A Croácia lutará nesta terça-feira na Eurocopa contra a maldição do vice-campeão da Copa do Mundo. A praga existe desde 1994 e fez cinco vítimas: Itália, Alemanha, França de Holanda. Só não funcionou nas edições de 2000 e 2016 porque os vices vigentes do Mundial à época eram seleções sul-americanas — Brasil (1998) e Argentina (2014), respectivamente.
Em 1994, a Itália perdeu a final da Copa do Mundo dos Estados Unidos para o Brasil. Dois anos depois, era eliminada na fase de grupos da Eurocopa, na Inglaterra. Deu adeus ao torneio na chave contra Alemanha, República Tcheca e Rússia.
Vice-campeã da Copa do Mundo em 2002, no Japão e na Coreia do Sul, depois de perder para o Brasil por 2 x 0 na decisão do título, a Alemanha deu vexame na primeira fase da Eurocopa de 2004, em Portugal. Terminou em terceiro lugar no grupo que tinha República Tcheca, Holanda e Letônia. À época, os germânicos defendiam o título continental.
A decisão da Copa de 2006, na Alemanha, opôs Itália e França. A Squadra Azzurra conquistou o tetra nos pênaltis. Dois anos depois, a vice-campeã mundial França encerrou a fase de grupos da Eurocopa na última posição, atrás de Holanda, Itália e Romênia.
A vítima mais recente da maldição dos vices da Copa na Euro é a Holanda. A Laranja Mecânica perdeu o título em 2010 para a Espanha. Dois anos depois, figurava na Eurocopa no Grupo B. Encerrou a primeira fase em último lugar, superada por Alemanha, Portugal e Dinamarca.
Atual vice-campeã do mundo, a Croácia ocupa o terceiro lugar numa chave contra Inglaterra, Escócia e República Tcheca. Triunfo nesta terça-feira contra a Escócia é essencial para que a trupe de Luka Modric não seja a quinta vítima e exorcize a maldição dos vices.
Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF
Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaulolimadf