Bola na cabeça de Léo Pereira é um dos trunfos do Flamengo contra o PSG. Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Os times brasileiros jamais fizeram mais de um gol nos europeus desde que a Fifa adotou o atual formato para o Mundial de Clubes em 2004, rebatizado no ano passado de Copa Intercontinental depois de Gianni Infantino lançar a quadrienal Copa do Mundo de Clubes.
Esse é o tamanho do desafio do Flamengo contra o Paris Saint-Germain nesta quarta-feira, às 14, no Estádio Ahmad bin Ali, em Al-Rayyan, distrito do Catar. Se adicionarmos outros clubes sul-americanos finalistas, somente o Boca Juniors fez mais de um gol na decisão contra adversários do Velho Continente, mas perdeu por 4 x 2 para o Milan em 2007.
Em 2005, o São Paulo conquistou o título contra o Liverpool pelo placar mínimo. O Inter repetiu a fórmula de jogar por uma bola no triunfo de 2006 diante do Barcelona. Na decisão de 2011, o Santos de Neymar não fez gol de honra na derrota por 4 x 0 para o time catalão.
Leia também:
Flamengo 2 x 0 Pyramids: quando 1 centímetro a mais de altura faz diferença – Blog Drible de Corpo
Na temporada de 2012, Tite programou o Corinthians para marcar uma vez no confronto duríssimo com o Chelsea e levou a taça. O Grêmio foi dominado pelo Real Madrid em 2017 e perdeu por 1 x 0. O Liverpool derrotou o Flamengo na prorrogação por 1 x 0 em 2019.
Os times brasileiros voltaram a balançar a rede — de pênalti — no duelo com o Chelsea. O time inglês conquistou o Mundial de Clubes de 2021 no tempo extra. O Fluminense perdeu por 4 x 0 na finalíssima de 2023 contra o Manchester City.
O estilo ofensivo de Filipe Luís fez com o que o Flamengo marcasse cinco vezes contra adversários de ponta da Europa na Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Danilo, Bruno Henrique e Walace Yan marcaram na virada por 3 x 1 contra o Chelsea.
Gerson e Jorginho deixaram duas bolas na rede do Bayern de Munique na eliminação nas oitavas de final. Os bávaros triunfaram por 4 x 2 no mata-mata disputado em Miami.
A presença sul-americana em finais (brasileiros em destaque)
*Não houve sul-americanos na final em 2010, 2013, 2016, 2018, 2020, 2022 e 2024
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
O acerto de Adenor Leonardo Bachi com o Cruzeiro torna o time celeste o sétimo…
Em 2023, Fernando Diniz fez do jovem John Kennedy, de 21 anos à época, um…
Há 261 dias, Dorival Júnior era demitido da Seleção Brasileira. Se há volta por cima,…
A média de altura dos jogadores escalados pelo Flamengo no início da vitória por 2…
Na gestão do futebol brasileiro, pouco se cria, quase tudo se copia. Para mim,…
O Vasco perdeu o primeiro tempo do clássico desta quinta-feira para o Fluminense porque deixou…