Lambança obriga o Candangão a usar regulamento velho em mata-mata com regra nova

Compartilhe

Já ouviu falar de remendo velho em roupa nova?

Por causa de uma trapalhada, a Federação de Futebol do Distrito Federal teve de retroceder nesta segunda-feira nas regras da fase de mata-mata do Campeonato Candango. Motivo: mudou o regulamento fora do prazo, não pediu autorização ao Conselho Nacional do Esporte (CNE) e o texto do campeonato de 2017 estava desrespeitando o Estatuto de Defesa do Torcedor.

O artigo 9 da Lei 10.671 exige que a fórmula de disputa de uma competição se repita na íntegra por dois anos consecutivos. O texto até permite a possibilidade de alteração na fórmula de disputa, desde que o CNE aprove. É o que aconteceu, por exemplo, no Campeonato Maranhense deste ano. A resposta positiva do CNE à solicitação foi publicada no Diário Oficial da União, em 20 de janeiro de 2017, assinada inclusive pelo ministro do Esporte.

O regulamento de 2016 do Candangão previa chaves móveis na fase de mata-mata, ou seja, os cruzamentos das semifinais não ficavam engessados. O de 2017 trouxe mudança aprovada pela maioria dos clubes. O capítulo II, artigo 4º, parágrafo 4º da bula deste ano previa chaves fixas, com quatro clubes de um lado e outros quatro do outro. Na prática, o vencer dos duelos 67 e 71 das quartas de final, entre o Ceilândia, time de melhor campanha da primeira fase, contra o Luziânia, teria necessariamente de enfrentar o remanescente dos confrontos 70/74, entre Santa Maria ou Sobradinho. Do outro lado, o sobrevivente dos jogos 68/72, entre Real e Brasiliense, encararia obrigatoriamente quem passasse nas partidas 69/73, entre Sobradinho e Santa Maria. Consequentemente, o formato de 2017 impediria, por exemplo, um clássico entre Brasiliense e Gama na finalíssima. O Jacaré terminou a primeira fase em segundo lugar e o alviverde, em terceiro.

Só faltou a FFDF combinar a atualização no regulamento com  o Conselho Nacional do Esporte. Como a entidade nem sequer fez o pedido de autorização ao CNE, terá de usar remendo velho em roupa nova na fase de mata-mata, ou seja, o regulamento de 2016, com possibilidade de chaves móveis. Uma lambança total.

As regras do mata-mata de 2017 (E) e a de 2016 (D) do Campeonato Candango

Com isso, os confrontos das semifinais serão definidos de acordo com a pontuação nos confrontos das quartas de final, como manda a regra do ano passado. O parágrafo 4º do regulamento de 2016 diz: “Na terceira fase (semifinal), as 4 (quatro) equipes classificadas na fase anterior farão jogos de ida e volta, com mando de campo da segunda partida para a equipe de maior pontuação anotada na fase anterior (quartas de final), persistindo a igualdade em número de pontos e saldo de gols, a partida será definida através de cobrança de pênalti, classificando-se para a final as (duas) equipes.  Neste caso, há, sim, possibilidade de semifinal ou até mesmo de uma decisão do campeonato entre Brasiliense e Gama.

No início deste ano, várias federações, entre elas a do Rio de Janeiro e do Maranhão, foram obrigadas a mudar o regulamento dos seus estaduais para adequação, principalmente, ao calendário. Todas agiram dentro da legalidade. Pediram autorização ao Conselho Nacional do Esporte e foram atendidos.  No caso do Campeonato Maranhense, o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, emitiu parecer favorável: “Aprovar o novo calendário anual de eventos e regulamento do Campeonato Estadual de Futebol da Série A de Profissionais do Maranhense 2017”. Como aqui no DF não foi assim, a ordem é usar remendo velho em roupa nova.

Resposta do CNE à Federação Maranhense no início do ano

QUARTAS DE FINAL DO CANDANGÃO

Datas e horários dos confrontos

Jogos de ida

Sábado, 8/4

Paracatu x Gama

16h – Frei Norberto

Santa Maria x Sobradinho

16h – Bezerrão

Domingo, 9/4

Luziânia x Ceilândia

15h30 – Serra do Lago

Real x Brasiliense

15h30 – Mané Garrincha

Jogos de volta

Quinta-feira, 13/4

Ceilândia x Luziânia

15h30 – Abadião

Brasiliense x Real

20h – Mané Garrincha

Domingo, 16/4

Sobradinho x Santa Maria

11h – Mané Garrincha

Gama x Paracatu

15h30 – Mané Garrincha

*Jogos da volta sujeitos a alteração.

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Brasil 4 x 0 Peru: Vitória da convicção de Dorival no sistema 2-3-5

Dorival Júnior é brasileiro e não desiste nunca. Ele quer uma Seleção agressiva no sistema…

2 dias atrás
  • Esporte

Dribles curtos: Almoço de Ibaneis com federações, coquetel da CBF, CPI…

Ibaneis, CBF e Federações O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), convidou o presidente…

3 dias atrás
  • Esporte

Seleção rejuvenesce 2,6 anos a fórceps e terá média de 26 anos no Mané

Se a questão é faixa etária, a Seleção entrará em campo dois anos e seis…

3 dias atrás
  • Esporte

Bezerrão ameniza desgosto da CBF com falta de estrutura para a Seleção

A falta de um Centro de Treinamento de ponta no Distrito Federal para a Seleção…

6 dias atrás
  • Esporte

Dorival Júnior convoca Matheus Pereira para jogo do Brasil contra o Peru em Brasília

A Seleção Brasileira tem um novo convocado para s partida contra o Peru na terça-feira,…

7 dias atrás
  • Esporte

Dorival Júnior ativa modo Ceará e vira jogo pela primeira vez na Seleção

Dorival Júnior fez bons trabalhos nos últimos três clubes. A gente lembra do São Paulo…

1 semana atrás