Firmino AFP O Liverpool, de Roberto Firmino, ainda não conquistou o Inglês na era Premier League. Foto: Paul Ellis/AFP O Liverpool, de Roberto Firmino, ainda não conquistou o Inglês na era Premier League.

Guia do Campeonato Inglês 2019/2020: 10 motivos para você não perder a Premier League

Publicado em Esporte

Depois das escalas na Holanda e em Portugal, a série de guias 7 Maravilhas da Europa do blog Drible de Corpo com apresentação dos principais campeonatos nacionais do Velho Continente aterrissa na Inglaterra. A Premier League, como é chamado o Campeonato Inglês, começa nesta sexta-feira com o duelo entre o Liverpool — atual campeão da Uefa Champions League, mas que jamais conquistou o Nacional na era Premier League, contra o azarão Norwich. Antes de você tomar o chá das “5h da tarde” com Alisson, Roberto Firmino, Mané, Salah e companhia, apresento a Premier League com fichas dos 20 candidatos ao título, os times-base, treinadores e 10 motivos para você pegar o controle remoto e ficar ligado nos craques que passarão pelo tapete vermelho da terra da rainha pelos próximos 10 meses.

Ao apresentar 10 motivos para você não perder esse vício, estou apenas cumprindo tabela. Afinal, você não precisa de que eu o convença a assistir o Campeonato Inglês. Posso resumir os 10 tópicos abaixo a um se preferir. Com todo o respeito às ligas concorrentes, vai começar o melhor campeonato nacional do mundo.  Respeitável público: com vocês, a Premier League.

 

PL

10 MOTIVOS PARA VOCÊ NÃO PERDER A PREMIER LEAGUE

 

Nova ordem

Se eu já considerava a Premier League o melhor campeonato nacional do mundo, imagina depois da segunda final entre clubes ingleses na história da Uefa Champions League. Liverpool e Tottenham repetiram em 2019 o feito de Chelsea e Manchester United em 2008. Para se ter uma ideia do feito desses caras, Real Madrid e Barcelona dominaram a Liga dos Campeões de 2014 a 2018. Foram cinco títulos consecutivos dos clubes espanhóis com direito a duas finais entre os arquirrivais de Madrid, Real e Atlético. A Inglaterra e a Premier League estabeleceram uma nova ordem na Europa.

 

Agora vai?

Jogadores brasileiros já foram artilheiros do Italiano, Espanhol, Francês, Alemão, Português e Holandês. O Campeonato Inglês é a última fronteira. Jamais um atacante nascido aqui no país conseguiu a proeza. Eis a missão, principalmente, de Gabriel Jesus, Roberto Firmino e Richarlison na nova temporada da Premier League.  Eles foram os caras da recente conquista do nono título do Brasil na Copa América.

 

Supertécnicos

Pep Guardiola, José Mourinho, Antonio Conte, Mauricio Pochettino, Jürgen Klopp, Unai Emery, Rafa Benítez, Manuel Pellegrini, Maurizio Sarri, Claude Puel… Diz aí: qual campeonato nacional no mundo tem tantos estrategistas empregados ao mesmo tempo quanto a Premier League? A maior ausência na temporada é José Mourinho, que foi demitido pelo Manchester United durante a versão anterior.

 

Por falar nisso…

Ainda não temos um treinador brasileiro no Campeonato Inglês, mas a novidade nesta temporada é a presença do ex-coordenador técnico da Seleção Brasileira no Arsenal. Edu Gaspar assumiu a função de diretor técnico do clube londrino e tem história nos Gunners. Ele conquistou sete títulos com a camisa do time, entre eles, a Premier League nas temporadas de 2001/2002 e 2003/2004.

 

Big Six or Big One?

Dos últimos oito troféus disputados na Inglaterra, e aí estamos falando de Campeonato Inglês, Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa e Supercopa da Inglaterra (Community Shield), sete terminaram nas mãos do capitão do Manchester City. A regularidade do time comandado por Pep Guardiola impressiona. Os dois títulos anteriores foram conquistados com 100 e 98 pontos, respectivamente.

 

Fino da bola

Ok, ok, ok, não tem Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar, mas não dá para perder um torneio que conta com Alexis Sánchez, Pogba, Salah, Mané, Roberto Firmino, Dele Alli, Özil, Mahrez, Kane, Gabriel Jesus, Agüero, Alisson, o ladrão de bolas Kante…

 

Ah, não é só estrangeiro, não!

A nova temporada tem até jogador cubano. Onel Hernandez, do Norwich, mas nem só de gringo é feito o Inglês. O investimento nas divisões de base tem sido intenso na Inglaterra. O país conquistou em 2017 o Mundial Sub-17 e o Mundial Sub-20, ambos torneios organizados pela Fifa. Faturou também competições continentais em categorias inferiores e até o tradicional Torneio de Toulon. Aos poucos, as gerações vitoriosas vão ganhando espaço nos times principais. É o caso, por exemplo, de Phil Foden no Manchester City.

 

 Selecionáveis

A Premier League emprega jovens jogadores que podem fazer parte do ciclo da Seleção Brasileira para a Copa de 2022. Fique de olho em nomes como Andreas Pereira (Manchester United), Richarlison (Everton), Kenedy (Newcastle), Bernardo (Brighton), Joelinton (Newcastle). Opções mais experientes como Fabinho (Liverpool), Bernard (Everton), Lucas Moura (Tottenham) também estão no radar de Tite. Sem contar Gabriel Jesus (Manchester City), Roberto Firmino (Liverpool), Fred (Manchester United), Alisson (Liverpool) e Ederson (Manchester City), que estiveram na Copa Rússia. Douglas Luiz, ex-Vasco, disputará a competição com a camisa do Aston Villa depois da passagem pelo Girona no Espanhol. Douglas terá a companhia de Wesley Moraes. A partir de janeiro, o menino de Xerém João Pedro desembarcará no Watford.

 

Já falei e vou repetir

Durante a Copa do Mundo da Rússia mostrei aqui no blog que o surpreendente sistema tático usado pelo técnico Roberto Martínez na vitória da Bélgica por 2 x 1 sobre o Brasil nas quartas de final havia sido utilizado por ele na Premier League, quando comandou o Everton em um duelo com o Arsenal, de Arsène Wenger. Portanto, observe com lupa cada configuração tática usada pelos badalados treinadores. Pode virar arma contra Tite daqui a três anos lá no Catar.

 

Mulher no comando, VAR…

Você conheceu recentemente aqui no blog a história de Susanna Dinnage, a nova CEO da Premier League. É a primeira edição do torneio sob as ordens dela. Essa não é a única novidade. A partir desta temporada o Árbitro de Vídeo (VAR). Vale a pena conferir a decisão dos lances será tão lenta quanto aqui no Brasileirão. Os treinadores passarão a receber cartão dos árbitros. Pela primeira vez, haverá intervalo no meio da temporada. A pausa está marcada para fevereiro. Uma rodada será dividida em em dois fins de semana, com cinco partidas disputadas em 8 de fevereiro de 2020 e as outras cinco no final de semana a partir de 15 de fevereiro.

 

 

CAMPEONATO INGLÊS

Período: 9/8/2018 a 17/5/2019

Clubes: 20

Jogadores: 552

Estrangeiros: 372 (67,4%)

Média de idade: 26,9 anos

Investimento em contratações: € 1,5 bilhão

Quem mais gastou: Manchester City€ 167 milhões

Vagas na Liga dos Campeões: 4

Quem transmite: ESPN

 

COMO FOI NA TEMPORADA 2018/2019

Campeão: Manchester City

Vaga para Liga dos Campeões: Manchester City, Liverpool, Chelsea e Tottenham

Vagas para Europa League: Arsenal, Manchester United e Wolverhampton

Quem subiu: 

Quem desceu: Cardiff City, Fulham e Huddersfield Town

Gols: 1.072 / Jogos: 380 / Média de gols: 2,82

Artilheiros: Aubameyang (Arsenal), Mané (Liverpool) e Salah (Liverpool), 23 gols

Média de público: 38.310

Melhor média de público: Manchester United (74.498) 

 

