Fluminense 0 x 0 Flamengo
Disparado o melhor jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Mas não saiu gol! E daí? Um clássico totalmente autoral entre dois treinadores devotos do jogo bonito. Jorge Sampaoli sufocou o time de Fernando Diniz durante toda a partida e o colega deu uma aula na etapa final de como se defender com um jogador a menos. A equipe rubro-negra mostrou evolução sob nova direção, mas o resultado foi bom para o lado tricolor. Analisei o clássico disputado na terça-feira com mais profundidade depois da primeira partida.
Grêmio 1 x 1 Cruzeiro
Belo duelo entre os dois clubes mais vencedores da Copa do Brasil. Impressionante o encaixe do time celeste sob a batuta do português Pepa. A Raposa não tem se intimidado contra nenhum adversário e se comportou muito bem dentro da Arena do Grêmio. Aliás, que golaço do atacante Bruno Rodrigues! O Cruzeiro dominou a maior parte do confronto e merecia ter saído de Porto Alegre em vantagem se não tivesse cometido o vacilo de dar espaço para Luís Suárez empatar.
Atlético-MG 2 x 0 Corinthians
Dizem que o técnico Vanderlei Luxemburgo é o autor da frase “o medo de perder tira a vontade de ganhar”. Impressionante como o um dos técnicos mais vitoriosos do país foi picado pelo próprio veneno. O Corinthians se apequenou no Mineirão diante de um Atlético-MG avassalador do início ao fim. Fez dois gols, mas poderia ter marcado mais depois que implodiu a muralha da China construída pelo time paulista. Paulinho, o do Galo, é a melhor contratação da temporada. Quando Hulk não resolve, ele assume o papel de super-herói e faz toda a diferença.
América-MG 2 x 0 Internacional
O Coelho é lanterna no Campeonato Brasileiro sem nenhuma vitória e constrói uma excelente vantagem nas oitavas de final. Que contraste. Parte do sucesso pode ser atribuída ao time e a outra a uma arbitragem péssima para dizer o mínimo. O Internacional tem todos os motivos para reclamar do apito tenebroso. Teve gol anulado pelo VAR e duas expulsões. Cartões vermelhos para Alan Patrick e Bustos. O Inter vive um momento delicado. Não vence há cinco jogos: um empate e quatro derrotas seguidas. Essa última para um time de reservas do América. O Gre-Nal do fim de semana pode ser decisivo para a sequência de Mano Menezes.
Athletico-PR 3 x 2 Botafogo
Quando você quiser um parâmetro da força do Furacão dentro da Arena da Baixada, lembre-se da virada épica desta quarta-feira diante do líder do Campeonato Brasileiro. O Glorioso conseguiu abrir 2 x 0 no primeiro tempo liderado por Tiquinho Soares e Luis Henrique, mas viu o veterano Fernandinho comandar uma senhora reação na etapa final por 3 x 2. O caldeirão pulsou em uma noite para não ser esquecida pelo torcedor rubro-negro. O time de Paulo Turra consegue ser competitivo e casca grossa em todas as competições até o momento.
Sport 0 x 2 São Paulo
O Leão da Ilha é um até a derrota para o Ceará na final da Copa do Nordeste e outro depois de amargar o vice em casa. Há um marco também no São Paulo. O tricolor é outro desde a troca de Rogério Ceni por Dorival Júnior, atual campeão da Copa do Brasil pelo Flamengo na temporada passada. Estável em tão pouco tempo, o time paulista simplesmente não perde sob nova direção. São quatro vitórias e quatro empates. E o tal do Marcos Paulo, hein? O desafeto do antigo técnico balançou a rede novamente liderado por Dorival Júnior. Marcou contra América-MG, Coritiba e Sport. Curioso, não?
Palmeiras 3 x 0 Fortaleza
O time de Abel Ferreira é o melhor do Brasil e da América do Sul. Inquestionável. Questionável é o pênalti em Rony marcado no início da partida no Allianz Parque. Caio Alexandre não faz falta. O erro absurdo cometido pelo árbitro Wagner do Nascimento Magalhães condicionou o comportamento dos dois times em um duelo até então considerado equilibrado. O técnico Juan Pablo Vojvoda tem toda razão de reclamar do apito. A marcação é simplesmente absurda. Sem a intervenção do VAR então, pior ainda. Raphael Veiga cobrou o pênalti que não houve com a perfeição de sempre e tornou uma partida programada para ser difícil em fácil. O Fortaleza dificilmente conseguirá no mínimo levar a disputa da vaga ao pênaltis, no Castelão.
Santos 0 x 0 Bahia
Nada como uma semana depois da outra. No último dia 10 de maio, o Santos derrotou o Bahia por 3 x 0 na Vila Belmiro pelo Campeonato Brasileiro. Quem apanha não esquece e o técnico português Renato Paiva tomou os devidos cuidados na defesa sete dias depois e foi agressivo na etapa inicial. Só não balançou a rede porque o goleiro alvinegro João Paulo estava em uma noite inspiradíssima. O Peixe teve oportunidade de vencer em um lance capital no segundo tempo, mas aí foi a vez do outro goleiro, Marcos Felipe, fechar a meta. Bom placar para o tricolor. Decidirá na Fonte Nova.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Há cinco anos, Gabriel Veron e Kaio Jorge brindavam o Brasil com uma virada épica…
Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…
O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…
Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…
Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…