Vinicius Junior não sabe fazer gol. Vinicius Junior toma decisões erradas. Algumas críticas, inclusive deste blogueiro, aos poucos são respondidas em campo pelo jovem e cada vez mais decisivo atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira. O cruzamento para Benzema na prorrogação é uma das provas da evolução sob o comando de Carlo Ancelotti.
Aos 21 anos, Vinicius Junior é vice-líder em assistências na Champions League. Acumula seis até agora. Quatro delas para o parceiro Benzema. A cria do Flamengo só tem menos passes decisivos para gol do que Bruno Fernandes. O meia português do Manchester United foi eliminado nas quartas de final. Logo, pode ser alcançado pelo brasileiro na semi.
O cara do penúltimo passe ajudou o Real Madrid a avançar às semifinais pela décima vez em 12 temporadas. Impressionante.Outro detalhe chama a atenção: o comprometimento de jogadores campeões europeus recentemente com a camisa do clube. Carvajal, Casemiro, Kroos, Modric, Benzema e Marcelo formavam a base do tricampeonato na Era Zidane.
Apesar da derrota, o atual campeão Chelsea caiu de pé. Baita exibição dos comandados de Thomas Tuchel dentro do Santiago Bernabéu. Os Blues abriram 3 x 0. Seria 4 x 0 se o gol de Marco Alonso não fosse anulado pela Arbitragem de Vídeo. Mas aí entrou em cena Rodrygo. Que moleque iluminado na Champions! São oito gols em três temporadas. Detalhe: ele não tremeu na cara do gol depois do majestoso passe de trivela de Modric. Rodrygo e Vini devem muto a Ancelotti.
A Espanha pode ter três times nas semifinais. Por enquanto, são dois. O outro é o incrível Villarreal. Há 16 anos, o Submarino Amarelo alcançava as semifinais despachando a Inter de Milão nas quartas de final. Não decidiu o título contra o Barcelona à época porque caiu diante do Arsenal nas semifinais. Riquelme desperdiçou pênalti à época e impediu o time comandado pelo chileno Manuel Pellegrini de decidir o título continental.
O Atlético de Madrid pode ser o terceiro espanhol nas semifinais. Os colchoneros estão em desvantagem contra o Manchester City. São obrigados, no mínimo, a repetir o placar para forçar a prorrogação. Triunfo por dois gols de diferença confirmariam a classificação direta.
Em 2006, o Arsenal impediu o Villarreal de ir ao Saint-Denis. Dezesseis anos depois, uma nova oportunidade de ir ao Stade de France bate à porta. Antes disso, é necessário passar por Liverpool ou Benfica. Os Reds lideram a série por 3 x 1, placar da ida, em Lisboa.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf