FBL-FRA-LIGUE1-NIMES-MONACO Leonardo Jardim vai se despedir do Al Ain do Qatar rumo a Belo Horizonte. Foto: Pascal Guyot/AFP Leonardo Jardim vai se despedir do Al Ain do Qatar rumo a Belo Horizonte. Foto: Pascal Guyot/AFP

O martelo está batido: Leonardo Jardim será o novo técnico do Cruzeiro

Publicado em Esporte

Minha pergunta para a fonte é: Por gentileza, novidades sobre Leonardo Jardim no Cruzeiro? “Irá, sim”, responde ao blog às 22h26 desta segunda-feira. Está fechado! José Leonardo Nunes Alves Sousa Jardim comandará Gabriel Barbosa, Dudu e companhia por duas temporadas. Na quinta-feira passada, o mesmo contato havia indicado o encaminhamento do acerto. “Possível”, disse. Publiquei estre trecho da conversa no meu Instagram.

 

Aos 50 anos, Leonardo Jardim nasceu em Barcelona, na Venezuela, mas iniciou a carreira no futebol português. Na terra de Camões, comandou Chaves, Sporting, Braga e Beira-Mar entre os principais clubes do país. Brilhou na França ao levar o Monaco de Mbappé ao título da Ligue 1, ganhou o Campeonato Grego pelo Olympiacos, a Liga dos Campeões da Ásia com a prancheta do Al-Hilal e a Liga dos Emirados Árabes Unidos pelo Shabah Al-Ahli.

 

Quando Leonardo Jardim comandava o Monaco, fiz uma entrevista com dois jogadores brasileiros importantes na engrenagem do timaço: o zagueiro Jemerson e o volante Fabinho. Ambos deram excelentes referências sobre o profissional responsável por interromper a dinastia do Paris Saint-Germain no Campeonato Francês.

 

Leia também:

Cruzeiro precisa aprender com os equívocos do projeto esportivo do PSG

 

“Ele propõe esse tipo de jogo (ofensivo) há três temporadas. É assim desde que ele chegou. Independentemente de quem joga, sabe o jeito que ele quer, como ele gosta. Está dando certo e espero que continue assim até o fim”, disse Jemerson ao blog em 2017.

 

Leonardo Jardim foi responsável pela transformação do lateral-direito Fabinho em volante no Monaco. A mudança fez com que ele virasse peça-chave no clube francês e chamasse a atenção do Liverpool. O time inglês o contratou em 2018 por 45 milhões de euros.

 

“Mostrei a minha polivalência, que eu posso jogar e ter destaque na lateral e como volante. Estou disponível nas duas posições. O Leonardo Jardim (técnico do Monaco) sabia disso. Ele não hesitou em fazer essa mudança na minha posição, e a troca só me ajudou”, contou Fabinho ao blog na entrevista publicada em 2017.

 

À época, Leonardo Jardim fez campanha para o então técnico da Seleção Brasileira, Tite, convocar Fabinho. “Ele (Leonardo Jardim) é meu treinador. Claro que sempre vai falar bem de mim. Talvez, por ele me conhecer melhor do que o Tite, tenha dito isso (que fica surpreso pela ausência de Fabinho na Seleção). Eu fico agradecido pela admiração dele por mim. Eu até brinquei com ele: ‘Mister, depois eu também vou falar bem de você’. É um treinador que me ajudou e me fez evoluir muito”, afirmou Fabinho.

 

Leonardo Jardim será o terceiro técnico português ou naturalizado lusitano a assumir o Cruzeiro em 10 anos. Paulo Bento desembarcou na Toca da Raposa em 2016. Pepa foi escolhido na temporada de 2023. Leonardo Jardim trocará o Al Ain do Qatar pela Raposa.

 

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf