Segue o líder do Brasileirão
Vitor Roque não fazia três gols em três jogos consecutivos desde 2023, quando vestia a camisa do Athletico-PR. O camisa 9 começa a dar sinais de adaptação ao Palmeiras. Gols em sequência contra Vasco, Cerro Porteño e São Paulo. Como diz o hino do líder,: “Linha atacante de raça”.
Defesa que ninguém passa
Candidato ao título tem como um dos pré-requisitos uma defesa organizada. A do líder Palmeiras sofreu apenas três gols em oito partidas. O time alviverde não foi vazado em cinco partidas. O técnico Abel Ferreira encontrou equilíbrio no sistema tático 3-4-2-1. É difícil atacá-lo.
O banco explica
As substituições do Palmeiras e do Flamengo na rodada ajudam a explicar o favoritismo dos dois times em um campeonato de regularidade com demanda por elenco. Abel colocou Vitor Roque, Raphael Veiga, Maurício, Felipe Anderson e Lucas Evangelista contra o São Paulo. Filipe Luís inseriu Luíz Araújo, Pedro e Everton Cebolinha no duelo com o Bahia.
Quem não tem…
…começa a sofrer. Campeonato com demanda por elenco mais cedo ou mais tarde separa joio do trigo. Faltaram pés de obra qualificados ao São Paulo contra o Palmeiras e principalmente ao Internacional contra o Botafogo. O técnico Roger Machado priorizou o duelo contra o Nacional pela Libertadores e o cobertor ficou curto no Brasileirão.
Artificial
A rodada teve quatro jogos em campo sintético. Os mandantes prevaleceram. Palmeiras, Atlético-MG e Botafogo venceram São Paulo, Fluminense e Internacional, respectivamente. O Santos recebeu o Ceará no Allianz Parque. Empatou por 0 x 0. O número de jogos em gramado artificial cresce.
Desequilíbrio
Chamou a atenção a quantidade de goleadas na oitava rodada. Houve muito desequilíbrio. O Botafogo aplicou 4 x 0 no desfigurado Internacional. O Fortaleza fez 5 x 0 no Juventude e o técnico Fábio Mathias perdeu o emprego. O Cruzeiro passou fácil pelo Sport dentro da Ilha do Retiro por 4 x 0.
Dez para os camisas 10!
Os camisas 10 continuam fazendo a diferença no Brasileirão. Arrascaeta deu a vitória ao Flamengo contra o Bahia e lidera a artilharia. Matheus Pereira foi o cara do Cruzeiro na goleada diante do Sport. Memphis Depay errou pênalti ao tentar cavadinha, mas serviu Cacá no gol do Corinthians.
O mundo dá voltas
E pensar que Renato Kayzer, uma das crias da base do Vasco, entrou no segundo tempo para provar no Barradão, o Vitória, sim é o time da virada. O técnico Thiago Carpini faz um belo trabalho na temporada. Não posso dizer o mesmo do interino Felipe Maestro. Quanta marra para entregar um futebol tão pobre.
Operário
O trabalho do técnico Rafael Guanaes no Mirassol tem que ser observado com lupa. A campanha do estreante na Série A vai muito além da invencibilidade em casa, no Maião, e das vitórias diante do Grêmio e do Corinthians. O time tem o terceiro melhor ataque da elite e é o terceiro em chutes a gol.
Peixes fora d’água
A vida não está fácil para os competentes discípulos de Adenor Leonardo Bachi, o Tite. Fabio Carille perdeu o emprego no Vasco. Cléber Xavier, Matheus Bachi e César Sampaio tentam colocar o Santos nos trilhos e arrancar o time da zona do rebaixamento o mais rapidamente possível.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf