O título inédito do Botafogo na vitória por 3 x 1 contra o Atlético-MG fecha um ciclo no futebol brasileiro. Todos os 12 clubes mais tradicionais do país são campeões da Libertadores. A história começou com o pioneiro Santos e o legado foi aproveitado na ordem por Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, São Paulo, Vasco, Palmeiras, Internacional, Corinthians, Atlético-MG, Fluminense e Botafogo.
A próxima fronteira do futebol brasileiro é forjar um campeão de fora dos eixos Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Rio Grande do Sul. Um campeão de fora da panela. Houve três tentativas de títulos alternativos. O Athletico-PR amargou o vice em 2005 contra o São Paulo e em 2022 diante do Flamengo. Em 2002, o São Caetano perdeu a taça nos pênaltis para o Olimpia dentro do Pacaembu.
O desafio está nas mãos dos nordestinos. O Fortaleza está classificado para a Libertadores. O time está se acostumando a participar do principal torneio de clubes da América do Sul. Foi eliminado na fase prévia em 2023 pelo Cerro Porteño do Paraguai. Na estreia, em 2022, acessou a fase de grupos, avançou às oitavas de final em segundo lugar atrás do River Plate e à frente de Colo-Colo e Alianza Lima, mas foi eliminado pelo Estudiantes de La Plata na etapa de mata-mata.
O Bahia disputa duas vagas para a Pré-Libertadores com o Corinthians e o Cruzeiro. O clube tenta voltar à Libertadores depois de 35 anos. Participou em 1960, 1964 e 1989. Pode se tornar o clube nordestino com mais participações se cruzar a linha de chegada no G8 no Brasileirão. O tricolor ostenta a melhor campanha de um nordestino no torneio. Caiu nas quartas em 1989.
De volta à primeira divisão em 2025, o Sport participou em 1988 e em 2009, quando alcançou as oitavas de final e caiu diante do Palmeiras. O Náutico representou o país na temporada de 1968, porém não foi além da fase de grupos na competição continental.
O Brasil teve representantes de todas as cinco regiões do país na Libertadores como Atletico-PR, São Caetano, Chapecoense, Coritiba, Fortaleza, Red Bull Bragantino, América-MG, Bangu, Criciúma, Goiás, Juventude, Náutico, Paraná, Paulista, Paysandu e Santo André, mas nenhum conseguiu furar a bolha dos 12 clubes mais tradicionais do país e ostentar o título da Libertadores.
Eis o desafio.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Memphis Depay desembarcou no Brasil em 11 de setembro. Lá se vão 83 dias…
Quem já tentou de quase tudo neste ciclo em busca de um camisa 9 para…
O Botafogo é campeão inédito da Libertadores com a benção de dois números míticos na…
Xerife O zagueiro Aleksander Barboza está jogando muita bola. Uma time candidato a ser campeão…
Anjo de guarda Everson passa por excelente fase no Atlético depois da crise pessoal no…
Fiel escudeiro de Rodolfo Landim nos seis anos de mandato do presidente do Flamengo no…