Aos 18 anos, Roberto marcou pela primeira vez no Brasileirão pelo Cruzeiro. Foto: Staff Images
Os clubes passaram a ter uma fórmula no Campeonato Brasileiro na escolha dos técnicos. Iniciam a Série A em busca de revolucionários técnicos estrangeiros, trocam por algum jovem promissor nascido no país e terminam entregando a prancheta a profissionais experientes capazes de resolver problemas em curto prazo. Assim fez o Cruzeiro com Pepa, Zé Ricardo e Paulo Autuori.
A vitória por 1 x 0 contra o Goiás no Estádio da Serrinha, em Goiânia, é mais um tapa na cara do etarismo contra treinadores de futebol. Aos 67 anos, Paulo Autuori caminha para terminar o ano como salvador do Cruzeiro. O desempenho no cargo em três rodadas é semelhante ao de colegas protagonistas da briga pelo título nacional.
Vice-líder, Tite deu sete pontos ao Flamengo nos últimos três jogos. Luiz Felipe Scolari também ao Atlético-MG. Campeão da Libertadores, Fernando Diniz acumula a mesma performance nas últimas três exibições do Fluminense no Campeonato Brasileiro.
Chama atenção no curto trabalho de Autuori a maleabilidade tática do treinador e do Cruzeiro. O sistema de jogo na estreia contra o Fortaleza, na Arena Castelão, foi o 4-3-3. Funcionou na vitória por 1 x 0 assinada pelo gol solitário de Bruno Rodrigues.
Contra o Vasco, Autuori inicia o jogo configurado no 4-3-2-1. Forma uma linha de três na blindagem à defesa com Ian Lucas, Filipe Machado e Mateus Vital, posiciona Mateus Pereira e Arthur Gomes na função de armadores e aposta em Bruno Rodrigues como referência. Sai atrás no placar, vira o jogo e cede o empate ao time carioca, no Mineirão. O esquema se repetiu contra o Goiás com apenas uma mudança do meio para a frente. Wesley assumiu o papel de Arthur Gomes na conexão com o atacante Bruno Rodrigues.
Histórias de redenção costumam ter artilheiros pontuais, aquelas figuras decisivas em uma partida específica. O menino Robert, de 18 anos, entrou no lugar de Filipe Machado. Pisou no gramado com o retrospecto de um gol na campanha celeste na Copa São Paulo de Futebol Júnior e dois na Copa do Brasil Sub-20. O mineiro de Pirapora balançou a rede pela primeira vez no Campeonato Brasileiro e pode ter decretado a permanência do Cruzeiro na elite.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…