Treinadores, Xavi e Gerrard conquistam títulos antecipados nas ligas do Qatar e da Escócia

Publicado em Esporte
Gerrard e Xavi: craques como meias, promissores no papel de técnicos. Fotos: All Sadd SC e Rangers FC

 

O fim de semana levou ao degrau mais alto do pódio dois craques iniciantes na carreira de técnico. Símbolo da última era dourada do Barcelona, Xavi Hernández conquistou pela primeira vez o título de uma liga nacional. Aos 41 anos, o catalão brindou o Al Sadd com a taça da Q-League, como é chamado o Campeonato do Qatar. Na Escócia, Steven Gerrard, 40, uma das lendas do Liverpool, consolidou uma incrível volta por cima do Rangers.

Sob a batuta de Xavi, o Al Sadd derrotou o Umm Salal por 3 x 0 e abriu 13 pontos de vantagem em relação ao vice-líder, Al Dhuail. Faltam quatro rodadas para o encerramento da competição, ou seja, 12 pontos a disputar. Portanto, o Al Sadd não pode ser alcançado.

A ambição do Al Sadd, a partir de agora, é manter a invencibilidade. O clube acumula 16 vitórias e dois empates em 18 exibições. Fez 69 gols e sofreu 12. Dois brasileiros fazem parte do elenco: o volante Guilherme e o meia Rodrigo Tabata. O astro da companhia é o espanhol Santi Cazorla. Os coadjuvantes Baghdad Bounedjah e Youseef Youssef também brilham.

O título da Qatar Stars League é o sexto de Xavi como treinador. O Al Sadd é bicampeão da Copa do Qatar (2020 e 2021) e ganhou também a Supercopa do Qatar (2019), a Copa do Emir (2020) e a Copa da Liga do Qatar (2019/2020). Ganhou outros quatro na função de meia do Al Sadd. São 39 títulos na carreira incluindo as conquistas como jogador e técnico.

Aos poucos, Xavi aprimora o repertório para saltos maiores na carreira. Nesta reta final da temporada, por exemplo, tem configurado o Al Sadd no sistema tático 3-4-2-1. Aplica no Al Sadd o que aprendeu com os “professores” Frank Rijkaard e Pep Guardiola no Barcelona.

Ídolo do Liverpool como nove conquistas pelo clube inglês, entre eles a Champions League na temporada 2004/2005, Steven Gerrard ganhou neste fim de semana o primeiro título como treinador graças ao empate por 0 x 0 entre Celtic e Dundee United. O Rangers tem 88 pontos contra 68 do arquirrival Celtic. Vinte pontos de diferença a seis rodadas do encerramento.

A campanha da esquadra de Gerrard é impressionante: 28 vitórias e quatro empates. Assim como o colega Xavi no Qatar, defende campanha invicta. O Rangers não era campeão da Scottish Premiership desde a temporada 2010/2011. Na temporada seguinte, o clube foi rebaixado à quarta divisão devido ao acumulo de dívidas. O Rangers é o recordista de títulos do país. Conquistou 55 troféus do Campeonato Nacional, um recorde no futebol mundial.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf