Mata-mata tem 8 técnicos finalistas da Libertadores e/ou Sul-Americana

Compartilhe

O debate de ideias promete altíssimo nível nos playoffs da Libertadores. Explico: dos 16 técnicos classificados para as oitavas de final, seis disputaram pelo menos uma vez na vida a finalíssima do principal torneio de clubes do continente. Três deles conquistaram o título. Outros dois estampam no currículo o troféu da Copa Sul-Americana. Portanto, teremos no total oito professores com currículos relevantes na etapa de mata-mata da competição continental.

Protagonista da melhor campanha da fase de grupos, o português Abel Ferreira disputou duas decisões com o Palmeiras e ganhou ambas. Derrotou o Santos em 2020 e desbancou o Flamengo na final de 2021. O lusitano esteve nas semifinais contra o Athletico-PR no ano passado.

O Olimpia teve o segundo melhor desempenho. Sabe quem comanda o tradicional time paraguaio? Diego Aguirre! O uruguaio levou o Peñarol ao vice na temporada de 2011. Teve o azar de bater de frente com o melhor técnico brasileiro à época, Muricy Ramalho, e um Neymar impossível com a camisa do Santos. O menino brindou o alvinegro com o tri.

Quarto colocado no ranking entre os classificados, o Boca Juniors é escalado por Jorge Almirón. O técnico argentino levou o modesto Lanús à final contra o Grêmio, em 2017. O técnico argentino perdeu a taça para o iluminado Grêmio de Luan e Renato Gaúcho à época.

O Internacional aposta em Mano Menezes. Em 2007, o técnico colorado disputou o título pela primeira vez usando o agasalho do arquirrival Grêmio. Disputou o título com o Boca Juniors liderado por Miguel Russo à beira do campo e Juan Roman Riquelme dentro das quatro linhas.

Reformado depois de anunciar a aposentadoria, Luiz Felipe Scolari é um dos mais vitorioso entre os técnicos classificados para as oitavas. Ganhou uma Libertadores pelo Grêmio, em 1995, e outra no Palmeiras, em 1999. Vice em 2022 pelo Athletico-PR, é mentor, agora, do Atlético-MG.

Paulo Autuori também coleciona dois troféus. O comandante brasileiro do Atlético Nacional da Colômbia brindou o Cruzeiro com a Libertadores em 1997. Fez o mesmo na passagem pelo São Paulo, em 2005. O tricolor paulista venceu o Athletico-PR na final continental.

Dois treinadores não disputaram a final da Libertadores, mas são campeões da Sul-Americana. Martin Anselmi levou o Independiente del Valle ao título do segundo torneio mais importante do continente no ano passado contra o São Paulo. Semifinalista da Libertadores em 2012, Jorge Sampoli ganhou a Sul-Americana pela Universidade de Chile na edição de 2011.

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Racing explora vícios defensivos de Diniz e mina o Cruzeiro na final

Os times comandados pelo técnico Fernando Diniz costumam apresentar dois defeitos: sofrem muitos gols construídos…

2 horas atrás
  • Esporte

Do Mundial Sub-17 à final da Sula: Cruzeiro restaura Veron e Kaio Jorge

Há cinco anos, Gabriel Veron e Kaio Jorge brindavam o Brasil com uma virada épica…

14 horas atrás
  • Esporte

Roger Machado criou um lateral-direito e a Seleção precisa testá-lo

Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…

20 horas atrás
  • Esporte

Nations League: Sorteio das quartas reedita três finais de Copa do Mundo

O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…

1 dia atrás
  • Esporte

Ronaldo Fenômeno articula candidatura à presidência da CBF em Brasília

Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…

2 dias atrás
  • Esporte

Técnica brasiliense Camilla Orlando ganha Candangão e Paulistão em 11 meses

Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…

3 dias atrás