O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), está de malas prontas para embarcar rumo a Montevidéu. Assim como em 2019, o chefe do executivo local verá in loco a final da Libertadores entre o time do coração — Flamengo — e o Palmeiras, às 17h deste sábado, no Estádio Centenário. Ibaneis viajará no jatinho particular. O blog apurou que há possibilidade de ele dar carona ao presidente do clube carioca, Rodolfo Landim. João Pedro, filho de Ibaneis, e outros amigos do escritório do político e advogado irão no voo.
Em Montevidéu, Ibaneis ficará hospedado no hotel do Flamengo na capital uruguaia. Além de ser rubro-negro, o governador tem papel importante nas finanças do time. Ele foi o principal articulador da parceria do Banco de Brasília (BRB) com o clube. Há dois anos, o bicampeonato teve como patrocinador máster o banco digital BS2. Com o fim do contrato, o banco estatal do Distrito Federal passou a ocupar a área nobre da camisa rubro-negra.
A proximidade entre o Palácio do Buriti e o Flamengo não é novidade. Em 2019, Ibaneis Rocha foi chefe da delegação rubro-negra na viagem até Guayaquil para o duelo de ida contra o Emelec pelas oitavas de final da Libertadores. O time carioca perdeu o jogo de ida por 2 x 0, mas virou nos pênaltis, no Maracanã, e deu início a arrancada rumo ao bicampeonato.
Ibaneis foi discreto nas últimas exibições do Flamengo no Mané Garrincha. Teve influência na volta do público aos estádios ao aceitar a presença de torcida na principal arena de Brasília nas oitavas e nas quartas de final da Libertadores contra Defensa y Justicia e Olimpia, respectivamente. Porém, não compareceu a nenhuma dessas partidas. Estava em férias na recepção ao time argentino e preferiu não ir ao confronto com a equipe paraguaia.
Os mandatários do GDF e do Flamengo vivem momento político comum. Ambos tentam a reeleição nos respectivos cargos. Rodolfo Landim será submetido às urnas em dezembro. embora tenha adversários no pleito, é considerado favorito a conquistar mais três anos de mandato. O resultado da decisão contra o Palmeiras pode causar turbulência na campanha, mas, ainda assim, a coleção de títulos na primeira gestão, sobretudo na Era Jorge Jesus, contribuem para o sucesso do atual presidente.
Ibaneis, ao que tudo indica, também tentará permanecer no Palácio do Buriti. A vitória dele está diretamente ligada à continuidade do vínculo do BRB não somente com os departamentos de futebol masculino e feminino, mas, também, com o sucesso do basquete rubro-negro no NBB.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
O Botafogo perdeu o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro na noite deste sábado porque é…
Os times comandados pelo técnico Fernando Diniz costumam apresentar dois defeitos: sofrem muitos gols construídos…
Há cinco anos, Gabriel Veron e Kaio Jorge brindavam o Brasil com uma virada épica…
Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…
O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…