Brasileiro…
O Botafogo perdeu seis pontos nos últimos cinco jogos pelo Campeonato Brasileiro. Empatou com São Paulo, Cruzeiro e Santos. Portanto, o sinal de alerta está ligado tanto para o líder disparado como para os perseguidores. A vantagem de 11 pontos do Glorioso ainda é imensa, mas o Brasileirão é como corrida de Fórmula 1. Se houver um carro ajustado voando baixo a cada volta é possível imaginar um pouquinho de emoção na reta final antes da bandeira quadriculada.
…é para os fortes
A campanha do Palmeiras prova como será difícil tomar o título do Botafogo. O time comandado por Abel Ferreira conquistou 12 dos últimos 15 pontos disputados. Venceu Cuiabá, Cruzeiro, América-MG e Fortaleza, mas perdeu para o Fluminense. O candidato a desbancar o Glorioso tem de fazer uma campanha quase perfeita no segundo turno para reabrir o campeonato. Se tivesse derrotado o tricolor carioca, a distância em relação ao líder seria de 8 e não 11 pontos.
Anjos da guarda
O trabalho de Jorge Sampaoli vai sendo salvo muito mais na base do talento do que do jogo coletivo. O elenco tem muitos jogadores decisivos e cada um tem se encarregado de decidir uma partida. Pedro converteu o pênalti no empate com o São Paulo. Arrascaeta fez o mesmo na vitória contra o Grêmio. Xodó do técnico argentino, o meia Gerson assumiu a responsabilidade do último chute na vitória por 3 x 2 contra o Coritiba, no Couto Pereira.
Trintou
Depois de passar três jogos sem balançar a rede, ou seja, muito para o padrão de qualidade dele, o centroavante Germán Cano balançou a rede nas últimas duas partidas e alcançou a marca de 30 gols na temporada. É o artilheiro do Brasil em 2023. Os gols de Arias e Kennedy deixam a torcida do Fluminense com uma pulga atrás da orelha. É possível escalar os três juntos no restante do Campeonato Brasileiro e da Libertadores. Vai que cola, não é, Fernando Diniz?
Prazo de validade
Richarlison disse antes do último amistoso da Seleção Brasileira que a camisa 9 é dele e ninguém toma. Quem garante? Ok, Fernando Diniz relacionou o atacante do Tottenham para a arrancada na Libertadores contra Bolívia e Peru, mas ele tem prazo de validade. Os centroavantes Vitor Roque e Marcos Leonardo estão voando. Ambos são promissores. O prodígio do Athletico-PR deixou o dele contra o Goiás. A joia do Santos ajudou o time a virar a partida contra o Grêmio, na Vila Belmiro.
Enquanto isso…
Contundido, Tiquinho Soares segue na liderança da artilharia do Campeonato Brasileiro com 13 gols. O desempenho dele é tão bom que permite a parada nos “boxes” por cinco semanas sem a aproximação dos concorrentes. Vitor Roque (Athletico-PR) é o segundo colocado com 9 gols. Marcos Leonardo (Santos) vem logo atrás, em terceiro, com oito. A tendência é que vantagem diminua no segundo turno e tenhamos uma disputa acirrada até a conclusão da Série A.
Velhos clichês
Dois clichês do futebol foram comprovados na prática nesta rodada. Um deles diz que “não tem bola perdida”. Ferreira achou que a bola tinha saído no lance crucial do duelo com o Santos e viu o Grêmio sofrer o gol da virada na Vila Belmiro. O Cruzeiro esqueceu de que “o jogo só acaba quando termina” e foi punido com o gol do empate praticamente no último lance depois de uma falha do centroavante Gilberto e o oportunismo de Gustavo Mosquito para igualar o placar.
Morte e vida vascaína
Impressionante o que Ramón Díaz faz com o Vasco — e Luiz Felipe Scolari não consegue fazer com o Atlético-MG. O técnico argentino remonta o time cruzmaltino com o bonde andando e aplica injeções de competitividade a cada partida. O Gigante da Colina dá sinais de que pode, sim, escapar do rebaixamento no segundo turno. São sete pontos nos últimos nove disputados. Aquele Galo do início do ano liderado por Eduardo Coudet não mais existe. Um time sem padrão.
Rodou a baiana
O Red Bull Bragantino é um dos times bipolares do Campeonato Brasileiro. É capaz de golear o não menos bipolar Flamengo por 4 x 0, em Bragança Paulista, como aconteceu no primeiro turno, mas também pode levar 4 x 0 do Bahia. Esse foi o resultado deste fim de semana, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O Bahia ganhou moral para a briga contra o rebaixamento e o confronto do fim de semana com o líder Botafogo, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
Descontrolados
Comandado pelo técnico da Seleção Brasileira, o Fluminense lidera o Campeonato Brasileiro no acúmulo de cartões. O tricolor carioca recebeu 75 em 20 rodadas. Inclusive o técnico foi punido com vermelho nesta edição. O Atlético-MG é o segundo colocado no ranking da cabeça quente com 74 advertências ou expulsões. O Coritiba é o menos punido com 22 amarelos e dois vermelhos. O Corinthians é o único dos 20 times sem jogador avermelhado nesta Série A.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…
A venda do zagueiro Vitor Reis para o Manchester City consolida a capacidade do Palmeiras…
A apresentação do novo patrocinador máster do Palmeiras nesta segunda-feira, em São Paulo, é emblemática.…