Mais meia do que nunca, Neymar exibe a nova versão aos súditos na Vila

Compartilhe

Neymar deixou o país como ponta esquerda e retorna 12 aos depois reinventado como meia esquerda. Era assim nas últimas exibições no PSG, no Al Hilal e na Seleção Brasileira. Vai ser também nos seis meses de contrato com o Santos.

O craque foi um camisa 10 na essência no segundo tempo do empate com o Botafogo de Ribeirão Preto na Vila Belmiro. Distribuiu o jogo, fez lançamentos de quem sabe tudo e mais um pouco, viu alguns companheiros se enrolarem para dominar a bola e quase fez um gol de Messi, de fora da área. O goleiro João Carlos frustrou 15.377 pagantes.

Neymar está de volta, mas causa palpitação em quem é fã do futebol dele a cada recuo para ir atrás da bola. O novo estilo de jogo o leva para o combate e aumenta o risco de lesão. O Botafogo fez 18 faltas. Cinco delas em Neymar. O craque entrou no segundo tempo. Foram 52 minutos em ação. Era parado com uma infração a cada 10 minutos. Apanhou e ainda teve de sorrir na “sessão de fotos” depois da partida com os adversários que o caçaram no gramado.

O jogador eleito número três do mundo em 2015 atrás do vice Cristiano Ronaldo e do vencedor Lionel Messi depois de dividir a artilharia da Champions League com os dois na conquista do título de 2014/2015 pelo Barcelona tentou ser generoso. Em vez de assumir o protagonismo, mostrou-se solidário ao buscar associações com Guilherme, para mim, o melhor em campo.

A aproximação entre eles indica bom caminho, assim como o papel de Tiquinho Soares fazendo o pivô. O Santos promete evoluir muito do meio para a frente. A questão é a defesa. O setor não passa confiança e causa danos como o gol de empate de Alexandre Jesus numa cobrança de escanteio.

São 11 gols sofridos no Paulistão. É preciso reforçar a retaguarda. A substituição dos dois beques não etapa final atesta a insegurança com eles. João Basso deu lugar a Luís Fellipe, e Luan Peres a Gil.

O camisa 10 foi generoso — e rancoroso — na noite do aniversário. Desabafou contra o técnico Jorge Jesus depois da partida.

“Eu estou pronto para jogar. A base de treinos eu tinha, mas eu precisava de jogos. Obviamente que fiquei muito chateado com as palavras do Jorge Jesus quando ele falou que eu não estava nas mesmas condições da equipe. Nos treinos eu demonstrava que estava, sim, apto a jogar, que estava, sim, nas mesmas condições dos outros atletas. Até porque quando a gente fazia coletivo, quem decidia era eu, quem fazia os gols era eu”, afirmou em entrevista à CazéTV.

Em seguida, usou um bordão de Tite, um dos técnicos preferidos dele, para fechar o desabafo. “Eu nem gosto de falar sobre isso, de criar polêmicas, mas é a realidade. Quando o Jorge Jesus deu essa declaração, eu sabia que, quando eu entrasse em campo, eu ia mostrar uma coisa diferente. Então, fica aí. O campo fala. O campo é o único lugar onde eu consigo me defender”, concluiu Neymar.

Como canta Lulu Santos, “há pedras no caminho, que ainda assim é belo” para Neymar. Ele assume não estar 100% e pede paciência aos torcedores e aos fãs. Certamente terá porque está em casa, à vontade, na melhor zona de conforto possível. O Peixe está pronto para deixá-lo em forma e faturar em contrapartida. Há novos patrocinadores dispostos a expor a marca na camisa valorizada pelo astro de 33 anos.

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Como Renato autossabotou sonho de assumir a Seleção e fechou com o Flu

Renato Gaúcho poderia ser um dos técnicos na lista da CBF para a sucessão de…

8 horas atrás
  • Esporte

O ato de resistência do São Paulo contra o clamor pela saída de Zubeldia

A vitória do São Paulo por 1 x 0 contra o Talleres no estádio Mario…

13 horas atrás
  • Esporte

Igor Jesus vive céu pela Seleção e inferno com Botafogo na volta a Santiago

Um dos camisas 9 testados pela Seleção na Era Dorival Jûnior, Igor Jesus viveu o…

22 horas atrás
  • Esporte

Um bate-papo com o técnico Roberto Fernandes, novo comandante do Capital

Roberto Fernandes tomava café da manhã em Boa Viagem, no Recife, onde tem residência fixa,…

1 dia atrás
  • Esporte

Racing vence Fortaleza e se consolida como antídoto aos times brasileiros

Houve um tempo em que o Boca Juniors causava terror e pânico nos times brasileiros…

2 dias atrás
  • Esporte

Roberto Fernandes assume o Capital para a Série D e a Copa do Brasil

Roberto Fernandes é o novo técnico do Capital. Ele herdará a prancheta de Marcelo Cabo.…

2 dias atrás