Barcelona é o ícone de uma Espanha campeã de tudo na Fifa e na Uefa. Foto: Pierre-Philippe Marcou/AFP
O terceiro título do Barcelona em quatro edições da Uefa Women’s Champions League ao derrotar o recordista Lyon por 2 x 0 no último sábado, no Estádio San Mamés, em Bilbao, com recorde de público em uma decisão continental (50.827), não é uma obra do acaso. Vale a pena observar com lupa a revolução em curso faz tempo na Espanha. Olhar para a rotina de sucesso do país ibérico em todos os torneios organizados pela Uefa e a Fifa das categorias de base ao profissional é entender a construção da hegemonia.
A Espanha é a atual campeã mundial. Ganhou a Copa em 2023 ao derrotar a Inglaterra por 1 x 0 na final, em Sydney, na Austrália. Das 23 jogadoras responsáveis pela conquista na Oceania, oito pertenciam ao Barcelona: Irene Paredes, Aitana Bonmatí, Mariona Caldentey, Alexia Putellas, Laia Codina, Maria Pérez, Salma Paralluelo e Cata Coll.
Talvez você não saiba, mas a Espanha é a atual campeã do Mundial Sub-20. Derrotou o Japão por 3 x 1 no torneio da Fifa disputado em 2022 na Costa Rica. A seleção levou 21 jogadoras ao evento. Seis delas das categorias de base do Barcelona: Mingueza, Vignola, Bartel, Paraluello, Laborde e Font.
A Espanha é atual bicampeã do Mundial Sub-17 da Fifa. Superou o México por 2 x 1 na final de 2018. Em 2022, derrotou a Colômbia por 1 x 0, na Índia. A nova potência deve buscar o tricampeonato nesta temporada, na República Dominicana.
Os êxitos nos mundiais de base e na Copa do Mundo são reflexo do sucesso no continente. A Espanha faturou quatro das últimas cinco edições da Euro Sub-19. Somente a França interrompeu a sequência. Havia cinco jogadoras do Barcelona na conquista do torneio de base em 2023, na Bélgica. O país foi campeão em 2017, 2018, 2022 e 2023.
A hegemonia se estende à Eurocopa Sub-17. A Espanha goleou a Inglaterra por 4 x 0 na decisão deste ano na Suécia. Das 20 jogadoras campeãs, seis são crias do Barcelona. Portanto, é impossível dissociar o sucesso da Espanha do investimento nas categorias de base. O Barcelona e a seleção planejavam dominar o mundo e conseguiram. Falta a inédita medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Parece questão de tempo. Paris é logo ali…
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…