Não é só no Brasil que se faz regulamento esdrúxulo: de quem será a vaga na Copa das Confederações de 2017 se Alemanha e Rússia decidirem a Euro-2016?

Compartilhe

Não é só o futebol brasileiro que tem a capacidade de elaborar regulamentos esdrúxulos. A hipótese é remota, mas a Eurocopa de 2016, na França, pode proporcionar um imbróglio no que diz respeito à distribuição de vaga para a Copa das Confederações de 2017, na Rússia.

Imagine a seguinte situação: se a final da Euro for entre Alemanha (atual campeão da Copa) e a Rússia (sede do evento teste do Mundial de 2018) chegarem à final da Euro, quem ocupará a vaga de campeão europeu no torneio da Fifa? Você responderá de bate pronto que é o terceiro colocado na Eurocopa, não é?   A resposta é: por enquanto, não há resposta…   Ao contrário da Copa do Mundo, a Eurocopa não tem a tradicional partida de disputa do terceiro lugar. Logo, caso Alemanha e Rússia decidam o título da Euro, a UEFA e a Fifa terão de apresentar uma solução para o impasse.  À primeira vista, parece impossível a Rússia chegar à decisão, mas vale lembrar que o país-sede da próxima Copa do Mundo alcançou as semifinais na Euro-2008. No passado, foi até campeã do torneio no tempo em que se chamava União Soviética.   Na edição passada da Eurocopa foi bem mais fácil de resolver. Espanha e Itália chegaram à final. La Roja conquistou o título com aquela histórica goleada por 4 x 0 sobre a Squadra Azzurra. Como era campeã mundial, veio ao Brasil para a Copa das Confederações como campeã do mundo. A Itália ocupou a vaga reservada à campeã europeia e ambas aterrissaram no nosso país.   Uma das alternativas se Alemanha e Rússia chegarem à final é usar a campanha ao longo de toda a Eurocopa. Ou o ranking da UEFA ou da FIFA. Quem sabe, na pior das hipóteses, imitar o que fez a Concacaf e organizar um mata-mata à parte para apurar quem leva a vaga. México e Estados Unidos disputaram um playoff e a seleção azteca garantiu presença na Copa das Confederações.

Além da Rússia, estão garantidos no evento-teste de 2017 da Copa do Mundo: Alemanha (campeão do mundo), Austrália (campeão da Copa da Ásia), Chile (campeã da Copa América) e México (campeão da Copa da Concacaf). Restam tr6es vagas. uma para o campeão da Copa Africana de Nações, outra para o vencedor da Copa da Oceania e uma para o vencedor da Eurocopa.

  Resumindo: não é só no Brasil que se faz regulamento esdrúxulo…

Marcos Paulo Lima

Publicado por
Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Os ritmistas de Flu e Atlético-MG: palpites da 5ª rodada do Brasileirão

Brasileirão – 5ª Rodada Fluminense x Atlético-MG Quando: 04/05/2024, às 16h, no Kléber Andrade (Cariacica)…

2 dias atrás
  • Esporte

Papo de quarta divisão: análise das estreias de Brasiliense e Real na Série D

  A primeira rodada do Grupo 5 da Série D do Campeonato Brasileiro deixou algumas…

4 dias atrás
  • Esporte

Goleador, Vinícius Junior vira carrasco dos melhores goleiros do mundo

O Fifa The Best elegeu cinco goleiros melhores do mundo diferentes nas últimas cinco edições…

5 dias atrás
  • Esporte

Paulo Pelaipe confirma ao blog acerto com o novo dono da SAF do Cruzeiro

A caminho do Cruzeiro, Paulo Pelaipe?   “Sim”, respondeu o executivo ao blog às 18h19…

5 dias atrás
  • Esporte

Gabigol é liberado no momento em que Pedro amarga 225 minutos de jejum

A liberação de Gabigol para voltar a treinar e jogar pelo Flamengo é a melhor…

6 dias atrás
  • Esporte

G-4 ignora tempo de serviço: 10 pitacos sobre a rodada 4 do Brasileirão

Resenha da 4ª rodada do Brasileirão   Prematuros A classificação após quatro rodadas do Brasileirão…

6 dias atrás