Pedro entrou na etapa final: ele e Gabigol dificilmente começarão juntos. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo
Aos poucos, Renato Gaúcho deixa claro o que pensa sobre o elenco de R$ 800,1 milhões do Flamengo — valor de mercado dos jogadores. A entrevista coletiva depois da goleada por 6 x 0 sobre o ABC no duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil foram muito esclarecedoras.
Está claro, por exemplo, que Renato Gaúcho quer Willian Arão no meio de campo e não na zaga como preferia o antecessor Rogério Ceni. O cabeça de área de origem só deve retornar para a defesa em caso de emergência. Diego continuará no papel de volante, agora ao lado de Arão, não mais de Gerson, negociado com o Olympique de Marselha. Essa é a parte visível.
Questões pendentes começaram a ficar claras na entrevista de Renato Gaúcho. Uma delas diz respeito ao eterno clamor de parte da torcida para que Pedro e Gabriel Barbosa atuem juntos. Rogério Ceni evitava. Renato Gaúcho deixou claro que isso também será raro com ele.
“O Pedro é um jogador que admiro bastante. Ontem (quarta-feira), falei alguns minutos com ele. Infelizmente, hoje, ele joga numa posição em que temos o Gabriel. São dois grandes jogadores. Tem jogos que posso encaixar os dois. No momento em que jogamos com dois extremos abertos, mais Pedro e Gabriel, nosso meio-campo fica muito exposto. Isso não quer dizer que não possam jogar juntos, mas têm quase as mesmas características”, argumentou.
A possibilidade remota de Pedro e Gabigol atuarem juntos deixa uma pulga atrás da orelha sobre o futuro de Pedro no Flamengo. Sim, ele é jogador do clube, que ainda paga caríssimo por ele, mas até quando o centroavante suportará ficar sentado no banco de reservas?
Renato Gaúcho deixou claro que esse continuará sendo o lugar dele no elenco. “Falei para ele: ‘Você é jogador de nível de Seleção Brasileira’. O que mais quero é dar mais oportunidades para o Pedro. O Flamengo é farto de atacantes em nível de Seleção, mas tem espaço para todo mundo. Ele tem entrado nos jogos, daqui a pouco começa uma partida. Importante estar preparado para entrar em campo e ajudar a equipe”, explicou o treinador.
Pedro é uma das bombas relógio do elenco rubro-negro. Provavelmente, ainda remoí o veto do Flamengo à presença dele nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Agora, ouve do novo técnico que “Infelizmente, hoje, ele joga numa posição em que temos o Gabriel”. Pedro, até agora, tem se comportado de uma forma profissional. A questão é até quando o chamado estafe do jogador permanecerá quieto, sem colocar pilha na cabeça dele.
O comandante rubro-negro também recado de boleiro para boleiro a Gabigol. Mordeu e assoprou. Chamou o camisa 9 de “chatão” e “fominha” por não gostar de ser substituído e colocou cada um em seu devido lugar: “Ele é um dos jogadores que não gostam de sair. Mas aí cabe ao treinador. Deixa que o treinador sabe lidar. Não tem cláusula no contrato que não pode tirar. Mas sempre com jeitinho, falando com eles, mas tem hora que precisam sair para descansar e dar oportunidade ao companheiro que está entrando”, avisou Renato Gaúcho.
Taticamente, noto crescimento do lateral-direito Isla. As melhores fases da carreira do chileno foram atuando em defesas montadas com linha de três zagueiros. Sentia-se muito a vontade na função de ala quando Jorge Sampaoli comandava a seleção do Chile. Rendia muito. A comissão técnica de Renato tem dado mais liberdade aos avanços dele e o Flamengo tem ganhado com isso. O duelo contra o reorganizado Corinthians, na Neo Química Arena, será um ótimo teste para o que pensa Renato Gaúcho sobre o elenco de R$ 800 milhões do Flamengo.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Neymar e Gabigol jogaram juntos poucas vezes. Foram felizes na conquista da inédita medalha de…
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…