Inter consolida evolução com título e protege relíquia contra o Grêmio

Compartilhe

O que termina bem, começa bem. A arrancada do Inter no Campeonato Brasileiro do ano passado com possibilidade de título até as últimas rodadas, e o quinto lugar depois de temer o risco de rebaixamento agravado pelas enchentes em Porto Alegre, foram coroadas com a conquista do título do Campeonato Gaúcho neste domingo contra o Grêmio por 3 x 1 no placar agregado dos 180 minutos disputados na Arena e no Beira-Rio.

Roger Machado é o responsável pela transformação do Internacional e a consolidação de um time competitivo, capaz de quebrar a hegemonia do Grêmio e impedir o octacampeonato tricolor no Estadual. Logo Roger Machado, ídolo tricolor. Colecionador de 11 taças como jogador e duas na função de técnico do lado azul, o treinador assumiu a prancheta vermelha sob desconfiança, ganhou moral com a torcida na base do trabalho e entrega o primeiro troféu.

O êxito de Roger Machado é emblemático: único técnico negro campeão entre os quatro principais estaduais do país. A 12 dias do início do Campeonato Brasileiro, ele é a exceção também na Série A do Campeonato Brasileiro entre os 20 profissionais empregados na elite.

Gosto muito da dupla de zaga do Internacional. Vitão e Vitor Gabriel formam um par de respeito. O desafio é mantê-los até o fim da temporada. Não será fácil. Personagem discreto na vitória por 2 x 0 na Arena, Alan Patrick controlou a partida neste domingo. Que obra-prima de Valencia na cobrança de falta. O Grêmio empatou na base do desespero com um repertório paupérrimo.

O Grêmio tinha a chance de igualar o octacampeonato do Internacional, mas esse privilégio continua sendo uma exclusividade colorada no período de 1969 a 1976. O Grêmio não conseguiu porque é um time sem identidade. Contratou jogadores a rodo. Poucos deles entenderam o espírito da coisa.

Não conhecem a grandeza tricolor e o significado do título para a história do clube e da rivalidade. Parecia uma taça a mais para a coleção. Não! Era a taça. Soma-se ao vice a campanha horrorosa na Copa do Brasil com duas classificações na decisão por pênaltis. Início de ano preocupante. Ruim com Renato Gaúcho, pior sem ele.

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Quinze dos 20 times da Série A do Brasileirão já perderam no novo calendário

Dos 20 clubes do Brasileirão, 15 perderam pelo menos um jogo em 2026. A temporada…

13 minutos atrás
  • Esporte

Will Bank: como a liquidação do banco parceiro da CBF afeta a Série D

  Liquidado extrajudicialmente pelo Banco Central nesta quarta-feira em ato do presidente Gabriel Muricca Galípolo,…

1 dia atrás
  • Esporte

Abel Ferreira é vítima do calendário que elogiou para agradar Leila e a CBF

  Três meses e meio depois de elogiar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pelo…

2 dias atrás
  • Esporte

Liga dos Campeões potencializa o que o Brasil tem de melhor hoje: pontas

  A Liga dos Campeões da Europa alcança a penúltima rodada da fase de grupos…

2 dias atrás
  • Esporte

Impeachment no São Paulo abala poder de Casares no Conselho Gestor da LiBRA

  A aprovação do impeachment do presidente Julio Casares na última sexta-feira pelo Conselho Deliberativo…

3 dias atrás
  • Esporte

Endrick e Igor Thiago: há espaço para os dois brasilienses na Seleção?

  Endrick e Igor Thiago. De repente, dois atacantes brasilienses se destacam em duas das…

3 dias atrás