A primeira escala foi no Campeonato Holandês. A série Sete Maravilhas da Europa do blog Drible de Corpo continua a apresentação dos sete principais campeonatos nacionais da Europa desembarcando em Portugal. A Primeira Liga, como é chamado o Campeonato Português, começa nesta sexta-feira com o Benfica em busca do bicampeonato — o 38ª na história do clube. Na temporada passada, os Encarnados recuperaram a hegemonia, impediram o bi do arquirrival Porto e conquistaram o quinto título em seis edições. De 2014 a 2019, o clube só não levou a taça em 2018.
A seguir, apresento o Campeonato Português com fichas dos 18 candidatos ao título, os times-base, técnicos, as principais contratações e 10 motivos para você pegar o controle remoto e ficar ligado no campeonato que pode, quem sabe, revelar um novo Cristiano Ronaldo.
Senhoras e senhores, com vocês, a temporada 2018/2019 da Liga NOS, abreviatura do principal patrocinador do torneio, o grupo de comunicação Nederlandse Omroep Stichting.
10 MOTIVOS PARA VOCÊ NÃO PERDER A LIGA NOS
Primeiro mandamento
Assista ao Campeonato Português para depois não ficar perguntando ou fazendo busca no Google para saber quem é Paulo Bento, Jorge Jesus, Sérgio Vieira… Ainda não está sabendo? Vou dar uma colher de chá… Esses são três treinadores lusitanos contratados recentemente por clubes brasileiros. Paulo Bento (ex-Sporting e Portugal) comandou o Cruzeiro. Sérgio Vieira (ex-Moreirense e Famalicão) liderou o Athletico-PR. Jorge Jesus (ex-Benfica e Sporting) é o atual dono da prancheta do Flamengo. Portanto, volta e meia a corrente marítima traz um “lusitano” para este lado do Atlântico.
De onde menos se espera…
… é que vem alguma coisa. Eleito cinco vezes melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo é português. Um dos melhores técnicos do mundo é português, o desempregado José Mourinho. Um dos melhores empresários do mundo é português, Jorge Mendes. Um dos melhores diretores esportivos é português, Antero Henrique. Portanto, olhos de lince. Alguma coisa sempre sai do Português. Portugal é o atual campeão da Eurocopa e da recém-criada Liga das Nações.
A prova do nosso atraso
Brasileiro adora contar piada de português, mas os lusitanos estão muito à frente do Brasil no quesito zelo ao campeonato. Enquanto por aqui o nosso Campeonato Brasileiro está tendo a primeira experiência com o tal do Árbitro de Vídeo, a Primeira Liga usa o VAR (sigla em inglês de vídeo assistant referee ou árbitro assistente de vídeo) pela terceira temporada consecutiva.
Saída pela esquerda
O retorno de Filipe Luís ao futebol brasileiro para defender o Flamengo pode fortalecer a candidatura do lateral-esquerdo Alex Telles a dono da posição na Copa do Mundo do Catar-2022. O jogador do Porto volta e meia é lembrado por Tite nas convocações e tem tudo para conquistar de vez o treinador da Seleção Brasileira atuando em competições de altíssimo nível como a Uefa Champions League.
Opção para o ataque
Citei esse nome na temporada passada do Campeonato Português e voltou a repetir: nascido em Sousa-PB, Francisco das Chagas Soares dos Santos, o Tiquinho Soares, é um dos nomes no radar de Tite para o laboratório até a Copa do Mundo do Catar. O atacante de 28 anos é considerado o sucessor de Hulk. Não se assuste se ele for lembrado em algum momento pelo técnico da Seleção neste novo ciclo.
Na trilha de Ederson
Reserva de Alisson na Seleção Brasileira, Ederson, atualmente no Manchester City, usou o Benfica como atalho para o sucesso. Portugal é uma porta de entrada para goleiros brasileiros. Quase todos os clubes que disputam o Campeonato Português contam com pelo menos um no elenco. O levantamento do blog aponta 18 arqueiros tupiniquins inscritos na Primeira Liga: Raphael Aflalo, Fábio Szymonek, Rafael Bracalli, Helton Leite
Matheus, Rafael Defendi, Vitor Caetano, Gabriel Souza, Bruno, Denis, Charles, Mateus Pasinato, Samuel Portugal, Vaná, Paulo Vítor, João Lopes, Renan Ribeiro e Milton Raphael
Tem brasilienses inscritos
Eleito o melhor goleiro da temporada de 2016/2017 do Campeonato Português, o brasiliense Vanailson Luciano de Souza Alves, o Vaná, defende o Porto desde a edição anterior. É o reserva de Casillas nesta temporada. Com a doença do titular, hoje é reserva de Marchesín. O jogador de 28 anos, ex-Coritiba e ABC, nasceu em Planaltina. O Santa Clara conta com o atacante Guilherme Schettine, 23 anos, nascido no Gama.
Coração Valente
Depois de Julio Cesar deixar o Benfica e pendurar as luvas no meio da temporada passada, a tendência é que o espanhol Casillas, de 38anos, faça o mesmo ao término desta temporada. O titular do Porto deu pinta de que pararia após sofrer infarto na temporada passada, mas está inscrito nesta edição do Campeonato Português — provavelmente a última do ídolo do Real Madrid, Porto e Espanha.
Caixinha de promessas
Para de achar que só o futebol brasileiro revela talentos. Duas das principais transações desta temporada envolveram jogadores portugueses que até outro dia disputavam a Primeira Liga. João Félix, de 19 anos, trocou o Benfica pelo Atlético de Madrid. O clube espanhol desembolsou 126 milhões de euros por ele. Revelado pelo Benfica, João Cancelo deixou a Juventus para trabalhar com Pep Guardiola no Manchester City.
Achados e perdidos
Alô, torcida do Flamengo! Sabe quem vai disputar o Campeonato Português nesta temporada? O atacante colombiano Marlos Moreno. Vendido pelo Atlético Nacional ao Manchester City, ele não se firmou no clube inglês e muito menos nos clubes em que jogou por empréstimo, ou seja, Girona e Flamengo. Marlos Moreno está cedido ao Portimonense na temporada 2019/2020.
CAMPEONATO PORTUGUÊS
Período: 9/8/2019 a 17/5/2020
Clubes: 18
Jogadores: 562
Estrangeiros: 348 (61,9%)
Média de idade: 25,1 anos
Investimento em contratações: € 137,5 milhões
Quem mais gastou: Porto, € 60 milhões
Vagas na Liga dos Campeões: 2
Quem transmite: ESPN Brasil e RTP Internacional
COMO FOI NA TEMPORADA 2018/2019
Campeão: Benfica
Vaga para Liga dos Campeões: Benfica e Porto
Vagas para Europa League: Sporting, Braga e Vitória de Guimarães
Quem subiu:
Quem desceu: Chaves, Nacional e Feirense
Gols: 826 / Jogos: 306 / Média de gols: 2,70
Artilheiro: Haris Seferovic (Benfica), 23
Média de público: 11.692 pagantes
Melhor média de público: Benfica (53.824)
OS 18 CANDIDATOS AO TÍTULO
AVES
Fundação: 1930
Título: não tem
Estádio: Das Aves (5.441)
Time-base (4-3-3)
Beunardeau
Mato Milos, Adam Dzwigala, Mehremic e Afonso Figueiredo;
Falcão, Enzo e Kahraba
Ruben Macedo, Mohammadi e Welinton Júnior
Técnico: Augusto Inácio
Brasileiros: Raphael Aflalo, Bruninho, Bruno Xavier, Peu, Fábio Szymonek, Welinton Júnior, Erik e Bruno Jesus
BELENENSES
Fundação: 1919
Título: 1
Estádio: Estádio do Restelo (19.856)
Time-base (4-3-3)
André Moreira
Gonçalo Tavares, Gonçalo Silva, Nuno Coelho e Francisco Varela;
André Santos, André Sousa e Matija Ljulic;
Lucca, Kikas e Licá
Técnico: Jorge Silas
Brasileiros: Eduardo Kau, Dieguinho, Jonatan Lucca e Douglas Aurélio
BENFICA
Fundação: 1904
Títulos: 37
Estádio: da Luz (64.642)
Time-base (4-4-2)
Vlachodimos
André Almeida, Ferro, Rúben Dias e Grimaldo
Pizzi, Florentino, Gabriel e Rafa
Raúl de Tomás e Seferovic
Brasileiros: Caio, Gabriel, Jardel e Carlos Vinícius
BOAVISTA
Fundação: 1903
Títulos: 1
Estádio: Do Bessa (28.263)
Time-base (4-3-3)
Helton Leite
Edu Machado, Neris, Ricardo Costa e Talocha
Rafael Costa, Obiora e Fábio Espinho
Mateus, Yusupha e Heriberto
Técnico: Lito Vidigal (Angola)
Brasileiros: Rafael Bracalli, Lucas Tagliapietra, Perdigão, Gustavo Sauer, Rafael Costa, Neris, Paulinho, Helton Leite e Marlon
BRAGA
Fundação: 1921
Título: não tem
Estádio: Municipal de Braga (30.286)
Time-base (4-3-3)
Matheus
Esgaio, Bruno Viana, Pablo e Sequeira
Fransérgio, Palhinha e André Horta
Wilson Eduardo, Paulinho e Ricardo Horta
Brasileiros: Matheus, Vitor Tormena, Lucas Cunha, Claudemir, Pablo Renan, Murilo, Fransérgio, Raul Silva, Bruno Viana, Crislan e Galeno
FAMALICÃO
Fundação: 1931
Título: não tem
Estádio: Municipal 22 de Junho Vila Nova de Famalicão (5.307)
Time-base (4-3-3)
Rafael Defendi
Lion, Nehuén Pérez, Riccieli e Josh Tymon
Guga, Gustavo Assunção e Pedro Gonçalves
Fábio Martins, Anderson e Rúben Lameiras
Técnico: João Pedro Sousa
Brasileiros: Rafael Defendi, Lionn, Hugo Gomes, Walterson, Gustavo Assunção, Riccieli, Vitor Caetano, Anderson Silva, Gabriel Souza e Patrick William
GIL VICENTE
Fundação: 1924
Título: não tem
Estádio: Cidade de Barcelos (12.504)
Time-base (4-2-3-1)
Bruno
Alex Pinto, Ruben Fernandes, Rodrigão e Arthur
Soares e João Afonso
Erick, Kraev e Lourency
Sandro Lima
Técnico: Vitor Oliveira
Brasileiros: Bruno, Soares, Rodrigo Prado, João Afonso, Lourency, Erick, Arthur Henrique, Kellyton, Leó Cordeiro, Samuel Lino, Wellington, Sandro Lima, Denis e Nogueira
MARÍTIMO
Fundação: 1910
Título: 1
Estádio: Do Marítimo (10.600)
Time-base (4.2-3-1)
Charles
Nanú, Zainadine, Kerkez e Rúben Ferreira
Bambock e Vukovic
Correa, Cley e Erivaldo
Getterson
Técnico: Nuno Manta Santos
Brasileiros: Bebeto, Douglas Grolli, Lucas Áfrico, Rodrigo Pinho, Getterson, Renê, Baiano, Jhon Cley, Marcelinho e Charles
MOREIRENSE
Fundação: 1938
Título: não tem
Estádio: Parque Joaquim Almeida Freitas (9.000)
Time-base (4-2-3-1)
Pasinato
João Aurélio, Steven Vitória, Halliche e Djavan
Fábio Pacheco e Ibrahima
Bilel, Pedro Nuno e Fábio Abreu
Nenê
Técnico: Vítor Campelos
Brasileiros: Iago Santos, Nenê, Mateus Pasinato, Lucas, Djavan e Luiz Henrique
PAÇOS DE FERREIRA
Fundação: 1950
Títulos: não tem
Estádio: da Mata Real (9.077)
Time-base (4-4-2)
Ricardo Ribeiro
Bruno Santos, Marco Baixinho, Maracás e Bruno Teles
Pedrinho, Diaby, Luiz Carlos e Bernardo Martins
Uilton e Douglas Tanque
Técnico: Filipe Rocha (Filó)
Brasileiros: Bruno Teles, Uilton, Nathan Júnior, Bruno Santos, Luiz Carlos, Rafael Gladiador, Maracás, Douglas Tanque e Kevem
PORTIMONENSE
Fundação: 1914
Título: não tem
Estádio: Municipal (9.544)
Time-base (4-3-3)
Ricardo Ferreira
Anzai, Lucas, Jadson e Henrique
Romulo, Pedro Sá e Paulinho
Tábata, Jackson Martínez e Marlos Moreno
Técnico: Antônio Folha
Brasileiros: Lucas Possignolo, Jadson, Rômulo, Dener, Paulinho, Bruno Tabata, Henrique, Luquinha, Samuel Portugal, Wellington, Willyan, Igor Neves, Ruster, Everson e Iury
PORTO
Fundação: 1893
Títulos: 28
Estádio: do Dragão (50.434)
Time-base (4-4-2)
Marchesín
Manafá, Pepe, Marcano e Alex Telles
Corona, Danilo, Uribe e Luis Diaz
Marega e Zé Luis
Técnico: Sérgio Conceição
Brasileiros: Alex Telles, Otávio, Vaná e Tiquinho Soares
RIO AVE
Fundação: 1839
Títulos: não tem
Estádio: do Rio Ave (12.815)
Time-base (4-3-3)
Kieszek
Júnio Rocha, Borevkovic, Nélson Monte e Pedro Amaral
Tarantine, Filipe Augusto e Diego Lopes
Nuno Santos, Mehdi Tehremi e Carlos Mané
Técnico: Carlos Carvalhal
Brasileiros: Matheus Reis, Filipe Augusto, Murilo, Diego Lopes, Junio, Ronan, Messias, Gabrielzinho e Paulo Vítor
SANTA CLARA
Fundação: 1921
Títulos: não tem
Estádio: de São Miguel (13.277)
Time-base (4-2-3-1)
Marco
Patrick, João Afonso, Fábio Cardoso e João Lucas
Francisco Ramos e Osama Rashid
Ukra, Bruno Lamas e Carlos Júnior
Guilherme Schettine
Técnico: João Henriques
Brasileiros: Bruno Lamas, César, Carlos, Thiago Santana, Lincoln, Anselmo Carvalho, Lucas Marques, Patrick, Pablo Diogo, Guilherme Schettine e João Lopes
SPORTING
Fundação: 1906
Títulos: 18
Estádio: José Alvalade (50.095)
Time-base (5-4-1)
Renan Ribeiro
Thierry Correia, Luis Neto, Coates, Mathieu e Acuña
Raphinha, Doumbia, Wendel e Bruno Fernandes
Bas Dost
Técnico: Marcel Keizer (Holanda)
Brasileiros: Renan Ribeiro, Eduardo Henrique, Raphinha, Luiz Phellype, Wendel e Matheus Pereira
TONDELA
Fundação: 1933
Título: não tem
Estádio: João Cardoso Tondela (5.000)
Time-base (4-4-2)
Cláudio Ramos
Moufi, Bruno Wilson, Yohan Tavares e João Vigário
Bruno Monteiro, Pepelu, Jaquité e Rubilio Castillo
Xavier e Richard Rodrigues.
Técnico: Natxo González (Espanha)
Brasileiros: Philipe Sampaio e Pedro Augusto
VITÓRIA DE GUIMARÃES
Fundação: 1922
Títulos: não tem
Estádio: D. Afonso Henriques (30.165)
Time-base (4-3-3)
Miguel Silva
Sacko, Tapsoba, Pedro Henrique e Rafa Soares
Joseph, Pedro Rodrigues e Al Musrati
Rochinha, Alexandre Guedes e Davidson
Técnico: Ivo Vieira
Brasileiros: Douglas, Pedrão, Welthon, Jhonatan e Davidson
VITÓRIA DE SETÚBAL
Fundação: 1910
Título: não tem
Estádio: do Bonfim (21.530)
Time-base (4-4-2)
Milton Raphael
Luís Cortez, Baba Fernandes, Bruno Pirri e André Sousa
Leandro Vilela, Nuno Valente, Carlinhos e Mathiola
Berto e Guedes
Técnico: Sandro Mendes
Brasileiros: Gustavo Cascardo, Éber, Bruno Pires, Milton Raphael, Leandro Vilela, Carlinhos e Sávio Roberto
Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF
Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima
Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/