Única cidade que tem dois clubes campeões europeus, Milão vê neste domingo o segundo pior “Derby della Madonnina” da história

Compartilhe

Se o futebol italiano vai mal, parte da culpa é de Milão. A única cidade europeia com dois clubes campeões continentais — sete do Milan e três da Internazionale — assistirá neste domingo o segundo pior clássico da história dos dois clubes no Campeonato Italiano. O Milan é o nono colocado na Série A. A Inter vem logo atrás, em décimo. Pior do que isso só em 7 de junho de 1942. O time rossonero  era nono e o arquirrival, décimo primeiro.
Independentemente do resultado do dérbi deste domingo, há uma certeza: pela primeira vez na história Milão não terá nenhum representante nos dois torneios interclubes mais relevantes do Velho Mundo na temporada de 2015/2016 — a Liga dos Campeões da Europa e a Liga Europa. Uma vergonha para uma cidade que tem o mesmo número de títulos do Real Madrid na Champions League, ou seja, 10.
Milan e Inter estão falidos. Estima-se que a dívida de cada um deles seja de 240 milhões. Em 2013, Massimo Moratti vendeu 75% das ações para o indonésio Erick Thohir. Nada mudou por enquanto. Do lado do Milan, a má fase tem a ver com Silvio Berlusconi. O ex-primeiro ministro está em baixa na Itália e ensaia a venda  para outro clube.
A crise atinge até o número de sócios. Pela primeira vez desde a temporada de 1995/1996 a Inter tem menos de 30 mil. Hoje, são 28 mil. O número de adeptos ao programa do Milan não chega a 20 mil. Nos tempos dourados, o clube chegou a ter 73 mil sócios.
Outro sinal dos tempos de crise é a falta de estrelas. Não há uma referência técnica em nenhum dos dois clubes. E pensar que ambos conquistaram várias vezes a Bola de Ouro, prêmio entregue ao melhor jogador do ano. Rivera, Gullit, Van Basten, Weah, Shevchenko e Kaká ganharam o prêmio com a camisa do Milan. Lothar Matthaus e Ronaldo, o Fenômeno, pela Inter. Os técnicos dos dois times estão na berlinda. Roberto Mancini assumiu a Inter com o bonde andando. Fillippo Inzaghi está praticamente descartado para 2015/2016.
Marcos Paulo Lima

Publicado por
Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Papo de quarta divisão: análise das estreias de Brasiliense e Real na Série D

  A primeira rodada do Grupo 5 da Série D do Campeonato Brasileiro deixou algumas…

1 dia atrás
  • Esporte

Goleador, Vinícius Junior vira carrasco dos melhores goleiros do mundo

O Fifa The Best elegeu cinco goleiros melhores do mundo diferentes nas últimas cinco edições…

2 dias atrás
  • Esporte

Paulo Pelaipe confirma ao blog acerto com o novo dono da SAF do Cruzeiro

A caminho do Cruzeiro, Paulo Pelaipe?   “Sim”, respondeu o executivo ao blog às 18h19…

2 dias atrás
  • Esporte

Gabigol é liberado no momento em que Pedro amarga 225 minutos de jejum

A liberação de Gabigol para voltar a treinar e jogar pelo Flamengo é a melhor…

3 dias atrás
  • Esporte

G-4 ignora tempo de serviço: 10 pitacos sobre a rodada 4 do Brasileirão

Resenha da 4ª rodada do Brasileirão   Prematuros A classificação após quatro rodadas do Brasileirão…

3 dias atrás
  • Esporte

Balanço financeiro: Federação do DF tem superavit milionário pela primeira vez

A Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) praticamente dobrou o superavit de 2022 e…

3 dias atrás