Steven Zhang em um momento de selfie: o cara da grana na Internazionale
Em tempos de Sociedades Anônimas de Futebol no Brasil, a final da Liga dos Campeões da Europa coloca em rota de colisão neste sábado, às 16h, em Istambul, na Turquia, dois modelos inspiradores para os clubes brasileiros interessados nesse modelo. O Manchester City é bancado pelo Football City Group, uma multinacional com capital dos Emirados Árabes Unidos proprietária de outros 11 clubes mundo afora. A Internazionale tem como acionista majoritário a chinesa Suning Holdings Group. A firma detém 68,55%. A empresa de Cingapura LionRock Capital com forte atuação em Oxford é dona de outros 31.05%.
O clube italiano tem um case curioso. Turbinado pelo investimentto chinês desde 2016, o time tem como presidente um jovem chinês. Steven Zhang pode conquistar a Champions League aos 31 anos. Há cinco anos, ele recebeu do pai, Jindong Zhang, 60, a missão de tocar o gigante de Milão. À época, o herdeiro tinha apenas 26.
Steven tem dado conta da tarefa. Na gestão dele, a Internazionale conquistou o título do Campeoanto Italiano em 2021, o bi da Copa Itália em 2022 e em 2023, e o bi da Supercopa Itália também em 2021 e 2022. Além dos cinco troféus, alcançou duas finais continentais. Amargou o vice da Europa League na temporada de 2019/2020 ao perder para o Sevilla, e decidirá a Champions League contra o Manchester City neste sábado, em Istambul.
A diferença entre os investimentos dos Emirados Árabes Unidos no clube inglês e da China na Internazionale é gritante. Pep Guardiola comanda o City há sete temporadas. Nesse período, os xeques consumiram 1,2 bilhão de euros em contratações para satisfazer as vontades do treinador catalão. A Suning Holdings Group despejou 800 milhões de euros na Inter nesse mesmo período. Há muitas restrições para a fuga de capitais da China.
Uma outra dificuldade do jovem Steven Zhang na Internazionale lembra o desafios das SAFs no Brasil. Além de investir no clube, os acionistas precisam pagar dívidas herdadas do poderoso chefão anterior. Massimo Moratti deixou contas a pagar. A premiação deve ajudar a amortizar as contas e fortalecer ainda mais a gestão do jovem de 31 anos. Há quem diga que a Internazionale pode ser vendida novamente em breve. Enquando esse dia não chega, o tetracampeonato é a palavra de ordem depois do tri em 1962, 1963 e 2010.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…