A contratação foi oficializada na manhã desta terça-feira pelo Cruzeiro. Imagem: Cruzeiro EC
Mário Cagica é o fundador do portal lusitano Bola na Rede, uma das referências em notícias e análises sobre o futebol português. A convite do Drible de Corpo, o comentarista traça um perfil de Leonardo Jardim, oficializado na manhã desta terça-feira novo técnico do Cruzeiro, como havia publicado o blog no fim da noite de segunda.
Por Mário Cagica
Leonardo Jardim é um treinador bem visto em Portugal. Fez trabalhos muito bons, um deles histórico no Monaco. Conseguiu ganhar o Campeonato Francês e levou o time às semifinais na Champions League na temporada de 2016/2017.
Um time sensacional, que tinha o Barnardo Silva, Mbappé, Falcao Garcia, Lemar, Bakayoko…Jogadores de grande qualidade. Era uma grande equipe. O Leonardo Jardim foi o obreito dessa grande formação. A primeira passagem dele foi muito boa. A segunda, não.
No Sporting, mesmo não tendo ganho título, fez um trabalho interessante em uma fase muito boa da carreira. Foi campeão da segunda divisão com o Beira Mar, fica em terceiro com o Braga. Teve uma saída estranha do Olympiacos, mas deixou o título grego encaminhado.
Até o trabalho no Monaco, ele tinha um percurso excelente. Muitos achavam que ele poderia ser um dos grandes treinadores do futebol português. Por iniciativa dele, começou a fugir muito do mercado europeu. Foi para a Arábia Saudita, Al Hilal, depois para os Emirados Árabes Unidos…
Conseguiu conquistar uma Champions League na Ásia e mostrou a qualidade que tem. Creio que Leonardo Jardim tinha capacidade para desafios diferentes na Europa. Sempre que há mudança de técnico em Portugal, fala-se no nome dele.
A ida dele para o Cruzeiro pode ser muito boa para voltar ao radar de Portugal. O Brasileirão é muito acompanhado aqui. O Cruzeiro se reforçou muito bem e terá um ótimo treinador com ótimos trabalhos. Nos últimos anos, ele não chamou muito a atenção, exceto pelo título da Champions da Ásia. Portanto, é uma excelente opção para o Cruzeiro.
Em termos táticos, é um treinador cujas equipes apresentam um futebol interessante, organizado defensivamente. Ele potencia muito os jogadores da frente e dá liberdade a todos eles. Certamente evoluiu em muitas questões. Ele vai voltar ao radar europeu e isso é muito importante.
Leia também:
O martelo está batido: Leonardo Jardim será o novo técnico do Cruzeiro
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Nem o Flamengo piorou nem o Corinthians passou de abóbora a carruagem. Finais em jogo…
O gramado do Mané Garrincha não estará no padrão de qualidade na Supercopa Rei…
Possíveis adversários em campo neste domingo na Supercopa Rei, às 16h, no Estádio Mané…
Tite lembra o músico de instrumento de sopro que perdeu a embocadura. O Cruzeiro é…
Brasileirão – Série A 2026 Prévia jogo a jogo da #rodada 1 Atlético-MG x…
O inesquecível Flamengo da temporada de 2019 sob o comando de Jorge Jesus começa a…