Segue o líder do Brasileirão
O Palmeiras é aquele aluno disciplinado da escola capaz de irritar os coleguinhas de tão bom. Chegou à final do Paulistão, está em vantagem contra o Ceará na Copa do Brasil, ostenta 100% de aproveitamento na Libertadores e se dá ao luxo de tratar o Brasileirão com o devido carinho de uma virada por 2 x 1 contra o Red Bull Bragantino. O líder acumula cinco vitórias fora de casa. Ganhou todas como visitante. Campanha de quem brigará pelo título. Havia alguma dúvida?
Nada possessivo
Aos viciados em posse de bola: líder disparado, o Palmeiras é o 13° colocado com média de 47,6%. Flamengo, Corinthians e Atletico-MG comandam o ranking, mas apenas o time carioca consta no G6 do Brasileirão. Não é sobre reter a bola, o desafio na elite é ser agressivo com ela nos pés, machucar os adversários com o que importa, ou seja, bola na rede, vitórias, três pontos.
Contrastes
O momento do vice-líder Flamengo nesta temporada expõe um contraste: o time sofreu gol em apenas dois dos últimos 11 jogos: dois contra o Cruzeiro e um do do Central Cordoba. Em contrapartida, anda com uma dificuldade imensa de balançar a rede. Há três problemas no ataque rubro-negro: Pedro ainda não entendeu o funcionamento do time com Filipe Luís. Quem entendia deixou de balançar a rede. Bruno Henrique não faz gol há 12 jogos. O último foi contra o Vitória. Contratado para ajudar, Juninho é um estranho no ninho.
O empoderado e o blasé
Leonardo Jardim ganhou sinal verde do mecenas Pedro Lourenço para mandar soltar e prender no Cruzeiro, mas ele está exagerando na dose. Acionar Gabriel Barbosa aos 84 minutos de jogo é um exagero. Sinto um Cuca insatisfeito no Atlético. Os olhos dele não brilham como no Triplete do Galo em 2021. Não me surpreenderei se ele pedir o boné uma hora dessas. Posso estar enganado.
Injustiçado
Até quando Yuri Alberto será tratado como apenas mais um bom camisa 9? Não, ele é um excelente centroavante. Cada vez mais ídolo do Corinthians, o atacante merece uma oportunidade de verdade na Seleção Brasileira. É inadmissível que Yuri Alberto tenha sido lembrado apenas pelo técnico interino Ramon Menezes lá no início do ciclo para a Copa de 2026. O cara foi o artilheiro do país em 2024!
Dinizismo
Gostei do Vasco contra o Fortaleza. Vi potencial de evolução sob o comando de Fernando Diniz. Falta muito, é óbvio, mas os milagres começaram a acontecer. Um eles beneficiou Vegetti. O time que mais cruza bola na área conseguiu dar uma assistência para o centroavante argentino com passe pelo chão. Detralhe: os dois laterais serviram Vegetti.
De maior
Que semana do jovem centroavante Ricardo Mathias! Aos 18 anos, ele foi decisivo na vitória do Internacional contra o Nacional pela Libertadores e salvou o time colorado da derrota diante do Mirassol dentro do Beira-Rio. A fase é excelente se levarmos em conta o tamanho da responsabilidade. Os donos da posição são Enner Valencia e Rafael Borré.
Seca gaúcha
Por falar no Internacional, o Rio Grande do Sul faz uma campanha lamentável até a nona rodada. Os três representantes do Estado aparecem do 15° lugar para baixo. O último título aconteceu em 1996 com o Grêmio. O tricolor gaúcho tem um dos piores times dos últimos tempos. O Juventude conseguia se impor em casa. Agora, nem isso.
Ocaso
Os discípulos de Tite passam por um momento inacreditável. Fábio Carille foi dispensado pelo Vasco. Cléber Xavier reza todos os dias para Neymar voltar minimamente bem e ajudar o Peixe a sair da zona do rebaixamento para a Série B do Brasileirão. É preciso vencer urgentemente para evitar uma demissão precoce diante de um quadro tão complicado.
Dose pra Leão
O Sport é lanterninha da Série A do Brasileirão com dois pontos. O pior início do Leão da Ilha na era dos pontos corridos. A situação do futebol pernambucano não é legal. Não representante na Série B. O Náutico é 10° e o Retrô 12° na terceira divisão. O Santa Cruz acena com possibilidade de aceso na Série D. O time de Marcelo Cabo ostenta a segunda melhor campanha da quarta atrás apenas do ASA.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf

