O que o Cruzeiro pode esperar de Leonardo Jardim? Mário Cagica analisa

Compartilhe

Mário Cagica é o fundador do portal lusitano Bola na Rede, uma das referências em notícias e análises sobre o futebol português. A convite do Drible de Corpo, o comentarista traça um perfil de Leonardo Jardim, oficializado na manhã desta terça-feira novo técnico do Cruzeiro, como havia publicado o blog no fim da noite de segunda.

Por Mário Cagica

Leonardo Jardim é um treinador bem visto em Portugal. Fez trabalhos muito bons, um deles histórico no Monaco. Conseguiu ganhar o Campeonato Francês e levou o time às semifinais na Champions League na temporada de 2016/2017.

Um time sensacional, que tinha o Barnardo Silva, Mbappé, Falcao Garcia, Lemar, Bakayoko…Jogadores de grande qualidade. Era uma grande equipe. O Leonardo Jardim foi o obreito dessa grande formação. A primeira passagem dele foi muito boa. A segunda, não.

No Sporting, mesmo não tendo ganho título, fez um trabalho interessante em uma fase muito boa da carreira. Foi campeão da segunda divisão com o Beira Mar, fica em terceiro com o Braga. Teve uma saída estranha do Olympiacos, mas deixou o título grego encaminhado.

Até o trabalho no Monaco, ele tinha um percurso excelente. Muitos achavam que ele poderia ser um dos grandes treinadores do futebol português. Por iniciativa dele, começou a fugir muito do mercado europeu. Foi para a Arábia Saudita, Al Hilal, depois para os Emirados Árabes Unidos…

Conseguiu conquistar uma Champions League na Ásia e mostrou a qualidade que tem. Creio que Leonardo Jardim tinha capacidade para desafios diferentes na Europa. Sempre que há mudança de técnico em Portugal, fala-se no nome dele.

A ida dele para o Cruzeiro pode ser muito boa para voltar ao radar de Portugal. O Brasileirão é muito acompanhado aqui. O Cruzeiro se reforçou muito bem e terá um ótimo treinador com ótimos trabalhos. Nos últimos anos, ele não chamou muito a atenção, exceto pelo título da Champions da Ásia. Portanto, é uma excelente opção para o Cruzeiro.

Em termos táticos, é um treinador cujas equipes apresentam um futebol interessante, organizado defensivamente. Ele potencia muito os jogadores da frente e dá liberdade a todos eles. Certamente evoluiu em muitas questões. Ele vai voltar ao radar europeu e isso é muito importante.

Leia também:

O martelo está batido: Leonardo Jardim será o novo técnico do Cruzeiro

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Entrevista: Gerson, o Canhotinha de Ouro, sincerão no niver de 85 anos

  Não importa se você acessou 2026 com o pé esquerdo ou direito. Deixemos as…

4 horas atrás
  • Esporte

Candangão 2026 tem recorde de SAFs, mas título resiste ao novo modelo

  A 68ª edição do Campeonato do Distrito Federal começa neste sábado testemunhando boom de…

1 dia atrás
  • Esporte

Papo com Endrick: “Ir para a Copa do Mundo depende de mim, não do Lyon”

  O fim de semana pode ser especial na curta carreira de Endrick Felipe Moreira…

2 dias atrás
  • Esporte

O impacto de Arrascaeta no Flamengo e nos mercados de Cruzeiro e Palmeiras

O sucesso do Flamengo em 2025 tem nome e sobrenome: Giorgian De Arrascaeta. O uruguaio…

2 dias atrás
  • Esporte

Com Gerson no Cruzeiro, Flamengo vê maior diáspora dos ídolos de 2019

O iminente anúncio oficial da contratação do meia Gerson pelo Cruzeiro faz com que o…

3 dias atrás
  • Esporte

Brasil tem rodízio de protagonistas na Europa a 155 dias da estreia na Copa

O Brasil vê um rodízio de protagonistas a 155 dias da estreia na Copa do…

4 dias atrás