As oitavas de final da Libertadores podem ter até quatro técnicos campeões do torneio continental. Todos empregados em clubes brasileiros. Fernando Diniz, Abel Ferreira e Tite estão garantidos na fase de mata-mata. Renato Gaúcho depende da performance do Grêmio em dois jogos remanejados na tabela devido às enchentes no Rio Grande do Sul.
Atual campeão, Fernando Diniz classificou o Fluminense com a quarta melhor campanha da primeira fase. A missão do treinador tricolor é repetir o feito recente de Abel Ferreira. O português do Palmeiras enfileirou dois títulos consecutivos nas edições de 2020 e 2021.
Presente em todas as fases de mata-mata desde que assumiu o Palmeiras em novembro de 2020, o lusitano registrou a terceira melhor campanha da fase de grupos e mantém o sonho de igualar Osvaldo Zubeldía em número de títulos. O argentino protagonizou um tricampeonato nas temporadas de 1968, 1969 e 1970 da Libertadores.
Campeão da Libertadores em 2012 pelo Corinthians, Tite retorna ao mata-mata depois de oito anos. A última participação havia sido em 2015 também pelo time paulista. Foi eliminado nas oitavas de final pelo Guaraní do Paraguai por 3 x 0 no placar agregado. A missão agora é com a prancheta do Flamengo, o terceiro melhor segundo colocado.
O quarto técnico campeão da Libertadores na próxima fase pode ser Renato Gaúcho. O mentor do título do Grêmio em 2017 depende dos resultados contra o concorrente Huachipato e o eliminado Estudiantes para confirmar (ou não) a presença no mata-mata.
A lista dos times classificados para as oitavas tem outros treinadores de chegada. O técnico do São Paulo, Luis Zubeldía, é o atual campeão da Copa Sul-Americana. Levou a LDU ao título na temporada passada contra o Fortaleza na decisão por pênaltis.
Jorge Almirón está novamente entre os 16 melhores da Libertadores. Depois de levar o Lanús (2017) e o Boca Juniors (2023) ao vice no torneio continental. o argentino credenciou o Colo-Colo a figurar nas oitavas de final com a pior campanha entre os 16 clubes.
Diego Aguirre é outro técnico persistente. Em 2011, guiou o Peñarol até a final contra o Santos de Neymar. Perdeu o título para o colega Muricy Ramalho. De volta ao tradicional time uruguaio, qualificou o time aurinegro para as oitavas de final no grupo do Atlético-MG.
Entre os clubes, as oitavas de final podem reunir até 11 campeões continentais na próxima fase. Dez estão confirmados: River Plate, Atlético-MG, Palmeiras, Fluminense, São Paulo, Peñarol, Flamengo, Nacional, San Lorenzo e Colo-Colo. O tricampeão Grêmio disputa a última vaga com Huachipato do Chile e The Strongest da Bolívia.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
O Botafogo perdeu o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro na noite deste sábado porque é…
Os times comandados pelo técnico Fernando Diniz costumam apresentar dois defeitos: sofrem muitos gols construídos…
Há cinco anos, Gabriel Veron e Kaio Jorge brindavam o Brasil com uma virada épica…
Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…
O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…