Avião pertence à companhia Comlux, com sede na Suíça e sucursal em Aruba. Foto: Thomas Ranner
Fretado pela CBF para levar a Seleção de Brasília a Brisbane, com escala no aerporto Papeete, no Taiti, para abastecimento, a aeronave decolou do Juscelino Kubitschek às 5h28 da madrugada desta segunda-feira rumo à Copa do Mundo Feminina e pertence à companhia Comlux, com sede na Suíça e filial em Aruba. A documentação é vinculada à pequena ilha do Caribe. Parceira da entidade máxima do futebol, a GOL respondeu ao blog que não faz rotas para a Austrália. Daí a necessidade do aluguel. Os sócios da firma são Richard Gaona, Joseph Huber e Arnaud Martin.
A Seleção partiu rumo à Copa em voo fretado pela primeira vez em nove edições. A estimativa total do deslocamento até Brisbane é de 25 horas. De lá, a delegação ainda vai encarar viagem de ônibus até Gold Coast, cidade escolhida por Pia Sundhage para abrigar a pré-temporada.
A aeronave é um Boeing 787-8 Dreamliner — matrícula P4-787. Os hangares do avião ficam em Madrid, na Espanha, e em Buenos Aires, na Argentina. O avião veio da Europa e ficou parado no país vizinho antes de partiu de Ezeiza para Brasília no último domingo. Fabricado em 2013, tem permissão para receber até 243 passageiros com assentos de classe econômica e executiva. Embarcaram 26 atletas e 31 membros da comissão técnica. Entre os serviços de bordo estão conexão wi-fi.
A aeronave é customizada com mensagens de apoio à luta das mulheres árabes, especialmente as iranianas, escritas em língua inglesa. “Nenhuma mulher deve ser forçada a cobrir a cabeça”, “Nenhuma mulher deve ser morta por não cobrir a cabeça” e “nenhum homem deve ser enforcado por dizer isso”. As iranianas reinvindicam direito à liberdade. No fim do ano passado, a questão virou um dos assuntos principais na Copa do Mundo masculina disputada no Catar.
Há pinturas na cauda em referência a dois ativistas contra o regime autoritário do país do Oriente Médio: Mahsa Amini foi morta depois de comprar a briga das mulheres no Irã. Na outra banda aparece a imagem de Amir Nasr-Azadani. O jogador de futebol profissional endossou a luta das iranianas e escapou da pena de morte.
Do lançamento, em 2013, até 2021, o avião pertenceu à companhia AeroMexico. Além do Boeing 787-8 Dreamliner, a empresa tem como opções um Airbus A330-200 e um Boeing 767-200 para o transporte de passageiros. Clique aqui para acompanhar a viagem em tempo real.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…