O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) foi um dos senadores visitados por Ednaldo Rodrigues. Foto: Anny Oliveira
O modelo de gestão fechado e centralizador duramente criticado por desafetos e até aliados na grave crise administrativa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no fim do ano passado, apaziguada no início de 2024 por uma liminar do STF, ensinou na marra o presidente Ednaldo Rodrigues a se abrir ao diálogo com clubes, federações e a interagir pessoalmente com os três poderes na capital do país.
Um dia depois de receber os times da Série A do Campeonato Brasileiro na sede da CBF no Conselho Técnico Extraordinário sobre as enchentes no Rio Grande do Sul e de acertar a retomada da competição a partir deste sábado, o dirigente desembarcou na manhã desta terça-feira em Brasília para uma visita institucional relâmpago a senadores no Congresso Nacional e ao governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha, com quem almoçou na casa do chefe do executivo local antes do retorno ao Rio de Janeiro.
O blog apurou que um dos motivos da passagem do dirigente pela capital é a Copa do Mundo Feminina de 2027. No último dia 17, o Brasil superou a candidatura conjunta da Alemanha, Bélgica e Holanda na Assembleia Geral da Fifa e conquistou o direito de receber o evento.
O dossiê vitorioso apresentado pelo país tem vários pontos vinculadas justamente a garantias do Congresso Nacional. Uma fonte disse ao blog que Ednaldo Rodrigues pediu apoio a líderes do senado a algumas mudanças na legislação necessárias para a adequação do caderno de encargos do Comitê Organizador Local (COL) ao padrão Fifa. Foi assim também há 10 anos nos preparativos para a versão masculina da Copa do Mundo de 2014.
Pelo menos três senadores receberam a cúpula da CBF: Eduardo Gomes (PL-TO), Chico Rodrigues (PSB-RR) e o conterrâneo Jacques Wagner (PT-BA), um dos pilares de sustentação do dirigente na luta pela permanência do cartola na entidade depois do cabo de guerra jurídico iniciado no fim do ano passado. O blog apurou que o deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF), o presidente da Federação de Futebol do DF Daniel Vasconcelos, da da Bahia Ricardo Lima e do Espírito Santo Gustavo Vieira acompanharam o corpo a corpo de Ednaldo Rodrigues com parlamentares no Congresso Nacional.
Um dos anfitriões, o senador pernambucano por Roraima, Chico Rodrigues, falou sobre o encontro em um bate-papo com o blog. “Foi uma visita de cortesia. Ele tem feito isso com alguns parlamentares. Ele é uma pessoa muito simples, mas com propósitos elevados em relação ao futebol brasileiro. Isso me chamou atenção. Falamos sobre o fortalecimento de todas as divisões. Temos dois novos times com potencial em Roraima. A nossa expectativa melhorou. O sonho de lá é subir da quarta para a terceira divisão. Os times do estado do Amazonas estão nos inspirando. O Amazonas foi campeão da Série C em 2023 e está na Série B. Falamos também sobre o investimento em talentos da Região Norte. O (volante) Thiago Maia, que jogou na Seleção olímpica, na França, no Flamengo e está no Internacional, é de Boa Vista, Roraima. O Weverton, goleiro do Palmeiras, é do Acre, outra descoberta”, lembrou.
Afastado da CBF em 7 dezembro do ano passado, Ednaldo Rodrigues retornou em janeiro amparado por uma liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal. O aval está na pauta do STF para ser julgada pelo pleno. O cartola aproveitou a manhã para articulações políticas e jurídicas pela permanência no cargo até o fim do mandato. A visita ao senador Chico Rodrigues não é aleatória. Roraima é um dos alicerces da gestão do presidente da CBF. A federação é comandada por Zeca Xaud. Ele e o filho, Samir Xaud, são aliados incondicionais de Ednaldo Rodrigues.
Na sequência, foi recebido na residência do governador Ibaneis Rocha para agradecê-lo pelo apoio do GDF à candidatura vitoriosa do Brasil a sede da Copa do Mundo de 2027. O Estádio Nacional Mané Garrincha receberá cinco partidas na fase de grupos: uma nas oitavas, uma nas quartas e uma na semifinal.
“Todos os preparativos estão sendo feitos para a gente receber não só os moradores da nossa cidade no nosso estádio, mas também os nossos visitantes. Brasília será palco mais uma vez, e uma das sedes dessa Copa que é muito importante para o turismo da nossa cidade, para aqueles que gostam do futebol e certamente será um evento de grande repercussão nacional e colocará a capital como referência mundial”, disse Ibaneis Rocha.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…