Jorge Jesus Jorge Jesus elegerá até seis colaboradores para levar ao Rio e deseja morar na Barra. Foto: Carlos Costa/AFP Jorge Jesus elegerá até seis colaboradores para levar ao Rio e deseja morar na Barra

Ligação para Lisboa: conheça pequenos detalhes do acerto de Jorge Jesus com o Flamengo

Publicado em Esporte

Conversei na noite de sexta-feira e início da manhã deste sábado com um influente amigo do novo técnico do Flamengo, Jorge Jesus. Foram conversas longas e com informações importantes. Ele já bancava que a contratação estava 90% fechada. Os outros 10% do “download” foram concluídos na manhã deste sábado. Voltamos a conversar e ele confirmou a notícia publicada primeiro no portal globoesporte.com. “Sim, está fechado por um ano, falta apenas formalizar contrato e assinar na próxima semana”.

A fonte respondeu a algumas perguntas sem dar voltas, com objetividade. De Lisboa, contou ao blog que o técnico português de 64 anos embarcou rumo a Madri para o encontro com o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, convicto do acerto e com algumas decisões tomadas.

Vamos a elas…

Jorge Jesus trará para o Brasil seis colaboradores, quatro a menos do que levou para o último clube em que ele trabalhou — o Al-Hilal da Arábia Saudita.  Os demais membros da comissão técnica serão do próprio Flamengo. Ele está quebrando a cabeça para fechar o grupo. O treinador tem vários homens de confiança.

O amigo dá nome aos profissionais. Jorge Jesus gosta do auxiliar João de Deus. Antes, tinha Raúl Jesus como braço direito. Não abre mão dos preparadores físicos Mário Monteiro e Márcio Sampaio; e do adjunto deles, Pedro Alexandre. Curte o trabalho do assistente Rodrigo Quintas e do observador-técnico (popular espião) Gil Henriques. O preparador de goleiros predileto de Jorge Jesus é Vitor Valente. Outro nome querido pelo chefe da comissão técnica é João Carlos Novo de Araújo Gonçalves, chamado carinhosamente de Tuck lá em Portugal. Durante a conversa, o amigo de Jorge Jesus reforça e diz que o técnico escolherá até seis colaboradores.

Antes do embarque para Madri, Jorge Jesus havia até escolhido o bairro em que deseja morar no Rio. “Está decidido: Barra”, responde o amigo, referindo-se à Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, na mesma região do Centro de Treinamento Ninho do Urubu, em Vargem Grande. Acrescenta que Jorge Jesus ainda decidirá se prefere apartamento ou casa em um condomínio fechado e que gente do estafe dele — inclusive um português do estafe do técnico que morou na Zona Sul — já mapeia imóveis.

Convicto de cada passo da transação iniciada, segundo ele, na quarta-feira, o amigo afirma que o contrato ainda não será assinado neste sábado, em Madri. “Está fechado. Falta agora formalizar contrato e assinar. Isso não deve acontecer antes de terça ou quarta-feira. Deve ser oficializado no Rio”.

Durante a entrevista, o amigo de Jesus interrompe a conversa e envia um link da declaração do ídolo aposentado do Flamengo Julio Cesar sobre Jorge Jesus. Ambos trabalharam juntos no Benfica. Em Madri, o ex-goleiro enche a bola do técnico português. A fonte brinca: “E se perguntarem para David Luiz, Luisão, Ramires, Jonas e outros que foram treinados por ele, ouvirão o mesmo”.

No fim da conversa, questiono por que Jorge Jesus não teve oportunidade de comandar a seleção de Portugal. “Ele nunca quis. Gosta de trabalhar diariamente com jogadores. Recentemente, recusou dois convites de duas seleções”, jura.

Informado de que Jorge Jesus é o terceiro técnico português do Flamengo — Ernesto Santos (1947) e Cândido de Oliveira (1950) foram os anteriores —, o amigo do técnico encerra a conversa com uma lembrança. “Sim, Cândido dá nome à Taça de Portugal, equivalente à vossa Copa do Brasil. O Cândido foi também fundador do jornal A Bola”, lembra. Na verdade, corrige o amigo João Bernardo no Twitter, Cândido de Oliveira dá nome à Supertaça de Portugal, disputada entre o vencedor do Campeonato Português e o campeão da Taça de Portugal.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/