Vlahovic fez hat-trick para a Servia. Foto: Football Association of Serbia
Dois dos três adversários do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo Qatar-2022 venceram na primeira série de jogos dessa Data Fifa e apresentaram possíveis cenários do que a Seleção terá pela frente daqui a 56 dias, no Oriente Médio. O resultado mais relevante foi protagonizado pela Suíça no triunfo de 2 x 1 contra a Espanha pela Liga das Nações.
Adversária do Brasil na estreia, em 24 de novembro, a Sérvia goleou a Suécia por 4 x 1 pela Liga das Nações com variações do mesmo sistema tático. O técnico Dragan Stojkovic costuma usar a linha de três zagueiros, mas varia a configuração do meio para a frente. Neste sábado, formatou o time no 3-5-2. A referência do ataque do time balançou a rede duas vezes. Mais inspirado do que Richarlison na vitória contra Gana, o camisa 9 Aleksandar Mitrovic balançou as redes três vezes. O outro gol foi marcado por Zivkovic.
O segundo adversário da Seleção na Copa é a Suíça, em 28 de novembro. O time comandado por Murat Yakin jogou no sistema predileto do técnico: 4-2-3-1. Com esse modelo, ele venceu a Fúria pela primeira vez dentro do país ibérico. Outro triunfo relevante na lista de quem eliminou a França da Eurocopa e também derrotou Portugal recentemente por 1 x 0. O zagueiro Akanji e o atacante Embolo marcaram para os donos da casa.
Como afirmou o técnico Luis Enrique na véspera, a Suíça é uma adversária pesada, dura e que sabe muito bem o que tem a fazer. As bolas longas em busca da força física de Embolo nos duelos com os zagueiros Eric García e Pau Torres foram diferenciais, assim como o repertório variado nas cobranças de falta e escanteios. Os antídotos usados contra os 74% de posse de bola da Espanha certamente serão adotados contra o Brasil. Não tenha dúvida. “Nós mostramos que podemos competir com todos”, celebrou Murat Yakim.
O último jogo do Brasil na fase de grupos será contra Camarões, em 2 de dezembro. Assim como a Sérvia, os Leões Indomáveis usaram linha de três na defesa, quatro homens no meio de campo e três atacantes. O sistema tático não funcionou. O Uzbequistão venceu por 2 x 0 e expôs as fraquezas da seleção africana comandada há apenas seis partidas por Rigobert Song. O treinador mudou o sistema radicalmente. Ele havia escalado o time no convencional 4-4-2 no mata-mata das Eliminatórias contra a Argélia e na vitória contra Burundi. O time esteve mais consistente e ficou mais exposto nesta data Fifa.
Os adversários da Seleção voltarão a campo na terça-feira. Os observadores de Tite poderão assistir ao duelo de Camarões contra a Coreia do Sul. A Suíça receberá a República Tcheca em jogo oficial válido pela Liga das Nações. A Sérvia medirá forças com a Noruega pelo torneio continental e o Brasil duelará com a Tunísia no Parque dos Príncipes, a casa do Paris Saint-Germain, em Paris.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Neymar e Gabigol jogaram juntos poucas vezes. Foram felizes na conquista da inédita medalha de…
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…