A Nike fornece a bola oficial da Copa América desde a edição de 2004. Foto: Norberto Duarte/AFP
Agressiva no mercado dos fornecedores de material esportivo, a alemã Puma começa a focar nas principais competições de futebol do mercado sul-americano. Depois de fechar com a Premier League e de derrubar 25 anos de parceria da Nike com o Campeonato Inglês, a grife ensaia tomar o lugar da concorrente estadunidense na Confederação Sul-Americana de Futebol. O blog apurou que a Puma joga pesado para assumir o patrocínio da Conmebol na próxima “licitação”.
Parceira, entre outros, do atacante Neymar, a Puma fornecerá a bola oficial do Campeonato Inglês a partir da temporada de 2025/2026. A marca está de olho na distribuição da pelota também para a Copa Libertadores da América, Copa Sul-Americana e Copa América. As ações no mercado são cada vez mais intensas e aceleradas nesse sentido.
O contrato da Conmebol com a Nike expira no fim do ano. A multinacional com sede em Beaverton, no Oregon, é fornecedora da bola oficial da Copa América desde a edição de 2004, no Peru. Em 1991 era Adidas. De 1993 a 2001, a fabricante do principal torneio da entidade foi a Penalty. As roupas dos árbitros e assistentes são confeccionadas atualmente pela equatoriana Marathon.
Das cinco ligas mais importantes da Europa, três têm acordos fechados com a Puma: Italiano (Serie A), Espanhol (LaLiga) e o Inglês. Faltam apenas o Francês (Ligue 1) e o Alemão (Bundesliga). A Premier League entrará na lista a partir de 2025/2026. Big Five do Velho Continente à parte, a marca exibe no portfólio os campeonatos Português e o Turco.
Timida no mercado de seleções sul-americanas, a Puma usaria o contrato com a Conmebol com gatilho para ampliar investimentos no continente. Paraguai e Uruguai são os únicos parceiros entre as 10 seleções filiadas à Conmebol.
Bicampeão da Libertadores em 2020 e em 2021, o Palmeiras é o único cliente da marca entre os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. O avanço da Puma na América do Sul tem um aliado relevante na Europa. Campeão inédito da Champions League, o Manchester City é, hoje, o principal parceira da etiqueta do felino.
Borussia Dortmund (Alemanha), Olympique de Marselha (França), PSV (Holanda) e a seleção de Portugal, a partir de janeiro de 2025. A grife tem até um embaixador para a expansão: o técnico catalão Pep Guardiola é um dos garotos-propaganda desde 2019.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…