Evandro Mota Evandro Mota e Jorge Jesus na passagem pelo Benfica: amigos. Foto: Reprodução/Luís Manuel Neves/record.pt: Evandro Mota e Jorge Jesus na passagem pelo Benfica: amigos.

Jorge Jesus deve levar amigo consultor motivacional brasileiro para o Flamengo; saiba quem é ele

Publicado em Esporte

Em um novo bate-papo com um amigo de Jorge Jesus, soube na noite de sábado que o novo técnico do Flamengo estuda levar para o clube um grande amigo brasileiro que trabalhou com ele no Benfica e no Sporting: o engenheiro, coach, palestrante e consultor de melhoria de desempenho por meio da implantação da mentalidade de campeão Evandro Mota. Assim o profissional querido pelo treinador português se apresenta em seu site oficial.

O profissional não seria novidade no clube carioca. Evandro Mota tem algumas passagens pelo Flamengo. Em 1996, foi contratado pelo então presidente Kleber Leite e auxiliou o time na campanha do vice-campeonato na extinta Supercopa dos Campeões da Libertadores. Cinco anos depois, colaborou com Carlinhos na conquista da Copa Mercosul 1999. Em 2004, trabalhou com Abel Braga no título carioca e no vice da Copa do Brasil contra o Santo André.

Autor dos livros Algumas maneiras de fazer alguém feliz, O prazer da vitória, Nada do que foi será…, e Escolhas e Consequências — O destino em suas mãos; Evandro Mota também fez parte do projeto de Carlos Alberto Parreira na campanha do tetra nos Estados Unidos, em 1994, e na Copa de 2006. Em 1998, trabalhou com Mário Jorge Lobo Zagallo na trajetória do vice na Copa da França. O Brasiliense foi cliente de Evandro Mota no vice do Candangão 2001, no título de 2005 e nas conquistas da Série C (2002) e B (2004).

A fonte portuguesa conta. “Eles se conheceram no Benfica. A amizade vem de lá. Evandro também acompanhou Jorge Jesus quando ele foi para o Sporting. São muito amigos”, reforça.

Evandro Mota desembarcou no Benfica na temporada 2012/2013. Chegou ao clube com Jorge Jesus. A aba áreas de atuação do site do consultor motivacional fala sobre a passagem pelo clube português. Em 2012 criou e, até junho de 2015, coordenou o Gabinete de Excelência Competitiva (GEC) no Sport Lisboa e Benfica (Portugal). Neste período, esta Metodologia contribuiu na preparação da equipe profissional daquele clube, que alcançou na temporada 2013/14 a quinta colocação do Ranking da UEFA e duas finais consecutivas da Liga Europa. “No âmbito Nacional, o Benfica conquistou seis títulos neste período, com um bicampeonato nacional que não conseguia havia mais de 30 anos e na temporada 2013/14 conquistou todas as quatro competições portuguesas, algo até então inédito”, orgulha-se.

Em julho de 2015, Evandro Mota se transferiu para o Sporting com Jorge Jesus e colaborou na conquista da Supertaça de Portugal. A passagem de Evandro Mota pelo clube terminou de forma polêmica. A diretoria não aceitou mais desembolar o salário anual de 250 mil euros.

Numa entrevista em 2017 ao site mazzuia.com, Evandro Mota exaltou ao seu estilo o trabalho de Jorge Jesus. “A melhor maneira de não ser afetado pela “chuva” de comentários, sejam positivos ou negativos, é o treinador ter confiança plena no seu trabalho e estar realmente focado nele. E isso o Jorge Jesus tem de sobra. É um dos melhores treinadores do mundo na atualidade. O seu conhecimento sobre futebol, a sua tecnologia de treinamento e o método muito especial de montar equipes e desenvolver os atletas o tornam único”, elogiou.

Evandro Mota acrescenta: “Jorge Jesus é o treinador mais vitorioso da história do Benfica. Tive o prazer e o privilégio de acompanhá-lo ao longo dos últimos quatro anos. Sua paixão pelo que faz e a sua competência o tornam reconhecido não só entre os treinadores europeus, mas também entre os seus atletas e seus ex-atletas”, testemunha. O blog tentou contato com Evandro Mota, mas o consultor motivacional não atendeu nem respondeu as mensagens.

Nos bastidores, a confecção a minuta do contrato de Jorge Jesus com o Flamengo começará a ser preparada, analisada e revisada nesta segunda-feira e deverá ser concluída até quarta. O técnico irá ao Rio para assinar o contrato e conhecer a estrutura do clube. O treinador pretende mudar de Lisboa para o Rio em 15 dias.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/