OS 20 CANDIDATOS AO TÍTULO

 

Manchester City é o time a ser batido: os Guardila boys buscam o tricampeonato. Foto: Glyn Kirk/AFP

 

 

ARSENAL

Arsenal FC

Fundação: 1886

Título: 13

Estádio: Emirates Stadium (60.432)

Time-base (4-3-3)

Leno

Bellerín, Sokratis, David Luiz e Monreal

Ceballos, Khaxa e Torreira

Pépé, Lacazette e Aubameyang

Técnico: Unai Emery (Espanha)

Brasileiro: David Luz e Gabriel Martinelli

 

ASTON VILLA

Aston Villa FC

Fundação: 1874

Título: 7

Estádio: Villa Park (42.785)

Time-base (4-3-3)

Heaton

Guilbert, Engels, Mings e Targett

Micgin, Douglas Luiz e Grealish

El Ghazi, Wesley e Trezeguet

Técnico: Dean Smith

Brasileiro: Douglas Luiz e Wesley

 

BOURNEMOUTH

AFC Bournemouth

Fundação: 1899

Título: não tem

Estádio: Dean Court (11.464)

Time-base (4-4-2)

Ramsdale

Kelly, Cook, Aké e Smith

Brooks, Lerma, Billing e Fraser

King e Wilson

Técnico: Eddie Howe

Brasileiro: não tem

 

BRIGHTON

Brighton & Hove Albion FC

Fundação: 1901

Títulos: não tem

Estádio: Falmer Stadium (30.750)

Time-base (3-4-3)

Ryan

Duffy, Dunk e Webster

Montoya, Stephens, Propper e March

Locadia, Murray e Trossard

Técnico: Graham Potter

Brasileiro: Bernardo

 

BURNLEY

Burnley FC

Fundação: 1882

Títulos: 2

Estádio: Turf Moor (21.800)

Time-base (4-4-2)

Pope

Lowton, Tarkowski, Mee e Taylor

Gudmundsson, Westwood, Cork e Mcneil

Wood e Rodríguez

Técnico: Sean Dyche

Brasileiro: não tem

 

CHELSEA

Chelsea FC

Fundação: 1905

Títulos: 6

Estádio: Stamford Bridge (41.631)

Time-base (4-3-3)

Kepa

Azpilicueta, Christensen, Rudiger e Alonso

Kanté, Jorginho e Kovacic

Willian, Girould e Pulisic

Técnico: Frank Lampard

Brasileiros: Willian e Kenedy

 

CRYSTAL PALACE

Crystal Palace FC

Fundação: 1905

Título: não tem

Estádio: Selhurst Park (25.456)

Time-base (4-4-2)

Guaita

Ward, Cahill, Sakho e Aanholt

Townsend, Milimojevic, McArthur e Meyer

Zaha e Benteke

Técnico: Roy Hodgson

Brasileiro: não tem

 

EVERTON

Everton FC

Fundação: 1878

Título: 9

Estádio: Goodison Park (30.572)

Time-base (4-5-1)

Pickford

Coleman, Keane, Mina e Digné

Gomes e Gbamin

Bernard, Sigurdsson e Richarlison

Lewin

Técnico: Marco Silva (Portugal)

Brasileiros: Richarlison e Bernard

 

LEICESTER CITY

Leicester City FC

Fundação: 1884

Título: 1

Estádio: King Power Stadium (32.315)

Time-base (4.2-3-1)

Schmeichel

Pereira, Evans, Söyüncü e Chilwell

Ndidi e Mendy

Albrighton, Tielemans e Maddison

Vardy

Técnico: Brendan Rodgers (Irlanda do Norte)

Brasileiro: não tem

 

LIVERPOOL

Liverpool FC

Fundação: 1892

Títulos: 18

Estádio: Anfield Road (54.074)

Time-base (4-3-3)

Alisson

Arnold, Matip, Van Dijk e Robertson

Henderson, Fabinho e Wijnaldum

Salah, Roberto Firmino e Mané

Técnico: Jürgen Klopp (Alemanha)

Brasileiros: Alisson, Roberto Firmino e Fabinho

 

