Autor de um gol e de cinco assistências em 32 jogos na temporada com a camisa do Santos, o atacante brasiliense Ângelo Gabriel é uma das novidades do técnico Ramon Menezes na convocação da Seleção Brasileira Sub-20 para um torneio amistoso em Punta del Este, de 4 a 11 de setembro, contra o anfitrião Uruguai, Argentina e Uzbequistão. Os escolhidos nasceram em 2003, 2004 e 2005.
Criado na região administrativa de Samambaia, o atacante brasiliense Ângelo Gabriel Borges Damasceno tem 17 anos. Inscrito na Libertadores de 2020 pelo técnico Cuca, fez parte do elenco vice-campeão continental derrotado pelo Palmeiras na final única disputada no Maracanã. Precoce, ele é o jogador mais jovem a balançar a rede na Libertadores aos 16 anos, 4 meses e 16 dias. Referência nas divisões de base, participou da conquista do Sul-Americano Sub-15 e aparece em uma lista de 60 jovens promessas elaborada pelo jornal inglês The Guardian.
Perguntei ao técnico Ramon Menezes nesta segunda-feira sobre o processo de evolução do Ângelo até a inédita convocação para a Seleção Sub-20. “O Ângelo vem num processo de ascensão, de evolução muito grande, jogando um ótimo futebol. Ele está no radar há algum tempo. Essa é a oportunidade ideal para que a gente possa vê-lo de perto. Ele vem performando muito bem. Um jogador rápido, inteligente e confio muito no talento dele”.
Imprescindível para o Santos, Ângelo pode ter dificuldade para ser liberado. “É a primeira convocação dele, eu tenho certeza de que ele vai nos ajudar muito aqui dentro”.
Ramon Menezes convocou a Seleção Brasileira Sub-20 pela terceira vez. Dos 23 escolhidos por ele, 13 tiveram experiência com o treinador. Entre eles, o zagueiro brasiliense Robert Renan do Corinthians, campeão do Torneio de Cariacica sob a batuta do técnico. Outros 10 constam na convocação pela primeira vez. O foco está no Sul-Americano Sub-20 de 2023, na Colômbia. O torneio será seletivo para o Mundial da Indonésia.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…
Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…
Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…
O Santos não deve se ufanar de ter conquistado a Série B do Campeonato Brasileiro,…
O Candangão terá um boom de SAF’s em 2025. Dos 10 clubes candidatos ao título…
No que depender do investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) na manutenção dos gramados…