Inter vence Metropolitanos na “festa” de um ano da Era Mano precisando curar traumas

Compartilhe

Mano Menezes completa nesta quarta-feira um ano como técnico do Internacional. Lá se vão 61 jogos, 31 vitórias, 24 empates, 6 derrotas, 98 gols e 46 sofridos. Aproveitamento de 63,9% e um vice-campeonato no Brasileirão do ano passado atrás apenas do Palmeiras. Embora os números sejam interessantes, dois traumas recentes ajudam a explicar o sofrimento colorado para vencer o Metropolitanos da Venezuela na segunda rodada da fase de grupos da Libertadores.

O Internacional joga com o freio de mão puxado, excesso de prudência, porque é traumatizado com duas derrotas até certo ponto surpreendentes. Em 2022, o time deixou escapar a vaga às semifinais da Copa Sul-Americana dentro de casa nos pênaltis diante do modesto Melgar do Peru depois de empates sem gol fora e dentro do Beira-Rio. Mano tinha quatro meses de serviço.  No mês passado, o Internacional se despediu do Campeonato Gaúcho também nos pênaltis contra o Caxias nas semifinais. Duas cicatrizes ainda abertas no processo de construção e de evolução do time.

Em condições normais de temperatura e pressão, o Internacional passaria com facilidade pelo estreante Metropolitanos. No entanto, o time venezuelano ofereceu resistência a um Inter receoso de frustrar a torcida no Beira-Rio. Excessivamente cuidadoso e sem a leveza da arrancada rumo ao vice no Brasileirão do ano passado, o Inter parecia jogar com travas de segurança e só conseguiu soltar-se delas nos últimos minutos de um jogo fácil que ficou difícil.

Duas figuras chamam atenção em uma vitória complicadíssima. A primeira é Luiz Adriano. Ele ainda não estreou com a camisa do clube que o revelou. Falta muito para ser no mínimo aquele atacante de alguns bons momentos com a camisa do Palmeiras. Em certos momentos, o Inter martelava tanto que o time parecia bolado lembrando dos traumas do Melgar e do Caxias.

É aí que entra em cena o outro personagem. Alemão substituiu o decepcionante Luiz Adriano e desata os nós da partida. Iniciei o post lembrando que Mano Menezes completa, hoje, um ano à frente do Internacional. Sabe quem fez o gol da primeira vitória dele no cargo? Justamente Alemão no Campeonato Brasileiro do ano passado. A vítima foi o Fluminense, no Maracanã.

A vitória entrega um pouquinho de paz ao Internacional e baixa a fogueira dos questionamentos sobre o trabalho de Mano Menezes. O ano de trabalho fica em banho-maria até o próximo compromisso, um duelo duríssimo contra o Flamengo de Jorge Sampaoli, no Beira-Rio. Mano é vaidoso. Gosta de desafios grandes. Derrotou o Flamengo no ano passado, em Porto Alegre. Peitou o campeão Palmeiras, no Allianz Parque. Perdeu, mas jogou bem. Alemão fez gol. Portanto, o triunfo diante do frágil Metropolitanos o reencontro do Inter de 2022 com o de 2023.

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Surfe: Tatiana Weston-Webb anuncia o Mineirinho como novo treinador

Medalhista de bronze em Paris-2024 e terceira colocada no Circuito Mundial na temporada do ano…

4 dias atrás
  • Esporte

As mentiras que homens e mulheres contam sobre pré-temporada na Flórida

A pré-temporada dos times na Flórida chega ao fim com meias verdades ditas pela competente…

5 dias atrás
  • Esporte

Dribles curtos: pré-candidato à presidência da CBF, Ronaldo lê “A arte da guerra”

Ronaldo Pré-candidato à presidência da CBF nas eleições que podem ser convocadas a partir de…

6 dias atrás
  • Esporte

Como um convite para o Aberto da República no DF impulsionou João Fonseca

Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…

6 dias atrás
  • Esporte

Como Léo Batista virou meu “amigo” e inspiração nas noites de domingo

Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…

7 dias atrás
  • Esporte

Infantino visita Trump e inicia alinhamento para Mundial e Copa nos EUA

A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…

1 semana atrás