Ângelo em ação contra a Bélgica no Sub-15: velho conhecido da base. Foto: Divulgação/APFoficial
Autor de um gol e de cinco assistências em 32 jogos na temporada com a camisa do Santos, o atacante brasiliense Ângelo Gabriel é uma das novidades do técnico Ramon Menezes na convocação da Seleção Brasileira Sub-20 para um torneio amistoso em Punta del Este, de 4 a 11 de setembro, contra o anfitrião Uruguai, Argentina e Uzbequistão. Os escolhidos nasceram em 2003, 2004 e 2005.
Criado na região administrativa de Samambaia, o atacante brasiliense Ângelo Gabriel Borges Damasceno tem 17 anos. Inscrito na Libertadores de 2020 pelo técnico Cuca, fez parte do elenco vice-campeão continental derrotado pelo Palmeiras na final única disputada no Maracanã. Precoce, ele é o jogador mais jovem a balançar a rede na Libertadores aos 16 anos, 4 meses e 16 dias. Referência nas divisões de base, participou da conquista do Sul-Americano Sub-15 e aparece em uma lista de 60 jovens promessas elaborada pelo jornal inglês The Guardian.
Perguntei ao técnico Ramon Menezes nesta segunda-feira sobre o processo de evolução do Ângelo até a inédita convocação para a Seleção Sub-20. “O Ângelo vem num processo de ascensão, de evolução muito grande, jogando um ótimo futebol. Ele está no radar há algum tempo. Essa é a oportunidade ideal para que a gente possa vê-lo de perto. Ele vem performando muito bem. Um jogador rápido, inteligente e confio muito no talento dele”.
Imprescindível para o Santos, Ângelo pode ter dificuldade para ser liberado. “É a primeira convocação dele, eu tenho certeza de que ele vai nos ajudar muito aqui dentro”.
Ramon Menezes convocou a Seleção Brasileira Sub-20 pela terceira vez. Dos 23 escolhidos por ele, 13 tiveram experiência com o treinador. Entre eles, o zagueiro brasiliense Robert Renan do Corinthians, campeão do Torneio de Cariacica sob a batuta do técnico. Outros 10 constam na convocação pela primeira vez. O foco está no Sul-Americano Sub-20 de 2023, na Colômbia. O torneio será seletivo para o Mundial da Indonésia.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
A repetição é a mãe da retenção. Abel Ferreira manteve a escalação inicial do…
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…