Paris-2024: TAS rejeita recurso da CBF/COB e Marta está fora do jogo contra a Espanha

Compartilhe

O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) negou o pedido da Confederação Brasileira de Futebol e do Comitê Olímpico do Brasil (COB) pedindo a anulação da suspensão de Marta depois da expulsão contra a Espanha na fase de grupos do torneio de futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A jogadora foi punida com duas partidas.

De acordo com decisão emergencial tomada pela egípcia Laila El Shentenawi, a jogadora terá de cumprir mais uma partida e não enfrentará a Espanha, dessa vez pelas semifinais, nesta terça-feira, às 16h, em Marselha. O vencedor terá no mínimo a medalha de prata assegurada. Consequentemente, Marta só retornará a campo na final ou na decisão da medalha de bronze.

O blog havia indicado nos últimos dois posts a inviabilidade de reverter a situação de Marta. Lembrei que jogadores como Zidane, Ballack e Luis Suárez, por exemplo, não tiveram refresco quando sofreram punições severas. O blog também apontou os possíveis argumentos de Marta, da CBF e do COB para virar o jogo. No entanto, o CAS manteve a decisão da Comissão Disciplinar da Fifa.

Além da confirmação da ausência de Marta, o Brasil perdeu para a lateral-esquerda Tamires para o restante dos Jogos Olímpicos. Ela sofreu um rompimento ligamentar do tornozelo e não terá tempo hábil de recuperação durante a competição.

Segundo o departamento médico, Tamires sentiu desconforto na região depois da vitória contra a França. Exames de imagem diagnosticaram lesão extensa da sindesmose. Há tendência é de que a jogadora do Corinthians tenha de passar por cirurgia.

Decisão do Tribunal Arbitral do Esporte

Paris, 6 de agosto de 2024. A Divisão Ad hoc do CAS para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 recebeu um requerimento na tarde de 5 de agosto de 2024 protocolado pela jogadora brasileira Marta Vieira da Silva (Marta), o Comitê Olímpico Brasileiro e a Confederação Brasileira de Futebol (os Requerentes) contra a decisão emitida pelo Comitê Disciplinar da FIFA em 2 de agosto de 2024 (a Decisão contestada) em que Marta foi punida com uma suspensão de dois jogos após ser expulsa por falta grave durante a partida entre Brasil e Espanha, em 31 de julho de 2024, no torneio olímpico de futebol feminino.

Os recorrentes solicitaram a anulação da decisão impugnada e uma nova decisão estabelecendo que o Jogador cumpre apenas uma partida de suspensão (já cumprida na partida de 3 de agosto de 2024 contra seleção francesa) e autorizando-a a participar da próxima partida do Brasil contra a Espanha (semifinal) no dia
6 de agosto de 2024 às 21h00 (CEST).

A Árbitra Única nomeada para decidir o pedido, Sra. Laila El Shentenawi (EGY), realizou uma audiência com as partes por videoconferência esta manhã. Tendo em conta a urgência, ela emitiu a sua decisão neste tarde, indeferindo o pedido.

A sentença completa e fundamentada será emitida às partes oportunamente.

A decisão da juíza egípcia romana nesta terça-feira

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Publicado por
Marcos Paulo Lima
Tags: Futebol Feminino Jogos Olímpicos Marta Olimpiadas Paris-2024 Seleção Brasileira

Posts recentes

  • Esporte

São Paulo e a repetição de fórmula no plano de resistência ao Botafogo

Há um padrão de comportamento dos adversários do Botafogo nas visitas ao estádio Nilton Santos…

17 horas atrás
  • Esporte

As inversões de papéis no lindo gol do Fluminense contra o Atlético-MG

O lance do gol do Fluminense na vitória contra o Atlético-MG no primeiro jogo das…

21 horas atrás
  • Esporte

Recordista de títulos no Candangão, Gama entra em recuperação judicial

  O clube de futebol mais popular e vitorioso do Distrito Federal com 13 títulos…

1 dia atrás
  • Esporte

Displicência impede Corinthians de sair da Arena Castelão classificado

A displicência impediu o Corinthians de sair da Arena Castelão garantido nas semifinais da Copa…

1 dia atrás
  • Esporte

Flamengo subestimou Vasco: achou que estava lidando com time do 6 x 1

O Flamengo foi superior, dominou o Clássico dos Milhões no Maracanã, merecia, sim, ter vencido…

4 dias atrás
  • Esporte

Botafogo 2 x 1 Corinthians: a noite brilhante dos meias que não temos

Em tempos de carência de maestros na Seleção Brasileira, a vitória do líder isolado Botafogo…

5 dias atrás