O impacto de Arrascaeta no Flamengo e nos mercados de Cruzeiro e Palmeiras

Compartilhe

O sucesso do Flamengo em 2025 tem nome e sobrenome: Giorgian De Arrascaeta. O uruguaio entregou o que faltou ao Cruzeiro e ao Palmeiras na temporada passada, ou seja, um meia capaz de ir muito além de fazer um time jogar. Com potencial para entregar 25 gols e 20 assistências em 64 dos 78 jogos do time no ano. O camisa 10 elevou o sarrafo e mandou os principais concorrentes ao mercado em busca de um reforço minimamente parecido.

Matheus Pereira entregou sete gols e nove assistências em 51 jogos na temporada passada. A diferença é brutal em relação à entrega de Arrascaeta no Flamengo. Portanto, Gerson chega ao Cruzeiro para ajudá-lo a fortalecer o ótimo meio de campo celeste deixar o centroavante Kaio Jorge menos sobrecarregado. Arrascaeta foi arco e flecha, inclusive nos momentos em que Pedro fez falta por causa das contusões. Assumiu papel de falso nove.

Gerson tinha dois gols e quatro assistências até deixar o Flamengo, no qual Arrascaeta ostenta o papel de maestro. Balançou a rede contra o Bayern de Munique nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Na temporada mais artilheira, o reforço da Raposa fez 13 gols e deu sete assistências sob o comando de Jorge Sampaoli no Olympique de Marselha. Tite pode fazer o mesmo com ele.

O Palmeiras encerrou o ano com uma dupla de ataque magnífica. Flaco López marcou 25 gols. Vitor Roque fez 20. No entanto, o elenco perdeu o meia-atacante goleador. Estêvão partiu rumo ao Chelsea com 12 bolas na rede. Mauricio e Facundo Torres fizeram 10 cada um. Raphael Veiga contribuiu com sete. Andreas Pereira chegou no meio da temporada. Todos muito aquém de Arrascaeta.

A diretoria alviverde sondou a situação de Thiago Almada e monitora John Arias. O argentino campeão da Copa do Mundo de 2022 tem o perfil carente no Palmeiras. Na temporada mais goleadora, balançou a rede 13 vezes e deu 16 passes para gol na temporada de 2023 do Atlanta United. Em 2024, deu liga com o recém-contratado Marlon Freitas nas conquistas do Botafogo.

John Arias teve temporada de Arrascaeta em 2022. Marcou 16 gols e deu 17 assistências em 62 jogos. O jogador do Wolverhampton é quem mais se aproxima do que o uruguaio entregou no Flamengo no ano passado e aumentaria o arsenal alviverde.

O fato é que Flamengo e Palmeiras procuram um Arrascaeta. Não é fácil achar um cara como ele, mas a última impressão do uruguaio ficou na mente dos dirigentes dos principais concorrentes rubro-negros e a mensagem é clara: não basta ter um Kaio Jorge, Vitor Roque, Flaco López ou Pedro. Um meia desequilibrante faz toda a diferença. Gerson pode dividir esse papel com Matheus Pereira no Cruzeiro. Thiago Almada, assumi-lo no Palmeira.

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolima.jor

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Papo com Endrick: “Ir para a Copa do Mundo depende de mim, não do Lyon”

  O fim de semana pode ser especial na curta carreira de Endrick Felipe Moreira…

14 horas atrás
  • Esporte

Com Gerson no Cruzeiro, Flamengo vê maior diáspora dos ídolos de 2019

O iminente anúncio oficial da contratação do meia Gerson pelo Cruzeiro faz com que o…

1 dia atrás
  • Esporte

Brasil tem rodízio de protagonistas na Europa a 155 dias da estreia na Copa

O Brasil vê um rodízio de protagonistas a 155 dias da estreia na Copa do…

2 dias atrás
  • Esporte

Igor Thiago vira o maior artilheiro brasileiro em uma edição do Inglês

Autor de dois gols nesta quarta-feira na vitória do Brentford por 3 x 0 contra…

2 dias atrás
  • Esporte

Julio Casares e a era dos impeachments nos times do futebol brasileiro

A jovem democracia brasileira ensina o futebol a punir gestões irresponsáveis. O São Paulo Futebol…

3 dias atrás
  • Esporte

Flamengo: cadê o camisa 9 formado na base? O vício de comprar pronto

  Craque o Flamengo faz em casa, mas ultimamente não consegue formar, potencializar — e…

4 dias atrás