricio Pochettino (Tottenham), Ronald Koeman (Everton). Logo na primeira temporada, o italiano colocou o pé na mesa, impôs seu estilo maluco beleza e leva o Chelsea ao hexa inglês.

Foi a temporada em que Antonio Conte ensionou ao Brasil como, quem sabe, resgatar o jogador símbolo do 7 x 1. David Luiz fez uma belíssima temporada atuando muitas em uma linha de três zagueiros. Foi a temporada em que Conte não se intimidou com José Mourinho e respondeu o português na prancheta e na bola. Um título mais que merecido desse time que já na história da Premier League: Coutois; Azpilicueta, David Luiz e Cahill; Moses, Kanté, Matic e Alonso; Willian, Diego Costa e Hazard.

ESCOLA ITALIANA

Técnicos campeões nas principais ligas da Europa — exceto o Campeonato Italiano

» Campeonato Inglês

2009/2010 – Carlo Ancelotti (Chelsea)

2011/2012 – Roberto Mancini (Manchester City)

2015/2016 – Claudio Ranieri (Leicester City)

2016/2017 – Antonio Conte (Chelsea)

» Campeonato Espanhol

1996/1997 – Fabio Capello

2006/2007 – Fabio Capello

» Campeonato Francês

2012/2013 – Carlo Ancelotti

» Campeonato Alemão

1996/1997 – Giovanni Trapattoni (Bayern de Munique)

2016/2017 – Carlo Ancelotti (Bayern de Munique)

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Roger Machado criou um lateral-direito e a Seleção precisa testá-lo

Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…

9 horas atrás
  • Esporte

Nations League: Sorteio das quartas reedita três finais de Copa do Mundo

O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…

23 horas atrás
  • Esporte

Ronaldo Fenômeno articula candidatura à presidência da CBF em Brasília

Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…

2 dias atrás
  • Esporte

Técnica brasiliense Camilla Orlando ganha Candangão e Paulistão em 11 meses

Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…

3 dias atrás
  • Esporte

A fartura de talento da França e a precisão na “bola parada” contra a Itália

Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…

5 dias atrás
  • Esporte

Santos volta com taça do purgatório pelo qual passaram potências europeias

O Santos não deve se ufanar de ter conquistado a Série B do Campeonato Brasileiro,…

6 dias atrás