Resenha do Marcos Paulo Lima: 10 pitacos sobre a 21ª rodada do Brasileiro

Compartilhe

1. Brasileiro encaminhado

É improvável o Botafogo perder o título do Brasileiro. Uma das fórmulas mais agressivas para reabrir a Série A é a seguinte: os perseguidores Palmeiras, Grêmio, Flamengo e Fluminense precisam tirar pontos do líder e manter uma campanha próxima da perfeição no segundo turno. Porém, Flamengo, Palmeiras e Grêmio enfrentarão o Glorioso no estádio Nilton Santos, onde o time mantém 100% de aproveitamento. Somente o Fluminense receberá o Botafogo em “casa”.

2. Ajuda a explicar

O Botafogo tem dois centroavantes de primeira linha no elenco. Tiquinho Soares e Diego Costa somam juntos 15 gols no Campeonato Brasileiro. O Flamengo conta com os badalados Gabigol e Pedro. Os dois somam 10 bolas na rede — exatamente a quantidade do jovem Vítor Roque, vice-artilheiro da elite com a camisa do Athletico-PR. A economia de gols dos badalados atacantes rubro-negros ajuda a explicar a distância de 15 pontos em relação ao Botafogo.

3. Dono do pedaço

Raphael Veiga e Gustavo Scarpa formavam uma baita parceria no meio de campo do Palmeiras, mas Raphael Veiga parece mais empoderado desde a transferência do parceiro para o futebol europeu. O gramado ficou maior para ele. O maestro do time é o artilheiro alviverde na Série A com sete gols e tirou mais uma ferramenta da caixinha de maldades na vitória contra o Vasco. Especialista em cobranças de pênalti, marcou belíssimo gol de falta no Allianz Parque.

4.  E o sistema!?

O erro da arbitragem no lance do gol do Vasco com direito a auxílio do VAR é inaceitável. O time de São Januário tem toda razão de mandar a tradicional carta de repúdio para a Avenida Luis Carlos Prestes, 130, Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.  Não há garantia de que os visitantes venceriam a partida no Allianz Parque, mas a legalização da abertura do placar poderia ter dado outro rumo ao jogo. O sistema ajudou o Palmeiras, mas Abel e companhia ficaram pianinho. Botafogo também tem direito de reclamar.

5. Dentro do possível

Você tem todo direito de discordar, mas, para mim, Renato Gaúcho faz um baita trabalho no Grêmio na primeira temporada do clube depois da volta à primeira divisão. Ganhou o Gaúcho, alcançou as semifinais no Brasileiro e está em terceiro lugar na frente do time de R$ 200 milhões. Chamo atenção para um detalhe: o retorno de Pepê ao meio de campo melhorou muito o Grêmio. Escrevi no início da temporada sobre a importância dele para o time.

6. Expectativa x Realidade

O jovem zagueiro João Neto foi o principal jogador do Fluminense no empate por 2 x 2 com o Athletico-PR, na Arena da Baixada. O menino de Xerém fez um gol e travou duelo difícil com um adversário praticamente contemporâneo dele. Enquanto João Neto, 20, tenta deixar o status de promessa, o centroavante Vitor Roque é uma realidade em franca evolução. Ocupa a vice-artilharia do Campeonato Brasileiro com 10 gols e está vendido ao Barcelona aos 18 anos.

7. Onde gramado é acessório

Onze anos depois da onda de inaugurações de estádio moderninhos no futebol brasileiro, rebatizadas de arenas, um erro grave continua sendo cometido: preocupa-se com quase tudo, menos principal: o gramado. Sem um campo de jogo minimamente capaz de suportar partidas, é simplesmente impossível oferecer padrão de qualidade ao torcedor. O Galo passou vergonha ao inaugurar a arena com o tapete naquele estado. Paulinho driblou o problema e fez história.

