Vinicius Junior comemora gol contra o Paraguai na Copa América. Foto: Buda Mendes/Getty Images via AFP
Artilheiro da Seleção Brasileira na Copa América com dois gols na partida contra o Paraguai, o atacante Vinicius Junior inspirou e batiza a Lei Vinicius Jr. sancionada nesta quarta-feira pela governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal. Criada pelo deputado Max Maciel (Psol), a Política Distrital Vinicius Jr. combaterá o racismo em estádio e arenas esportivas do DF.
“Estamos abrindo canais de diálogo com toda a sociedade por meio de informações e campanhas educativas. Tolerância zero aos crimes de racismo aqui no DF!”, declarou Celina Leão nas redes sociais no início da noite desta quarta-feira.
O projeto de lei 429/2023 havia sido aprovado em junho do ano passado pela Câmara Legislativa. “Em 2023 o jogador Vinícius Jr. foi vítima de ataques racistas durante um jogo do Campeonato Espanhol. A discriminação sofrida pelo jogador reverberou nos principais canais midiáticos do mundo e, devido a sua notoriedade, Vini Jr. se tornou símbolo de resistência”, argumentou o deputado Max Maciel. O artigo 2º da Lei diz: “A política visa ao combate ao racismo em estádios e arenas esportivas, buscando transformá-los em espaços de conscientização racial para toda a comunidade esportiva”.
Alguns pontos foram vetados em relação ao texto original. Havia previsão de divulgação e realização de campanhas educativas de combate ao racismo nos períodos de intervalo; a interrupção da partida em andamento em caso de denúncia ou reconhecida manifestação de conduta racista ou discriminatória por qualquer pessoa presente, e a criação e ampla divulgação de medidas de acolhimento e auxílio disponibilizados ao denunciante.
O texto tamkbém tornava facultativo o encerramento total da partida em caso de conduta racista praticada por grupo de pessoas ou em caso de reincidência de reconhecida manifestação de conduta racista. Previa também a criação de um Protocolo de Combate ao Racismo em estádios e arenas esportivas. A sugestão de um rito para apresentação e apuração das denúncias é o outor ponto retirado da lei.
Post atualizado às 20h desta quarta-feira
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…