Lembra da proposta de limitar a troca de técnicos no Brasileirão? Único que votou a favor, Atlético-MG terá terceiro treinador no ano

Compartilhe

Com a demissão de Rodrigo Santana na noite deste domingo depois da derrota do Atlético-MG para o Grêmio, por 4 x 1, o Campeonato Brasileiro tem nove trocas de treinador em 17 dias. A contar de 26 de setembro, São Paulo, Cruzeiro, Fortaleza, Fluminense, Ceará, Botafogo, Internacional, Avaí e Atlético-MG mudaram o comandante. Isso representa quase metade dos 20 times da Série A. Levando em conta toda a competição, são 19 trocas em 25 rodadas. Grêmio, Corinthians, Bahia, Athletico-PR e Santos são as exceções. Renato Gaúcho, Fabio Carille, Roger Machado, Tiago Nunes e Jorge Sampaoli estão no cargo desde o início.

Curiosamente, em fevereiro, o Atlético foi o único entre os 20 clubes que votou a favor da proposta que limitava a uma a quantidade de demissões no Campeonato Brasileiro. Na época, o vice de futebol Lásaro Cândido justificou assim a postura do Galo…

“Em relação à proposta que limitava a demissão de técnicos na competição, votou o Atlético por sua aprovação com algumas ressalvas e ajustes, demissão do próprio técnico, doença ou demissão por justa causa. Considerou o Atlético que trocas de técnicos durante a competição não melhoram o futebol, há que se romper essa ‘cultura’ de mudança de técnico como ‘solução’ para o desempenho dos clubes”, escreveu o dirigente na conta pessoal no Twitter.

“Trocas de técnicos durante a competição não melhoram o futebol, há que se romper essa ‘cultura’ de mudança de técnico como ‘solução’ para o desempenho dos clubes. A proposta do Flamengo, aprovada pelos clubes com voto contrário do Atlético, que dá liberdade total aos clubes para mudanças de técnico sem qualquer regra, não contribui para evolução do futebol praticado no país”

Lásaro Cândido, vice de futebol do Atlético-MG, em 23 de fevereiro

É a segunda vez que o Galo demite treinador neste ano. Em abril, Levir Culpi perdeu o emprego após sofrer goleada por 4 x 1 para o Cerro Porteño pela fase de grupos da Copa Libertadores da América. A contar de 2015, ou seja, em quatro anos, passaram pelo clube Levir Culpi (duas vezes), Diogo Giacomini, Diego Aguirre, Marcelo Oliveira, Roger Machado, Rogério Micale, Oswaldo de Oliveira, Thiago Larghi e Rodrigo Santana.

Na época da discussão do projeto, o Galo foi voto vencido no Conselho Técnico da CBF. O Flamengo defendeu a manutenção da liberdade dos clubes para trocarem de técnico quantas vezes quiserem. O líder da Série A trocou Abel Braga por Jorge Jesus nesta temporada.

“A proposta do Flamengo, aprovada pelos clubes com voto contrário do Atlético, que dá liberdade total aos clubes para mudanças de técnico sem qualquer regra, não contribui para evolução do futebol praticado no país. As competições do futebol devem ser moduladas por regras com imposição de limite de trocas de atletas e técnicos, inspiradas inclusive no fair play financeiro e desportivo”, acrescentou Lásaro Cândido.

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Os ritmistas de Flu e Atlético-MG: palpites da 5ª rodada do Brasileirão

Brasileirão – 5ª Rodada Fluminense x Atlético-MG Quando: 04/05/2024, às 16h, no Kléber Andrade (Cariacica)…

2 dias atrás
  • Esporte

Papo de quarta divisão: análise das estreias de Brasiliense e Real na Série D

  A primeira rodada do Grupo 5 da Série D do Campeonato Brasileiro deixou algumas…

5 dias atrás
  • Esporte

Goleador, Vinícius Junior vira carrasco dos melhores goleiros do mundo

O Fifa The Best elegeu cinco goleiros melhores do mundo diferentes nas últimas cinco edições…

5 dias atrás
  • Esporte

Paulo Pelaipe confirma ao blog acerto com o novo dono da SAF do Cruzeiro

A caminho do Cruzeiro, Paulo Pelaipe?   “Sim”, respondeu o executivo ao blog às 18h19…

6 dias atrás
  • Esporte

Gabigol é liberado no momento em que Pedro amarga 225 minutos de jejum

A liberação de Gabigol para voltar a treinar e jogar pelo Flamengo é a melhor…

6 dias atrás
  • Esporte

G-4 ignora tempo de serviço: 10 pitacos sobre a rodada 4 do Brasileirão

Resenha da 4ª rodada do Brasileirão   Prematuros A classificação após quatro rodadas do Brasileirão…

6 dias atrás