Tchê Tchê saiu do banco paramanter o Botafogo 100% no Brasileiro. Foto: Vitor Santos/Botafogo
Só a CBF para o Fluminense
Ricardo Teixeira tentou tirar Muricy Ramalho do Fluminense depois da Copa de 2010 e ouviu não. Muricy respeitou o contrato e levou o tricolor ao título do Campeonato Brasileiro. Fernando Diniz lidera a Série A, exibe o melhor futebol do país e é a única opção nacional entre quatro opções importadas para a assumir a Seleção Brasileira. Se sou o presidente Mario Bittencourt, ajo como o Corinthians em 1998 se Ednaldo Rodrigues oficializar oferta por Diniz. Wanderley Luxemburgo acumulou a Seleção e o Timão até o fim do ano. Foi campeão e depois disso, sim, foi liberado para ser funcionário exclusivo da entidade. Perder Diniz para a Seleção caso o favorito Carlo Ancelotti diga não pode desmantelar o tricolor.
Olho no lance!
O líder do Brasileirão tem uma jogada letal: o escanteio curto. A trama é usada contra defesas pesadas e funciona. Quando a bola não chega no Nino ou no Felipe Melo, alguém aproveita o rebote. A ideia era muito usada por Wanderley Luxemburgo naquele Cruzeiro da Tríplice Coroa, em 2003. O profexô argumentava que um leve toque na bola movimenta a defesa rival, muda o posicionamento dos marcadores e facilita a jogada ensaiada. Jorge Jesus também utilizava o recurso no Flamengo. Fluminense e Palmeiras têm o escanteio mais envenenado do país.
SAF
O Botafogo é vice-líder nos critérios de desempate, mas podemos dizer que o Glorioso é a primeira Sociedade Anônima do Futebol (SAF) a ter o gostinho de dividir a liderança na era dos pontos corridos. Bela arrancada do time de Luis Castro. Por incrível que pareça – e sem ironias – a disputa com seriedade da Taça Rio embalou o time alvinegro para o início do Brasileirão. São seis pontos em dois jogos contra adversários difíceis: São Paulo em casa e o Bahia, fora.
De Pikachu a Apodi
O Fortaleza ocupa a terceira colocação porque tem um talismã chamado Yago Pikachu. Como o ex-lateral-direito faz gol! Entrou no lugar do atacante Silvio Romero e marcou o segundo gol tricolor na vitória contra o Coritiba. E o Apodi? Outro lateral-direito veterano velho de guerra da Série A decisivo no triunfo do Goiás diante do Corinthians. Apodi é aquele jogador que ninguém dá nada por ele, e ele já resolveu o problema de uma pancada de time na primeira divisão.
Transição
Há nove meses, Luis Guilherme e Endrick conduziam o Palmeiras à conquista da Copa do Brasil Sub-17 ao superar o Vasco por 6 x 5 no placar agregado da decisão do título. No último domingo, ambos entraram em campo numa fria, no Maracanã, e ajudaram o Palmeiras a reagir na partida diante do Vasco com mais de 60 mil pessoas no Maracanã. Ambos lembram parcerias como as de Diego e Robinho, Ganso e Neymar. Combinações que começaram nas divisões de base.
Quem diria…
…que a essa altura do Campeonato Brasileiro, o Flamengo estivesse na incômoda posição de pior time carioca na classificação. A dupla Vovô divide a liderança. O Vasco ocupa o quinto lugar. O Flamengo é o oitavo da lista. Sim, a Série A está apenas começando, mas é curioso ver o elenco mais caro da América do Sul abaixo dos vizinhos na largada. Daqui a pouco algum dirá que a trupe de Jorge Sampaoli virou a quarta força do Rio de Janeiro. Tempos estranhos!
Malvado favorito
Em 2013, Mano Menezes deixou o Flamengo alegando que ninguém estava entendendo o que ele queria, mas é impressionante como os times dele compreendem o que precisa ser feito para derrotar o Flamengo. Mano ganhou a final da Copa do Brasil de 2017 contra o Flamengo. Eliminou o Flamengo da Libertadores nas oitavas de final de 2018. No ano passado, ganhou três pontos no Beira-Rio no primeiro turno e um fora no segundo. No último domingo, virou jogo que parecia difícil para o time colorado, em Porto Alegre. Sim, Mano é carrasco rubro-negro.
Expectativa x Realidade
Dois times que usaram o Estadual como balizador do que poderiam fazer na Série A caíram na real na largada do Brasileiro. Renato Gaúcho enchia a boca para dizer que o Imortal jogava o melhor futebol do país. Pois o time dele sofreu para derrotar o Santos e foi superado pelo Cruzeiro no sábado. O Athletico-PR era o único invicto no ano entre os times da primeira divisão. Bastou enfrentar times de fora do Paraná para perder do CRB e do Fluminense. O nível é outro.
Paz e guerra
Dorival Júnior desembarcou no São Paulo no papel de pacificador e estreou ganhando o vestiário na vitória por 3 x 0 contra o América-MG. Que exibição do goleiro Rafael. Atual campeão da Copa do Brasil e da Libertadores, Dorival reviveu Pedro-Gabigol ao celebrar um gol de Luciano e outro de Calleri. Enquanto Dorival é pacificador, Cuca ateou fogo no circo do Corinthians: perdeu para o Goiás na estreia pessoal e resiste aos protestos contrários à contratação dele.
Galo blasé
Eduardo Coudet gosta de viver perigosamente. O Atlético-MG estreou perdendo em casa para o Vasco. Na segunda rodada, empata com o Santos, apontado como candidatos a cair. O Galo Doido virou Galo Blasé. Indiferente com a série de três jogos sem vencer. No meio da semana, havia perdido para o Athletico-PR pela Libertadores. Enquanto isso, a torcida resmunga que até o rival Cruzeiro já venceu. Te cuida, Coudet! Rogério Ceni está no mercado. É desejo antigo.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…