Vitor Roque saiu do banco de reservas para decretar o triunfo alviverde. Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Segue o líder do Brasileirão
Vitor Roque não fazia três gols em três jogos consecutivos desde 2023, quando vestia a camisa do Athletico-PR. O camisa 9 começa a dar sinais de adaptação ao Palmeiras. Gols em sequência contra Vasco, Cerro Porteño e São Paulo. Como diz o hino do líder,: “Linha atacante de raça”.
Defesa que ninguém passa
Candidato ao título tem como um dos pré-requisitos uma defesa organizada. A do líder Palmeiras sofreu apenas três gols em oito partidas. O time alviverde não foi vazado em cinco partidas. O técnico Abel Ferreira encontrou equilíbrio no sistema tático 3-4-2-1. É difícil atacá-lo.
O banco explica
As substituições do Palmeiras e do Flamengo na rodada ajudam a explicar o favoritismo dos dois times em um campeonato de regularidade com demanda por elenco. Abel colocou Vitor Roque, Raphael Veiga, Maurício, Felipe Anderson e Lucas Evangelista contra o São Paulo. Filipe Luís inseriu Luíz Araújo, Pedro e Everton Cebolinha no duelo com o Bahia.
Quem não tem…
…começa a sofrer. Campeonato com demanda por elenco mais cedo ou mais tarde separa joio do trigo. Faltaram pés de obra qualificados ao São Paulo contra o Palmeiras e principalmente ao Internacional contra o Botafogo. O técnico Roger Machado priorizou o duelo contra o Nacional pela Libertadores e o cobertor ficou curto no Brasileirão.
Artificial
A rodada teve quatro jogos em campo sintético. Os mandantes prevaleceram. Palmeiras, Atlético-MG e Botafogo venceram São Paulo, Fluminense e Internacional, respectivamente. O Santos recebeu o Ceará no Allianz Parque. Empatou por 0 x 0. O número de jogos em gramado artificial cresce.
Desequilíbrio
Chamou a atenção a quantidade de goleadas na oitava rodada. Houve muito desequilíbrio. O Botafogo aplicou 4 x 0 no desfigurado Internacional. O Fortaleza fez 5 x 0 no Juventude e o técnico Fábio Mathias perdeu o emprego. O Cruzeiro passou fácil pelo Sport dentro da Ilha do Retiro por 4 x 0.
Dez para os camisas 10!
Os camisas 10 continuam fazendo a diferença no Brasileirão. Arrascaeta deu a vitória ao Flamengo contra o Bahia e lidera a artilharia. Matheus Pereira foi o cara do Cruzeiro na goleada diante do Sport. Memphis Depay errou pênalti ao tentar cavadinha, mas serviu Cacá no gol do Corinthians.
O mundo dá voltas
E pensar que Renato Kayzer, uma das crias da base do Vasco, entrou no segundo tempo para provar no Barradão, o Vitória, sim é o time da virada. O técnico Thiago Carpini faz um belo trabalho na temporada. Não posso dizer o mesmo do interino Felipe Maestro. Quanta marra para entregar um futebol tão pobre.
Operário
O trabalho do técnico Rafael Guanaes no Mirassol tem que ser observado com lupa. A campanha do estreante na Série A vai muito além da invencibilidade em casa, no Maião, e das vitórias diante do Grêmio e do Corinthians. O time tem o terceiro melhor ataque da elite e é o terceiro em chutes a gol.
Peixes fora d’água
A vida não está fácil para os competentes discípulos de Adenor Leonardo Bachi, o Tite. Fabio Carille perdeu o emprego no Vasco. Cléber Xavier, Matheus Bachi e César Sampaio tentam colocar o Santos nos trilhos e arrancar o time da zona do rebaixamento o mais rapidamente possível.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…