O debate de ideias promete altíssimo nível nos playoffs da Libertadores. Explico: dos 16 técnicos classificados para as oitavas de final, seis disputaram pelo menos uma vez na vida a finalíssima do principal torneio de clubes do continente. Três deles conquistaram o título. Outros dois estampam no currículo o troféu da Copa Sul-Americana. Portanto, teremos no total oito professores com currículos relevantes na etapa de mata-mata da competição continental.
Protagonista da melhor campanha da fase de grupos, o português Abel Ferreira disputou duas decisões com o Palmeiras e ganhou ambas. Derrotou o Santos em 2020 e desbancou o Flamengo na final de 2021. O lusitano esteve nas semifinais contra o Athletico-PR no ano passado.
O Olimpia teve o segundo melhor desempenho. Sabe quem comanda o tradicional time paraguaio? Diego Aguirre! O uruguaio levou o Peñarol ao vice na temporada de 2011. Teve o azar de bater de frente com o melhor técnico brasileiro à época, Muricy Ramalho, e um Neymar impossível com a camisa do Santos. O menino brindou o alvinegro com o tri.
Quarto colocado no ranking entre os classificados, o Boca Juniors é escalado por Jorge Almirón. O técnico argentino levou o modesto Lanús à final contra o Grêmio, em 2017. O técnico argentino perdeu a taça para o iluminado Grêmio de Luan e Renato Gaúcho à época.
O Internacional aposta em Mano Menezes. Em 2007, o técnico colorado disputou o título pela primeira vez usando o agasalho do arquirrival Grêmio. Disputou o título com o Boca Juniors liderado por Miguel Russo à beira do campo e Juan Roman Riquelme dentro das quatro linhas.
Reformado depois de anunciar a aposentadoria, Luiz Felipe Scolari é um dos mais vitorioso entre os técnicos classificados para as oitavas. Ganhou uma Libertadores pelo Grêmio, em 1995, e outra no Palmeiras, em 1999. Vice em 2022 pelo Athletico-PR, é mentor, agora, do Atlético-MG.
Paulo Autuori também coleciona dois troféus. O comandante brasileiro do Atlético Nacional da Colômbia brindou o Cruzeiro com a Libertadores em 1997. Fez o mesmo na passagem pelo São Paulo, em 2005. O tricolor paulista venceu o Athletico-PR na final continental.
Dois treinadores não disputaram a final da Libertadores, mas são campeões da Sul-Americana. Martin Anselmi levou o Independiente del Valle ao título do segundo torneio mais importante do continente no ano passado contra o São Paulo. Semifinalista da Libertadores em 2012, Jorge Sampoli ganhou a Sul-Americana pela Universidade de Chile na edição de 2011.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…