MANCHESTER CITY

Manchester City FC

Fundação: 1880

Títulos: 6

Estádio: City of Manchester Stadium (55.0970

Time-base (4-3-3)

Ederson

Cancelo, Stones, Laporte e Zinchenko

David Silva, Rodri e De Bruyne

Bernardo Silva, Aguero e Sterling

Técnico: Pep Guardiola (Espanha)

Brasileiros: Ederson, Fernandinho, Gabriel Jesus

 

MANCHESTER UNITED

Manchester United FC

Fundação: 1878

Título: 20

Estádio: Old Trafford (75.643)

Time-base (4-3-3)

De Gea

Wan-Bissaka, Lindelof, Maguire e Shaw

Lingard, Matic e Pogba

Mata, Rashford e Martial

Técnico: Gunnar Solksjaer (Noruega)

Brasileiro: Andreas Pereira, Fred

 

NEWCASTLE

Newcastle United FC

Fundação: 1892

Título: 4

Estádio: St Jame’s Park (52.354)

Time-base (3-5-2)

Dúbravka

Schär, Lascelles e Dummett

Manquillo, Hayden, Longstaff, Shelvey e Ritchie

Almirón e Joelinton

Técnico: Steve Bruce

Brasileiro: Joelinton

 

NORWICH

Norwich City FC

Fundação: 1907

Título: não tem

Estádio: Carrow Road (27.244)

Time-base (4-2-3-1)

Krul

Aarons, Zimmermann, Klose e Lewis

Tettey e Vrancic

Buendía, Stierpemann e Hernández

Pukki

Técnico: Daniel Farke (Alemanha)

Brasileiro: não tem

 

SHEFFIELD UNITED

Sheffield United FC

Fundação: 1889

Título: 1

Estádio: Bramall Lane (32.609)

Time-base (4-1-3-2)

Basham, Egan e Jagielka

Baldock, Lundstram, Norwood, Fleck e Stevens

Sharp e McGoldrick

Técnico: Chris Wilder

Brasileiro: não tem

 

SOUTHAMPTON

Southampton FC

Fundação: 1885

Título: não tem

Estádio: St Mary’s Stadium (32.505)

Time-base (3-4-3)

Gunn

Bednarek, Yoshida e Vestergaard

Valery, Ward-Prowse, Hojbjerg e Bertrand

Adams, Ings e Redmond

Técnico: Ralph Hasenhuttl (Áustria)

Brasileiro: não tem

 

TOTTENHAM

Tottenham Hotspur FC

Fundação: 1882

Títulos: 2

Estádio: Wembley (90.000)

Time-base (4-3-3)

Lloris

Foyth, Sánchez, Vertonghen e Sessegnon

Lo Celso, Ndombélé e Alli

Eriksen, Harry Kane e Son

Técnico: Mauricio Pochettino (Argentina)

Brasileiro: Lucas Moura

 

WATFORD

Watford FC

Fundação: 1881

Título: não tem

Estádio: Vicarage Road (21.438)

Time-base (4-1-4-1)

Foster

Janmaat, Dawson, Kabasele e Holebas

Capoue

Doucouré, Hughes,  Pereyra e Deulofeu

Deeney

Técnico: Javi Gracia (Espanha)

Brasileiro: Gomes

 

WEST HAM

West Ham United FC

Fundação: 1895

Título: não tem

Estádio: London Stadium (60.000)

Time-base (4-1-2-3)

Fabiański

Johnson, Balbuena, Diop e Cresswell

Rice

Wilshere e Fornals

Felipe Anderson, Haller e Lanzini

Técnico: Manuel Pellegrini (Chile)

Brasileiro: Felipe Anderson

 

WOLVERHAMPTON

Wolverhampton Wanderers FC

Fundação: 1877

Título: 1

Estádio: Molineux Stadium (31.700)

Time-base (3-5-2)

Rui Patrício

Bennett, Coady e Boly

Doherty, Dendoncker, Rúben Neves, João Moutinho e Jonny

Jota e Jiménez

Técnico: Nuno Espírito Santos (Portugal)

Brasileiro: Léo Bonatini

 

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/