Brasileirão – Série A 2025
Prévia jogo a jogo da #rodada 9
Ceará x Sport
Em um passado não tão distante, Lucas Mugni chegou ao Flamengo para o ser o camisa 10 da Gávea. Lucas Lima também ganhou a dezena nas costas nas passagens por Santos e Palmeiras. No auge, fez gol pela Seleção Brasileira em um clássico contra a Argentina, no Monumental de Núñez, pelas Eliminatórias da Copa de 2018. Hoje, o argentino veste a 10 do Ceará e o brasileiro rege o meio de campo do Sport.
Quando: 17/5, 16h
Em um passado não tão distante, .
Vasco x Fortaleza
Um dos desafio do técnico Fernando Diniz no Vasco é desenvolver opções de jogo pelo chão. As bolas aéreas são um trunfo, tanto que o time cruzmaltino é o segundo colocado em cruzamentos certos por jogo com média de 5,6. O Fortaleza inicia a oitava rodada como líder em desarmes com 20,6 por partida. O goleiro João Ricardo não sofreu gol em cinco dos oito jogos do Tricolor neste Brasileirão.
São Paulo x Grêmio
A relação do goleiro Tiago Volpi com a torcida do São Paulo teve tapas e beijos. Embora tenha sido herói em decisões por pênaltis na primeira e na segunda fase da Copa do Brasil, a relação também vive altos e baixos no Grêmio. O time paulista é o mais indisciplinado com 37 cartões. O gaúcho é terceiro em dribles certos por partida com média de 9,8 por partida. Em alta no São Paulo, Ferreirinha reencontra o Grêmio.
- Leia também:
Resenha: 10 pitacos sobre o que rolou na 8ª rodada do Brasileirão 2025
Corinthians x Santos
O mundo dá voltas! Encontro entre as últimas duas comissões técnicas da Seleção Brasileira. Do lado do Corinthians, Dorival Júnior, o filho Lucas Silvestre e o preparador físico Celso Rezende. No Santos, o técnico é Cléber Xavier auxiliado por Matheus Bachi, César Sampaio e o preparador físico Fábio Mahseredjian. Só faltou Tite, O treinador está afastado da profissão para tratar a saúde mental.
Bahia x Vitória
Há uma diferença marcante entre os arquirrivais. O Bahia é o segundo colocado em grandes chances de gol com média de 21 por partida. Só fica atrás do Flamengo. Enquanto o time de Rogério Ceni foca na criação, o Vitória tem como característica matar as jogadas. A equipe de Thiago Carpini lidera o ranking de faltas com 15 por partida. Ambos sobrevivem, respectivamente, nas disputas da Libertadores e da Copa Sul-Americana.
Juventude x Fluminense
Uma partida especial para o zagueiro Thiago Silva. Ele volta ao Alfredo Jaconi para enfrentar o segundo time da carreira dele. Em 2004, trocou o RS Futebol, de Paulo César Carpegiani, pela oportunidade no time gaúcho. Começou como volante, mas virou zagueiro no Juventude. Coube ao técnico Ivo Wortmann criar o Monstro à época. Thiago Silva fez três gols em 28 partidas naquela edição do Brasileirão, chamou a atenção dos olheiros lusitanos e partiu rumo ao Porto para defender o time B. Dois camisas 10 à moda antiga resistem neste jogo: Nenê e Ganso.
Flamengo x Botafogo
A diferença na média de idade da provável escalação dos dois times chama a atenção: o Flamengo deve entrar em campo com 28,4 anos. O Botafogo é quase três anos mais jovem: 25,9. Diz muito sobre o duelo de intensidade. Os dois times jogam em alta velocidade e usam o perde-pressiona como estilo de marcação.
Red Bull Bragantino x Palmeiras
O jogo pode valer a liderança do Brasileirão. O Palmeiras tem 19 pontos contra 17 do Flamengo e do Red Bull Bragantino. Anfitrião, o Massa Bruta não perde há seis rodadas consecutivas. Fernando Seabra faz um belo trabalho. O Palmeiras ostenta a melhor defesa com três gols sofridos. Comprado pelo time paulista na temporada passada, o meia John John é um dos candidatos a protagonizar a lei do ex na partida deste domingo. O camisa 10 é um dos principais garçons da competição.
Cruzeiro x Atlético-MG
Vale a pena ficar de olho na geração sub-23 do clássico mineiro. Kaio Jorge tomou conta da vaga de centroavante e deixa Gabriel Barbosa sentado no banco de reservas. O lateral-esquerdo Kaiki é outra aposta do técnico Leonardo Jardim. Por sinal, é o primeiro clássico do treinador português. Ele assistiu ao outro disputado neste ano da tribuna de honra do Mineirão na vitória do Galo por 2 x 0 pelo Campeonato Mineiro. No Atlético-MG, gosto muito do lateral-direito Natanael.
Internacional x Mirassol
O Internacional é o segundo colocado em desarmes neste Brasileirão com média de 20,2 por partida. O antídoto é importante para domar o segundo melhor ataque da Série A até a oitava rodada. O Mirassol balançou a rede 13 vezes ao lado do Cruzeiro. Ambos estão quatro atrás do Flamengo. Depois de priorizar a Libertadores, o Internacional precisa retomar o foco no Brasileirão para não perder contato com as primeiras colocações. O Colorado vem de duas derrotas para o Corinthians (4 x 2) e o Botafogo (4 x 0) sofrendo oito gols.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf