Wayne Rooney, Fabio Quagliarella, Mario Gómez, Edinson Cavani, Jonas e Luuk de Jong. Sabia que esses são os maiores artilheiros em atividade das principais ligas nacionais da Europa? Dificilmente algum deles alcançará o status de Lionel Messi, recordista em atividade de bolas na rede na história do Campeonato Espanhol.
Vamos por partes…
Na última segunda-feira, Wayne Rooney atingou a marca dos 200 gols na Premier League. O atacante do Everton balançou a rede do Manchester City no empate por 1 x 1. Rooney é o segundo maior goleador na história do Campeonato Inglês. Aos 31 anos, precisa de mais 59 para alcançar o recorde do centroavante Alan Shearer, autor de 260 de 1992 a 2006.
Entre os jogadores em atividade no Campeonato Italiano, ninguém tem mais gols do que Fabio Quagliarella, depois da aposentadoria de Francesco Totti. São 110 gols. O jogador de 34 anos da Sampdoria não é sequer um dos cinco maiores goleadores da Serie A. O primeiro lugar é de Silvio Piola, com 274 gols no período de 1929 a 1954.
Na Bundesliga, o maior artilheiro em atividade é Mario Gómez. O centroavante contabiliza 154 gols. O prêmio de consolação é entrar pelo menos na lista dos cinco maiores artilheiros. O peruano Claudio Pizarro ocupa o quinto lugar com 191. O recorde é de Gerd Müller (365).
Novo parça de Neymar no Paris Saint-Germain, o uruguaio Edinson Cavani é o maior artilheiro do Campeonato Francês. Ele tem 88 gols. Provavelmente atingirá a marca centenário nesta temporada, mas certamente não alcançará Delio Onnis, autor de 299 gols na Ligue 1 das temporadas de 1971 até a de 1986.
Na Holanda, Luuk de Jong soma 95 gols. Muito? Pouco! O quinto maior artilheiro da Eredivisie é Van der Linden, com 208. O recordista da lista é Van der Kuijlen: 311 gols marcados de 1964 a 1982. O jogador do PSV Eindhoven tem apenas 26 anos. Portanto, a missão não é tão impossível.
Considerado o pior atacante do mundo um dia, o brasileiro Jonas é o maior artilheiro em atividade no Campeonato Português — 69 gols. O centroavante defende o Benfica desde 2014. O último colocado no top 5 da Liga NOS é Nené com 264, e o goleador máximo, Peyroteo, é o recordista com 332 bolas na rede.
Dos artilheiros em atividade, apenas Lionel Messi não tem ninguém à frente. Recordista com 349 gols, é perseguido de longe por Cristiano Ronaldo, que tem 285.
O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…
Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…
Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…
O Santos não deve se ufanar de ter conquistado a Série B do Campeonato Brasileiro,…
O Candangão terá um boom de SAF’s em 2025. Dos 10 clubes candidatos ao título…