Palmeiras, de Luxemburgo, está invicto há 15 jogos: 11 vitórias e 4 empates. Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Protagonista do excelente resultado na altitude de La Paz na vitória desta quarta-feira sobre o Bolívar, por 2 x 1, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores, Vanderlei Luxemburgo não acumulava uma série tão longa sem derrotas desde a passagem pelo Grêmio, em 2012. O time alviverde não perde há 15 jogos. O último revés foi diante do Corinthians, em 23 de julho, pela primeira fase do Campeonato Paulista. De lá para cá, 11 vitórias e 4 empates.
Há oito anos, Luxemburgo conseguiu o mesmo feito à frente do Grêmio. Era 2012. O tricolor gaúcho também acumulou sequência de 15 partidas sem perder na soma de jogos no Brasileirão e na Copa Sul-Americana. Naquela época, foram 8 vitórias e 7 empates. A série foi quebrada pelo Millonarios da Colômbia nas quartas de final da Sul-Americana. O Grêmio fechou o Brasileirão de 2012 em terceiro lugar e conseguiu vaga para disputar a Libertadores. Detalhe: em 2011, Luxemburgo passou 23 partidas sem perder comandando o Flamengo.
Time que não perde merece atenção e respeito. O Palmeiras não encanta, mas entrega o mais difícil em um calendário tão prejudicado pela pandemia do novo coronavírus: regularidade. Ganhou o Paulistão contra o arquirrival Corinthians sem a facilidade esperada, briga pela liderança do Brasileirão com um jogo a menos e está praticamente classificado para as oitavas de final da Libertadores. Ninguém é obrigado a morrer de amores pelo trabalho de Luxemburgo, mas é preciso reconhecer a consistência do projeto até o momento. Mais à frente, o Palmeiras terá mais uma chance de título a partir das oitavas da Copa do Brasil.
A vitória sobre o Bolívar é mais um sinal de que um dos treinadores mais vitoriosos do país está concentrado no trabalho do campo. Aparentemente, parou de perder tempo com temas extracampo que tanto tiraram o foco dele em outros clubes. Luxemburgo e sua comissão técnica planejaram a partida na altitude 3.600m com treinos em La Paz e tiveram êxito.
Apesar da dificuldade, o Palmeiras se impôs em La Paz. Willian não desperdiçou o pênalti. Gabriel Menino marcou golaço do meia da rua. Por sinal, como joga bola a joia alviverde! Gostei bastante da atuação do zagueiro Gustavo Gómez e vi a melhor atuação de Rony.
O Palmeiras tem tudo para concluir a fase de grupos da Libertadores com 100% de aproveitamento, ou seja, 18 pontos em 6 jogos. É o grupo mais fácil na comparação entre os caminhos dos times brasileiros. Isso possibilita até mesmo rodar o elenco quando houver margem de segurança e dedicar-se um pouco mais ao Brasileirão e à Copa do Brasil.
O trabalho não arranca suspiros como nos bons tempos de Luxemburgo no próprio Palmeiras dos anos 1990, no Corinthians de 1998, no Cruzeiro de 2003 ou no Santos de 2004, mas é pragmático, consistente, regular a essa altura da temporada. Permite ao torcedor sonhar com pelo menos mais um título neste ano. Afinal, time que não perde tem que ser respeitado.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
A repetição é a mãe da retenção. Abel Ferreira manteve a escalação inicial do…
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…