Mesmo em crise, o recordista de títulos do DF continua sendo o mais querido do DF. Foto: Ed Avles/CB/DA/Press
O Gama continua sendo o clube mais popular do Distrito Federal. É o que mostra a mais recente pesquisa sobre as maiores torcidas do quadradinho, O levantamento divulgado nesta quinta-feira é do instituto Axiomas Brasil. O time recordista de títulos na capital tem 11,83% de seguidores contra 6,88% do Brasiliense. O Ceilândia completa o pódio com 3,71%.
Há um dado assustador na pesquisa. Questionados se torcem para algum time do DF, 72,61% responderam que não. Apenas 27,39% disseram sim. A preferência é por times de fora da cidade, principalmente pelos cariocas, paulistas, mineiros, gaúchos e nordestinos.
O levantamento para mensurar o impacto do futebol local na população do DF ouviu 11.742 entrevistados por meio de questionários estruturados de forma presencial durante todo o mês de julho. O nível de confiança é de 95%. A margem de erro, de 1,6%.
Segundo a pesquisa, ao serem questionados se torcem por algum time do DF, 27,39% responderam sim, o que, em expansão para a população do Distrito Federal (estimativa IBGE 2021 – 3.094.325) equivale a mais de 840 mil pessoas adeptas de algum time local.
Além de Gama e Brasiliense, os entrevistados citaram outros oito clubes: Brasília, Capital, Paranoá, Taguatinga, Luziânia, Santa Maria e Unaí.
A última pesquisa sobre o comportamento das torcidas no Distrito Federal havia sido realizada em 2014 pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). O levantamento tinha como base a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) 2013/2014, apurou, à época, que 60% da população do DF torcia para algum time de futebol. Dos entrevistados, apenas 6%, o equivalente a 164,8 mil brasilienses, declararam torcer para algum clube do Distrito Federal. Dentro dessa minoria, dois clubes se destacavam – Gama e Brasiliense – com 45% e 28,2%, respectivamente.
Maiores torcidas do DF
Fonte: Axiomas Brasil Pesquisas
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
A repetição é a mãe da retenção. Abel Ferreira manteve a escalação inicial do…
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…