Internacional busca o titulo inédito contra o tricampeão Corinthians. Foto: Thaís Magalhães/CBF
Finalista da Série A1 pela primeira vez, o Internacional pode se tornar a quarta camisa pesada do futebol nacional a ostentar os títulos do Campeonato Brasileiro nas versões feminina e masculina. Tricampeão com eles em 1975, 1976 e 1979, o Colorado busca a conquista inédita com as Gurias Coloradas neste sábado, às 14h, na Neo Química Arena, contra o Corinthians.
Resistentes a investir em um departamento de futebol feminino, os times grandes do país engatinham em seus projetos. Assumido pela Confederação Brasileira de Futebol em 2013, o campeonato teve apenas três camisas pesadas campeãs: o tricampeão Corinthians (2018, 2020 e 2021), o Flamengo (2016) e o Santos (2017). Os outros vencedores da primeira divisão foram projetos sérios como o da Ferroviária (2014 e 2019), Rio Preto (2015) e Centro Olímpico (2013).
Entre os vice-campeões nessas 10 edições, há outros dois times pequenos que impulsionaram o futebol feminino. São os casos do Avaí Kindermann, de Santa Catarina, derrotado pelo Corinthians na final de 2020, e o São José-SP, segundo colocado em 2013 e 2015. São Paulo e Cruzeiro disputaram a final da A2 em 2019. O Botafogo foi vice da segunda divisão em 2020 e o Atlético-MG no ano passado. O Athletico-PR perdeu o título deste ano para o Ceará.
Vergonhosamente, muitos clubes de ponta do futebol brasileiro passaram a investir no futebol feminino depois de uma exigência da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) em 2016: um dos requisitos para disputar a Libertadores era ter um time de futebol feminino. A regra passou a valer em 2019 com a entrada em vigor do novo regulamento de licenciamento.
De lá para cá, houve uma correria para a montagem de departamentos de futebol feminino profissional e de base e da estrutura necessária para a atividade das jogadoras. Na correria, houve até quem firmasse parceria a toque de caixa a fim de ter um elenco para chamar de seu.
Protagonistas da final nesta sexta-feira, Corinthians e Internacional estão na contramão. Ambos têm projetos consolidados. O time paulista é uma referência mundial no futebol feminino. Coleciona títulos nacionais e internacionais. É tricampeão da Libertadores Feminina.
O Internacional não investe no futebol feminino por modinha nem pressão de estatutos. É um dos pioneiros no país. Incentiva desde 1983. Alcançou o terceiro lugar no Brasileirão de 1987. O projeto passou por processo de modernização a partir de 1996 sob o comando de Eduarda Luizelli, a Duda. A dirigente deixou como legado nível de excelência antes de partir para o desafio de trocar as Gurias Coloradas pelo desafio frustrado de exercer o cargo de coordenadora de seleções femininas da CBF. A entidade demitiu a profissional no começo desta temporada.
A equipe gaúcha vinha dando sinais de evolução. Terminou em quarto lugar na edição passada do Campeonato Brasileiro. Caiu nas semifinais diante do Palmeiras. Nesta edição, desbancou Flamengo e São Paulo na caminhada até a decisão do título contra o Corinthians. A campanha na primeira fase foi excelente. O time avançou em terceiro, atrás de Palmeiras e São Paulo.
Inter e Corinthians duelarão pela sexta vez desde que o Colorado reabriu o departamento de futebol no vaivém do investimento. São três vitórias das paulistas e dois empates. Depois do empate em casa, as Gurias Coloradas precisam vencer em Itaquera. O técnico Maurício Salgado não contará com a lateral-esquerda Isabela. A jogadora está suspensa pela expulsão na ida. Eskerdinha assumirá a função. Zóio de Djeni estão indisponíveis por causa de lesões.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…