Puma flerta com a Conmebol e ameaça tomar patrocínio da concorrente Nike

Compartilhe

Agressiva no mercado dos fornecedores de material esportivo, a alemã Puma começa a focar nas principais competições de futebol do mercado sul-americano. Depois de fechar com a Premier League e de derrubar 25 anos de parceria da Nike com o Campeonato Inglês, a grife ensaia tomar o lugar da concorrente estadunidense na Confederação Sul-Americana de Futebol. O blog apurou que a Puma joga pesado para assumir o patrocínio da Conmebol na próxima “licitação”.

Parceira, entre outros, do atacante Neymar, a Puma fornecerá a bola oficial do Campeonato Inglês a partir da temporada de 2025/2026. A marca está de olho na distribuição da pelota também para a Copa Libertadores da América, Copa Sul-Americana e Copa América. As ações no mercado são cada vez mais intensas e aceleradas nesse sentido.

O contrato da Conmebol com a Nike expira no fim do ano. A multinacional com sede em Beaverton, no Oregon, é fornecedora da bola oficial da Copa América desde a edição de 2004, no Peru. Em 1991 era Adidas. De 1993 a 2001, a fabricante do principal torneio da entidade foi a Penalty. As roupas dos árbitros e assistentes são confeccionadas atualmente pela equatoriana Marathon.

Das cinco ligas mais importantes da Europa, três têm acordos fechados com a Puma: Italiano (Serie A), Espanhol (LaLiga) e o Inglês. Faltam apenas o Francês (Ligue 1) e o Alemão (Bundesliga). A Premier League entrará na lista a partir de 2025/2026. Big Five do Velho Continente à parte, a marca exibe no portfólio os campeonatos Português e o Turco.

Timida no mercado de seleções sul-americanas, a Puma usaria o contrato com a Conmebol com gatilho para ampliar investimentos no continente. Paraguai e Uruguai são os únicos parceiros entre as 10 seleções filiadas à Conmebol.

Bicampeão da Libertadores em 2020 e em 2021, o Palmeiras é o único cliente da marca entre os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. O avanço da Puma na América do Sul tem um aliado relevante na Europa. Campeão inédito da Champions League, o Manchester City é, hoje, o principal parceira da etiqueta do felino.

Borussia Dortmund (Alemanha), Olympique de Marselha (França), PSV (Holanda) e a seleção de Portugal, a partir de janeiro de 2025. A grife tem até um embaixador para a expansão: o técnico catalão Pep Guardiola é um dos garotos-propaganda desde 2019.

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Como um convite para o Aberto da República no DF impulsionou João Fonseca

Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…

4 horas atrás
  • Esporte

Como Léo Batista virou meu “amigo” e inspiração nas noites de domingo

Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…

20 horas atrás
  • Esporte

Infantino visita Trump e inicia alinhamento para Mundial e Copa nos EUA

A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…

3 dias atrás
  • Esporte

Zagueiro brasiliense Lúcio é imortalizado no Muro dos Campeões da Fifa

Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…

4 dias atrás
  • Esporte

Flamengo 1 x 1 Madureira: é impossível jogar feliz em dia de demissões

É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…

4 dias atrás
  • Esporte

Gustavo Cuéllar candidata Grêmio a ter o melhor par de volantes do país

Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…

5 dias atrás