Savinho e Yan Couto: dupla merece atenção do técnico da Seleção na "final". Foto: FC Girona
A resposta óbvia é a presença de Vinicius Junior e Rodrygo em campo no duelo das 14h30 entre o Real Madrid, líder do Campeonato Espanhol, e o vice, Girona, pela 24ª rodada, mas precisamos ir além. Há dois talentos no time catalão capazes de ajudar Dorival Júnior no processo de montagem da Seleção Brasileira para a Copa América, a sequência das Eliminatórias e lá na frente o Mundial de 2026 no Canadá, Estados Unidos e no México.
O Girona costuma jogar no sistema 4-2-3-1 sob o comando do técnico Michel Sánchez. O extremo pela direita é o lateral brasileiro Yan Couto. O ponta-esquerda chama-se Savinho.
E daí?
E daí que ambos estão comendo a bola e podem defender potências da Europa na próxima temporada. O Real Madrid está cada vez mais seduzido por Yan Couto. Pep Guardiola cogita contar com Savinho na temporada do futebol inglês em 2024/2025.
Portanto, se dois gigantes europeus estão interessados em Yan Couto e Savinho, o técnico Dorival Júnior precisa monitorá-los em um clássico de alto nível técnico.
Campeão do Mundial Sub-17 em 2019, no Gama. Yan Couto foi lançado na Seleção principal por Fernando Diniz. Fez boa exibição no empate contra a Venezuela pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa e oscilou na derrota para o Uruguai.
Yan Couto oferece ao Girona versatilidade. Pode atuar em pelo menos três funções: lateral, volante em um sistema alternativo como o 2-3-5 ou avançado como ponta-direita. O Girona tem apostado nele aberto de um lado, Savinho do outro e Stuani no papel de centroavante.
Savinho tem tudo para ser um dos jogadores mais disputados na próxima janela de transferências. É um jogador interessante para clubes, mas talvez não para a Seleção. Ele é um dos maiores dribladores do Velho Continente atuando aberto na esquerda. O azar dele é ocupar a mesma faixa de campo de Vinicius Junior, Gabriel Martinelli e eventualmente Neymar e Rodrygo. Portanto, uma concorrência pesada.
Pep Guardiola pediu a contratação de Savinho para a próxima temporada. O Manchester City conta com o velocista e driblador belga Doku, mas para o treinador, ponta nunca é demais. O jogador revelado pelo Atlético-MG é uma das peças-chave da excelente campanha do Girona. Figurinha carimbada nas convocações das seleções de base da CBF, Savinho ostenta sete gols e sete assistências em 27 exibições na temporada 2023/2024.
Revelado pelo Coritiba, Yan Couto deixou o clube em 2020. À época, o Manchester City desembarcou 6 milhões de euros pelo lateral-direito e o emprestou ao Girona, Sporting Braga e novamente ao Girona. O clube catalão faz parte do Grupo City e chegou a interessar ao Flamengo. O Bahia vetou por fazer parte do conglomerado internacional no Brasil.
Savinho é cria do Atlético-MG. Em 2022, custou 6,5 milhões de euros ao Troyes da França. O clube também o emprestou para dar rodagem na Europa. Savinho passou pelo PSV da Holanda antes de retornar ao clube e ser cedido ao Girona. O interesse do Manchester City fez com que o valor de mercado dele disparasse. O ponta-esquerda é avaliado em 30 milhões de euros.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…