A contratação foi oficializada na manhã desta terça-feira pelo Cruzeiro. Imagem: Cruzeiro EC
Mário Cagica é o fundador do portal lusitano Bola na Rede, uma das referências em notícias e análises sobre o futebol português. A convite do Drible de Corpo, o comentarista traça um perfil de Leonardo Jardim, oficializado na manhã desta terça-feira novo técnico do Cruzeiro, como havia publicado o blog no fim da noite de segunda.
Por Mário Cagica
Leonardo Jardim é um treinador bem visto em Portugal. Fez trabalhos muito bons, um deles histórico no Monaco. Conseguiu ganhar o Campeonato Francês e levou o time às semifinais na Champions League na temporada de 2016/2017.
Um time sensacional, que tinha o Barnardo Silva, Mbappé, Falcao Garcia, Lemar, Bakayoko…Jogadores de grande qualidade. Era uma grande equipe. O Leonardo Jardim foi o obreito dessa grande formação. A primeira passagem dele foi muito boa. A segunda, não.
No Sporting, mesmo não tendo ganho título, fez um trabalho interessante em uma fase muito boa da carreira. Foi campeão da segunda divisão com o Beira Mar, fica em terceiro com o Braga. Teve uma saída estranha do Olympiacos, mas deixou o título grego encaminhado.
Até o trabalho no Monaco, ele tinha um percurso excelente. Muitos achavam que ele poderia ser um dos grandes treinadores do futebol português. Por iniciativa dele, começou a fugir muito do mercado europeu. Foi para a Arábia Saudita, Al Hilal, depois para os Emirados Árabes Unidos…
Conseguiu conquistar uma Champions League na Ásia e mostrou a qualidade que tem. Creio que Leonardo Jardim tinha capacidade para desafios diferentes na Europa. Sempre que há mudança de técnico em Portugal, fala-se no nome dele.
A ida dele para o Cruzeiro pode ser muito boa para voltar ao radar de Portugal. O Brasileirão é muito acompanhado aqui. O Cruzeiro se reforçou muito bem e terá um ótimo treinador com ótimos trabalhos. Nos últimos anos, ele não chamou muito a atenção, exceto pelo título da Champions da Ásia. Portanto, é uma excelente opção para o Cruzeiro.
Em termos táticos, é um treinador cujas equipes apresentam um futebol interessante, organizado defensivamente. Ele potencia muito os jogadores da frente e dá liberdade a todos eles. Certamente evoluiu em muitas questões. Ele vai voltar ao radar europeu e isso é muito importante.
Leia também:
O martelo está batido: Leonardo Jardim será o novo técnico do Cruzeiro
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…