A gratidão de Filipe Luís a Arrascaeta: 25 gols e 20 assistências no ano. Foto: Adriano Fontes/Flamengo
O sucesso do Flamengo em 2025 tem nome e sobrenome: Giorgian De Arrascaeta. O uruguaio entregou o que faltou ao Cruzeiro e ao Palmeiras na temporada passada, ou seja, um meia capaz de ir muito além de fazer um time jogar. Com potencial para entregar 25 gols e 20 assistências em 64 dos 78 jogos do time no ano. O camisa 10 elevou o sarrafo e mandou os principais concorrentes ao mercado em busca de um reforço minimamente parecido.
Matheus Pereira entregou sete gols e nove assistências em 51 jogos na temporada passada. A diferença é brutal em relação à entrega de Arrascaeta no Flamengo. Portanto, Gerson chega ao Cruzeiro para ajudá-lo a fortalecer o ótimo meio de campo celeste deixar o centroavante Kaio Jorge menos sobrecarregado. Arrascaeta foi arco e flecha, inclusive nos momentos em que Pedro fez falta por causa das contusões. Assumiu papel de falso nove.
Gerson tinha dois gols e quatro assistências até deixar o Flamengo, no qual Arrascaeta ostenta o papel de maestro. Balançou a rede contra o Bayern de Munique nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Na temporada mais artilheira, o reforço da Raposa fez 13 gols e deu sete assistências sob o comando de Jorge Sampaoli no Olympique de Marselha. Tite pode fazer o mesmo com ele.
O Palmeiras encerrou o ano com uma dupla de ataque magnífica. Flaco López marcou 25 gols. Vitor Roque fez 20. No entanto, o elenco perdeu o meia-atacante goleador. Estêvão partiu rumo ao Chelsea com 12 bolas na rede. Mauricio e Facundo Torres fizeram 10 cada um. Raphael Veiga contribuiu com sete. Andreas Pereira chegou no meio da temporada. Todos muito aquém de Arrascaeta.
A diretoria alviverde sondou a situação de Thiago Almada e monitora John Arias. O argentino campeão da Copa do Mundo de 2022 tem o perfil carente no Palmeiras. Na temporada mais goleadora, balançou a rede 13 vezes e deu 16 passes para gol na temporada de 2023 do Atlanta United. Em 2024, deu liga com o recém-contratado Marlon Freitas nas conquistas do Botafogo.
John Arias teve temporada de Arrascaeta em 2022. Marcou 16 gols e deu 17 assistências em 62 jogos. O jogador do Wolverhampton é quem mais se aproxima do que o uruguaio entregou no Flamengo no ano passado e aumentaria o arsenal alviverde.
O fato é que Flamengo e Palmeiras procuram um Arrascaeta. Não é fácil achar um cara como ele, mas a última impressão do uruguaio ficou na mente dos dirigentes dos principais concorrentes rubro-negros e a mensagem é clara: não basta ter um Kaio Jorge, Vitor Roque, Flaco López ou Pedro. Um meia desequilibrante faz toda a diferença. Gerson pode dividir esse papel com Matheus Pereira no Cruzeiro. Thiago Almada, assumi-lo no Palmeira.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolima.jor
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…