A primeira rodada do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos do Rio-2016 registrou a segunda maior quantidade de gols no formato com 16 países distribuídos em quatro chaves com quatro seleções. Se não fosse o festival do 0 x 0 no Grupo A, do Brasil, a largada da competição no Brasil poderia ter igualado o recorde de Roma-1960, quando a rede balançou 40 vezes.
Apesar do empate sem gols entre Brasil e África do Sul e Iraque e Dinamarca, a primeira rodada da Rio-2016 superou Sydney-2000 na comparação entre as primeiras rodadas. Há 16 anos, o torneio masculino começou com 31 gols na Austrália. No Brasil, foram 32.
Nigéria e Japão, por exemplo, contribuíram com nove gols. Ouro em Atlanta-1996, a Nigéria derrotou os nipônicos por 5 x 4 no calor da Arena da Amazônia, em Manaus. A Coreia do Sul despejou oito bolas na rede das Ilhas Fiji na Arena Fonte Nova, em Salvador, elevando ainda mais a quantidade de gols do torneio.
Na minha opinião, ao menos três seleções me impressionaram positivamente. Uma delas, o México. A atual seleção campeã olímpica deu muito trabalho para a Alemanha, que teve de buscar o empate duas vezes na Arena Fonte Nova. Os germânicos voltam a disputar o torneio depois de 28 anos — a última vez havia sido em Seul-1988.
Vice-campeão da Euro-Sub 21 no ano passado, Portugal também arrebentou na primeira rodada. Embalados pelo título da esquadra principal na Eurocopa deste ano, os lusitanos atropelaram a Argentina por 2 x 0. É bom ficar de olho nesse time.
Esperava mais da Colômbia, mas o empate por 2 x 2 com a Suécia não chega a ser uma novidade. Os europeus são os atuais campeões Sub-21. Apesar do empate por 0 x 0 com a África do Sul, o Brasil também teve lampejos de bom futebol. Brilharecos individuais, é verdade, falta ser um time para conquistar o ouro, mas é impossível descartar o time de Rogério Micale da briga pelo título dentro de casa.
Os 32 gols da primeira rodada
Grupo A
Iraque 0 x 0 Dinamarca
Brasil 0 x 0 África do Sul
Grupo B
Suécia 2 x 2 Colômbia
Nigéria 5 x 4 Japão
Grupo C
México 2 x 2 Alemanha
Fiji 0 x 8 Coreia do Sul
Grupo D
Honduras 3 x 2 Argélia
Portugal 2 x 0 Argentina
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…