8. Um jogo + prorrogação

A 21ª rodada do Campeonato Brasileiro teve 125 minutos de acréscimos! Havia alertado para os exageros no início da Série A aqui no blog e em uma matéria publicada no Correio Braziliense. Sim, os árbitros estão cumprindo as determinações da Fifa e da CBF corretamente em vários casos, mas é preciso dar um basta no antijogo. O Internacional foi ao Maracanã, no último sábado, disposto a picotar o duelo com o Flamengo. A árbitra Edina Alves caiu na malandragem.

9. Cartões a rodo

O Atlético-MG assumiu neste fim de semana a liderança em número de cartões recebidos neste Campeonato Brasileiro. São 75 amarelos e quatro vermelhos. Do outro lado, o Atlético-MG acumula 78 cartões na competição. O Athletico-PR vem logo atrás com 70. Impressionante como o Galo mudou da água para o vinho em dois anos. Em 2021, aquele time do Cuca ganhou Mineiro, Copa do Brasil e Brasileiro. Neste ano, os troféus são Mineiro e inauguração da Arena.

10. Por que insistem?

Alexandre Pato nunca foi um cobrador de pênalti confiável. Tite, Corinthians, a Fiel e o frio goleiro Dida que o digam. Lembram da Copa do Brasil de 2013??? Mesmo assim, Dorival Júnior permitiu que o atacante pegasse a bola e assumisse a cobrança contra o América-MG no fim de semana. Ele só não foi crucificado porque o rebote da cobrança horrorosa voltou no pé dele. Foi empurrar para a rede e correr para o abraço na derrota para o Coelho no Estádio Independência.

Acréscimos 1: Drama pernambucano

O Sport marcha firmo rumo à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O time pernambucano ocupa a vice-liderança da Série B com 45 pontos, três atrás do líder isolado Vitória. Enquanto isso, dois rivais do Leão da Ilha passam um perrengue danado em divisões inferiores. O Náutico está fora da fase final da Série C. O Santa Cruz sequer passou da primeira fase na Série D. O Nordeste emplacou só um time entre os oito classificados para a próxima fase: Botafogo-PB.

Acréscimos 2: Revanche de 2019

Corinthians e Ferroviária encaminharam a reedição da final do Campeonato Brasileiro Feminino de 2019. Ao vencer o Santos por 3 x 0 na Vila Belmiro, o Corinthians praticamente carimbou vaga para a final. Só uma reviravolta gigantesca em Itaquera mudará o rumo. Do outro lado, a Ferroviária abriu 3 x 1 contra o São Paulo fora de casa. O time de Araraquara mandará a segunda partida na Fonte Luminosa. Há quatro anos, a Ferroviária derrotou o Corinthians na decisão.

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Flamengo não era eliminado de um mata-mata sem fazer gol havia 13 anos

O Flamengo não era eliminado de um torneio nacional ou internacional disputado em dois jogos…

2 dias atrás
  • Esporte

Como o Flamengo planejou taticamente o duelo de volta contra o Peñarol

Madrugada da sexta-feira passada. Impactada pela derrota por 1 x 0 para o Peñarol no…

3 dias atrás
  • Esporte

O erro de Artur Jorge que quase custou a vaga do Botafogo às semifinais

O Botafogo tem dois zagueiraços. Alexander Barboza e Bastos formam baita dupla. A força física,…

3 dias atrás
  • Esporte

A estrela de Deyverson e a eliminação de um campeão divorciado da bola

Deyverson tem cinco gols em cinco participações na Libertadores. Três deles decisivos. Dois na vitória…

3 dias atrás
  • Esporte

Ramón Díaz molda Corinthians ao River Plate de 1996 e brilha nas copas

Guardadas as devidas proporções, o técnico Ramón Díaz emula em um Corinthians cada vez mais…

4 dias atrás
  • Esporte

STF julga futuro de Ednaldo Rodrigues na CBF; entenda a caça aos votos

Incluído na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) pela sexta vez em nove meses, o…

4 dias atrás