Libertadores pode ter até quatro técnicos campeões do torneio nas oitavas de final

Compartilhe

As oitavas de final da Libertadores podem ter até quatro técnicos campeões do torneio continental. Todos empregados em clubes brasileiros. Fernando Diniz, Abel Ferreira e Tite estão garantidos na fase de mata-mata. Renato Gaúcho depende da performance do Grêmio em dois jogos remanejados na tabela devido às enchentes no Rio Grande do Sul.

Atual campeão, Fernando Diniz classificou o Fluminense com a quarta melhor campanha da primeira fase. A missão do treinador tricolor é repetir o feito recente de Abel Ferreira. O português do Palmeiras enfileirou dois títulos consecutivos nas edições de 2020 e 2021.

Presente em todas as fases de mata-mata desde que assumiu o Palmeiras em novembro de 2020, o lusitano registrou a terceira melhor campanha da fase de grupos e mantém o sonho de igualar Osvaldo Zubeldía em número de títulos. O argentino protagonizou um tricampeonato nas temporadas de 1968, 1969 e 1970 da Libertadores.

Campeão da Libertadores em 2012 pelo Corinthians, Tite retorna ao mata-mata depois de oito anos. A última participação havia sido em 2015 também pelo time paulista. Foi eliminado nas oitavas de final pelo Guaraní do Paraguai por 3 x 0 no placar agregado. A missão agora é com a prancheta do Flamengo, o terceiro melhor segundo colocado.

O quarto técnico campeão da Libertadores na próxima fase pode ser Renato Gaúcho. O mentor do título do Grêmio em 2017 depende dos resultados contra o concorrente Huachipato e o eliminado Estudiantes para confirmar (ou não) a presença no mata-mata.

A lista dos times classificados para as oitavas tem outros treinadores de chegada. O técnico do São Paulo, Luis Zubeldía, é o atual campeão da Copa Sul-Americana. Levou a LDU ao título na temporada passada contra o Fortaleza na decisão por pênaltis.

Jorge Almirón está novamente entre os 16 melhores da Libertadores. Depois de levar o Lanús (2017) e o Boca Juniors (2023) ao vice no torneio continental. o argentino credenciou o Colo-Colo a figurar nas oitavas de final com a pior campanha entre os 16 clubes.

Diego Aguirre é outro técnico persistente. Em 2011, guiou o Peñarol até a final contra o Santos de Neymar. Perdeu o título para o colega Muricy Ramalho. De volta ao tradicional time uruguaio, qualificou o time aurinegro para as oitavas de final no grupo do Atlético-MG.

Entre os clubes, as oitavas de final podem reunir até 11 campeões continentais na próxima fase. Dez estão confirmados: River Plate, Atlético-MG, Palmeiras, Fluminense, São Paulo, Peñarol, Flamengo, Nacional, San Lorenzo e Colo-Colo. O tricampeão Grêmio disputa a última vaga com Huachipato do Chile e The Strongest da Bolívia.

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Como a ingenuidade de Filipe Luís virou arma contra o Flamengo

As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…

7 horas atrás
  • Esporte

Gama sofreu apenas um gol em mata-mata com o técnico Luiz Carlos Souza

Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…

20 horas atrás
  • Esporte

Botafogo sofre com a falta de variação tática sob o comando de Anselmi

O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…

1 dia atrás
  • Esporte

Saída de Coutinho do Vasco expõe relação tóxica entre ídolos e torcidas

Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…

2 dias atrás
  • Esporte

O papelão de Mourinho ao minimizar denúncia de racismo contra Vinicius Junior

José Mourinho é um dos melhores técnicos do século 21. Levou o Porto ao título…

3 dias atrás
  • Esporte

Estaduais deveriam adotar modelo da Copa do Brasil para times da Série A

A Copa do Brasil, com início nesta terça-feira, tem o antídoto contra a maratona insana…

4 dias atrás